O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Catarina Mina: cuidando da valorização da essência do trabalho manual.

Catarina Mina: cuidando da valorização da essência do trabalho manual.

Written By Deise Sabbag on domingo, 14 de abril de 2024 | abril 14, 2024




“Guardiãs da Memória“ - esse o nome da nova coleção  da marca Catarina Mina,  que homenageou cerca de 450 artesãs de mais de 30 comunidades cearenses. Essa rede  preserva a tradição trabalho manual, que vem sendo transmitido de geração para geração.




Responsável pelo design dos 40 looks apresentados no desfile da SPFW,  Celina Hissa colocou em cena sua paixão por rendas, bordados, marchetaria e crochê. “O sucesso das nossas roupas prova como a ressignificação  do artesanato nacional  coloca o nosso país como importante  presença no mercado de moda sustentável”, expõe.





Os lançamentos destacam  técnicas, como o filé (trabalho característico da cidade de Jaguaribe),  bilro  (desenvolvido pelas rendeiras de Trairi), além do labirinto,  presente  também em alguns acessórios.  





Palha de carnaúba (também conhecida como árvore da vida) e palha do croá, materiais  extraídos, respectivamente, de palmeiras e plantas foram transformadas em tecidos para compor roupas  e  atraentes bolsas.




Utilizando a magia das cores, Hissa   mescla esses diferentes materiais  à seda e linho  para compor vestidos, saias, camisas, conjuntos de shorts e casacos, além de acessórios, como bolsas que exibem a arte da marchetaria, pulseiras e brincos tamanho gigante. Com caimento impecável, as  peças de alfaiataria, desenvolvidas em linho ou seda, mostram o perfeccionismo da modelagem.  


Fotos: @lucindapbastos


Mais do que simplesmente colocar produtos no mercado, a  marca busca  dar autonomia financeira e alavancar  a autoestima das artesãs, que passam a ser reconhecidas por seus trabalhos. E olha que coisa boa: todas  as peças da Catarina Mina  trazem um QR Code anexado à etiqueta, com informação da identidade da artesã responsável pela criação, e sua localização geográfica no mapa.



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário