O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » O mistério das camisetas furadas na barriga

O mistério das camisetas furadas na barriga

Written By Luciana Sabbag on quinta-feira, 8 de março de 2018 | março 08, 2018






O tema deixou de ser comum nas rodinhas de amigas para ter lugar no Yahoo respostas. Afinal, por que cargas d´água as mulheres reclamam de camisetas que, do nada, aparecem com furinhos na barriga?

Desenredei o assunto com a minha irmã do meio. Ela se indigna até hoje, apesar do cuidado redobrado, de perder peças recém-compradas por conta do buraquinho que inexplicavelmente insiste em se fazer notar. No umbigo, sempre lá.

A internet tem sido consultada para dar um fim ao mistério. Entre os palpites, a morada de um alien nas vísceras, buscando um arzinho aqui fora, é menos insossa do que a ação de traças, baratas, formigas, ratos.

.Ora, ora, vamos combinar que essas moçoilas não moram na zona rural e, ainda que morassem, todos os insetos não iam  escolher o meio da camiseta, onde fica o umbigo, para roer.

 Outra resposta do Yahoo: resíduos de cremes ou óleos na região. Quer dizer que as mulheres queixosas não lavam direito o umbigo e a substância corrói a malha? Ou não lavam direito a camiseta e ela cria fungos?



OUTRAS POSSIBILIDADES

Mais tentativas. A pressão feita pelos prendedores de varal, a marca da peça sobre a corda, o jeito de dobrar e guardar na gaveta, o hábito de puxar para baixo a camiseta.

 Tem algumas respostas que atribuem aos piercings os furinhos - na t-shirt, não no umbigo- pelo atrito.  Mas minha irmã, amigas e compartilhadas na questão não apresentam exatamente um abdome apropriado para aneizinhos de metal epedrinhas. E isso está out até para funqueiras, né?

Deixa eu ver....zíper de calça pegando na malha, botão de pressão dos jeans...encostar no tanque? Na pia? Ontem iniciei uma pesquisa pelo Facebook para dar uma tabulada na dúvida que tanto atormenta as consumidoras de camisetas.

As chiques, em especial. Como tenho mais de mil amigos, amigas e conhecidos, vamos ver o que acontece, já que a amostragem é significativa pelo número e,  eu acho, pela qualidade.

Já vi que as esotéricas respondem rápido. Chegaram soluções como energia concentrada no corpo que tem o umbigo como escape. Aí esquenta e se rompem as fibras da camiseta.

Uma conhecida escreveu que suor acumulado, ácido, também faz o estrago. O post mais engraçado é o de minha irmã mais nova. E  teimosa. “Água mole em coisa dura tanto bate até que fura”. Ha-ha-ha-ha.


Meg Guida
meg.guida@portavoz.com.br

SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

72 comentários :

  1. bom dia, tudo bem? você descobriu a causa? estamos com o mesmo problema em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São o atrito da parte da camiseta em pia, balcão, mesas etc... Com o tempo de atrito a malha se rompe.

      Excluir
    2. Mas as vezes eu usei umas duas vezes a blusa. Guardo na gaveta e quando vou ver, tá lá começando os furinhos.

      Excluir
  2. Meu Deus eu estou com esse problema há meses em casa. Alguma descoberta sobre esses "danadinhos"destruidores de roupas?

    ResponderExcluir
  3. Em roupa masculina tbm acontece... minhas camisetas inclusive as novas, de malha fiba de malha grossa, todas furadas na mesma região... eu estou achando que pode ser do atrito com o cinto de segurança mais a calça.

    ResponderExcluir
  4. Hoje fiquei indignada, usei uma camiseta nova sem furo nenhum e quando voltei do trabalho percebi dois furos nessa região. Foi aí que fui pesquisar, pois já não era a primeira vez que acontecia. E a minha conclusão é que foi o botão da calça jeans. Estou pensando vem cobrir de tecido os botões das calças, acho que será a única solução para o problema. #chateada.

    ResponderExcluir
  5. Comigo está acontecendo já algum tempo, pensei em traça, formiga, mais descartei, tanquinho, marquinha, mais como sempre vários buracos sempre na barriga,temos que descobrir, já perdi roupas boas, novas, isso está me deixando pirada.

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião é que esses furos são produtos da fricção do cinto de segurança. Não acredito que sejam somente os botões das calças jeans, pois eu não as uso, visto somente legging pois sou professora de Pilates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é cinto de segurança, porque as blusas de pijama que não uso no carro também estão assim....

      Excluir
    2. Isso realmente.é um mistério, eu fico indignada com isso, minhas blusas estragam quase todas.As vezes uso.e já olhou antes de lavar pela primeira vez já tem furo.

      Excluir
    3. Comigo também acontece isso, há anos. Fico indignada. Depois de muito pensar, cheguei à conclusão que é por causa do cós da calça jeans, mais precisamente aquela ponta onde termina o cós, bem pertinho do botão. Ao friccionar na pia, fura a camiseta. Essa é a minha opinião. Uma sugestão é usar umas camisetas mais compridinhas e introduzir levemente a parte da frente por dentro do cós ou deixar de usar com calça jeans e sim com leg. O que para mim é lamentável porque eu amo camiseta com calça jeans

      Excluir
    4. Mas fosse o cinto de segurança poderia fazer furinho em outro lugar que o cinto também passa

      Excluir
  7. Kkk as minhas blusas também rasgam na região do umbigo. Tô aqui procurando as causas. Kkk minha amiga diz que é o chacra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que esse problema era só comigo. Pelo menos aqui em casa sim. Eu eu acho que tem a ver com o umbigo. Alguma substância que enfraquece a fibra do tecido no local. Qualquer tipo de tecido é danificado na mesma região. Descartei a possibilidade das traças, baratas, ou sei lá o quê. Acho que o problema está em mim.😕 e o que é chácara???

      Excluir
    2. Chácara é uma pequena propriedade no meio rural com criação de animais e cultivo de hortaliças rsrs. Agora se for chacras eu tbm não sei kkk

      Excluir
  8. Eu ja não sei mais nem o que dizer, eu leio tudo sobre isso, e não obtive resposta. Ah só sei que, deve haver alguma seleção de escolha, porque no meu círculo, só comigo que isso acontece. Se tivesse que ser abduzida já teria sido, porque já faz alguns anos que isso acontece comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também acontece já há algum tempo. Eu não faço ideia do que possa ser. No meu caso, esses furinhos sempre aparecem somente nas camisetas e blusas, mais para o lado esquerdo da roupa, sempre exatamente no mesmo lugar. Eu já descartei todas as possibilidades, tendo em vista que na minha casa, isso só ocorre comigo. Isso não ocorre por exemplo, com o meu irmão, e olha que as roupas dele são bem parecidas com as minhas, lavadas e estendidas do mesmo jeito. Não é nenhum tipo de inseto ou bicho, pois é somente com as blusas e camisetas (nunca vi em calças ou shorts). Não é nada de pia, taque, pois mal faço o uso. Também descartei a ideia de ser cinto ou botão da calça. Não sei mais o que pensar.

      Excluir
  9. Gente estou faz tempo com esse problema, pensei que era só comigo, agora estou mais conformada!!! Ainda não sei o que pode ser... Até a blusa do pijama!!!

    ResponderExcluir
  10. Perdi 3 blusas novas em menos de 15 dias com esses furinhos abaixo do humbigo. Não sei o que fazer. 😭

    ResponderExcluir
  11. Comigo a mesma coisa!!
    Tenho várias camisetas com esses furinhos...
    Afff há de ter alguma explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim é o atrito do fecheclair da calça jeans e a pia ou o balcão

      Excluir
  12. Eu ñ sei o que fazer as minhas camiseta está aparecendo todas furadas na frente, estou desesperada uso uma vez quando eu vou vê toadas furadas na frente,já comprei remédio de traça nada resolveu o que faço pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Gente já fiz uma experiência, usei uma blusa nova, sai sem encostar em nada, lavei e guardei no cabide
    A segunda vez que fui usar já havia sinal que já estava começando os furinhos.
    Fui mais além
    Peguei uma camiseta velha do meu marido mais sem nem um furinho, muito surrada mesmo!
    Só foi um dia de uso, lavei e quando fui usar novamente os furinhos já começaram aparecer😞

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Eu ainda acho que é traças. Quase todas as minhas blusa estao com esses furinhos,hoje coloquei bolinhas de cedro em todo meu guarda roupa. Espero que de certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível, as traças não iriam furar várias camisetas sempre no mesmo lugar!!!

      Excluir
  15. Eu comprei uma blusa coloquei no cabide novinha quando fui usar estava furada .....inacreditavel ja perdi a conta de quantas peças perdi com isso

    ResponderExcluir
  16. Ouvi dizer que a gente come, doces e outras comidas , e as migalhas caem exatamente mete local, na barriga e as traças comem no local.

    ResponderExcluir
  17. Gente que mistério é esse desse furinhos desagradável, nas nossas roupas.
    Estava pesquisando para ver se tinha uma solução. Mas pelo visto vou ficar na mesma. Sem resposta e com os furinhos.kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Pensei que esse problema era só comigo. Pelo menos aqui em casa sim. Eu acho que tem a ver com o umbigo. Alguma substância que enfraquece a fibra do tecido no local. Qualquer tipo de tecido é danificado na mesma região. Descartei a possibilidade das traças, baratas, ou sei lá o quê. Acho que o problema está em mim.😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou muito triste pensava q era só comigo ...já perdi tantas blusas assim novinhas ..hj mesmo vesti uma não tinha furo nenhum .. fui trabalhar suei ..quando cheguei em casa tinha 2 guris maior ..muito tristee

      Excluir
  20. Bom dia
    As minhas camisetas todas furadas na bariga não aguento mais isso nao aguento mais

    ResponderExcluir
  21. O problema é crônico e generalizado pelo jeito . Pois comigo também acontece com todas as camisetas e camisas pólo (masculino) . Acho que a explicação mais racional está no processo industrial de fabricação , que por alguma razão de programação de máquina ou coisa parecida, deixa o tecido mais sensível/vulnerável/mais fraco nessa região , pois os furos são TODOS na mesma região SEMPRE . Não é possível ! Só pode ser isso ! De uns 10 anos para cá , acontece com todas as camisetas e camisas pólo de malha de algodão que compro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso. Os fabricantes deveriam ser cobrados, pois é obvio que isso tem a ver com a trama da malha. Já cheguei a pensar que isso é programado pelos fabricantes, com um percentual em cada lote. De modo que as pessoas são forçadas a comprar mais devido às perdas de peças. Quando as pessoas começarem a devolver a mercadoria e não comprarem mais malhas, talvez a solução apareça.

      Excluir
  22. MEU DEUS!!! O QUE FAZER COM ESSES FURINHOS!!! ALGUÉM TEM QUE NOS AJUDAR 😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Me falaram o mistérios do furadinho da camiseta da mulheres acontece quando tem pedra,mármore na mesadas da cozinha,ali fica lavando louças, cozinhando e esfregando na pedra, e aí que acontece isso.

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que quando encosto na pia pra lavar uma louça ,o detergente espirra na roupa e logo fura . A partir do dia que comecei usar avental pra lidar na cozinha parou de furar.

    ResponderExcluir
  25. Achei que isso só acontecia comigo!!! To impressionada!!! Lavo louça, mas as roupas onde isso acontece, são novas!!!

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, bom dia! mais um caso aqui... comigo acontece há anos. Nunca descobri o motivo! camisas polo e blusas e camisetas de malha. Sempre os furinhos lá embaixo!

    ResponderExcluir
  27. Perdi muitas camisetas com isso! Não aguento mais! Acho que pode ser traça e ela gosta mais dessa região, em função de algum odor remanescente, que só o bicho percebe. Que saco!!

    ResponderExcluir
  28. Eu aposto nas baratas e traças. A blusa fica com resíduos minúsculos de alimentos ou nas refeições ou ao ser encostada na pia.e depois os insetos vão se alimentar desses resíduos. É uma teoria...

    ResponderExcluir
  29. Continuo sem explicação e perdendo roupas novas

    ResponderExcluir
  30. Por anos e anos eu vinha queimando os miolos atrás de resposta e solução e, perdendo inúmeras camisetas. Me perguntava, qual monstro faz esses furinhos, sempre na região do umbigo? Pensei em batatas, traça, alguma energia emanada no umbigo. Depois me dei conta que o problema está no cós da calça jeans, logo acima do botão. Fica aquele L durinho do tecido, atritando na camisa. E é justamente na região do umbigo. Vou fazer outro teste, usando a parte de trás da camiseta para ver o que acontece...

    ResponderExcluir
  31. Eu acredito que seja a calça jeans mesmo... o botão, a ponta do cós mais duro ou os dentinhos do ziper que enrosca e acaba puxando o fio e forma o furo.. mas ai vem a pergunta, porque em homens isso não acontece? uns vão dizer que é a camiseta de homem que é mais larga, mas meu namorado usa camiseta bem justa quase igual as minhas, e não acontece. Pode ser o corte da calça... onde o ziper fica mais escondido... não sei... só sei que to cansada de perder camisetas rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece com homens sim. Comigo acontece há anos e não sei o que pode ser. Outros homens já comentaram aqui também.

      Excluir
  32. Comigo acontece a mesma coisa ,já estou ficando sem blusas para vestir na minha casa tem uma pia de porcelanato vou usar avental e fazer o teste ...

    ResponderExcluir
  33. Olá, me chamo Fátima, quero compartilhar que comigo aconteceu por mais de um ano, cheguei a ficar revoltada com a quantidade de blusas que perdi devido aos furinhos na frente até que descobri o que acontecia comigo. Por ser mais prático, no corre, corre diário, adquiri o hábito de limpar as lentes embaçadas do óculos na blusa. E recentemente descobri que o meu problema era uma minúscula ferpinha da armação do meu óculos que estava fazendo todo esse estrago na minhas blusas e até vestidos. Espero que tenha ajudado. Abs

    ResponderExcluir
  34. convivo com isso a anos e posso garantir não é nosso o problema, ja usei blusa uma vez com chorte de malha sem eclé e sem botão, uma vez só lavo e quando voy usar pela segunda vez ja aoarece furinhos,prefiro acreditar que ta nafabricação, no tipo de tecido ou até mesmo na qualudade do tecido

    ResponderExcluir
  35. Que loucura!!!!! Achei que aqui conseguiria a resposta para esse mistério, mas que nada,fiquei na mesma......sem saber o que ocorre 🤔

    ResponderExcluir
  36. Comigo acontece direto, comprei duas camisetas recente, e hoje fui verificar e estão com furinhos no mesmo lugar... É um mistério mesmo!!

    ResponderExcluir
  37. Tem algumas sugestões bem interessantes da galera, cinto de segurança, quina da pia, canto da calça jeans perto do botão e pessoas que limpam os óculos. Vou ficar de olho, os tenho o mesmo problema!

    ResponderExcluir
  38. Tenho muitas peças em malha, e os furos surgem também em calças e lençóis.
    Acredito que a origem desses furinhos pode ser devido ao atrito da fricção com outras peças dentro da lavadora, e até mesmo aquelas bolinhas plásticas que facilitam a lavação.
    Outra possibilidade pode ser na logística, quando grandes quantidades de roupas e tecidos são transportadas em contêineres onde se encontram traças.

    ResponderExcluir
  39. Tive uma vez esse problema uma vez. Furinhos na região do umbigo e somente em camisetas.
    Quando eram mais velhas achei que era desgaste mas ai notei incidência desses furos em camisetas com pouco uso . Passei veneno em todo roupeiro e tentei achar as traças e nada. Ai vi uma postagem que a causa seria um minúsculo inseto semelhante a um piolho que se prolifera nos panos de louça úmidos. Sao tao pequenos que vc so vê um pontinho como se fosse um graozinho. Higienizei tudo com bastante cloro e água quente ai resolveu mas nesta última semana tive esse problema e fiz novamente essa limpeza. O problema é que quando vc observa essa situação já há varias camisetas com os furinhos pequenos. O geito é usar sempre avental para lavar a louça para nao ficar com a camiseta exposta a essas praguinhas e higiene radical frequente nos panos de secar louça.

    ResponderExcluir
  40. Eu acho que todo mundo aqui é maconheiro e deixa cair brisa do baseado na camiseta hahahaha

    ResponderExcluir
  41. Alguma possibilidade da industria da moda estar "passando algo" nas blusas na frente e com isso as pessoas consumirem mais, afinal ninguem vai ficar decoupando, serzindo, roupa

    ResponderExcluir
  42. Procurando respostas! Rss... Comigo acontece há anos. Sempre no mesmo lugar. Não uso jeans, não lavo vasilhas com as blusas que saio, minha casa não tem insetos, não limpo óculos, pois não os uso. Mistério! Um dia espero ter respostas!

    ResponderExcluir
  43. Eu sou policial civil, uso a arma com o coldre na parte da frente do corpo, achei q fosse a arma que tivesse causando esses furinhos, mas agora vendo os comentários percebo q realmente é algo sobrenatural. Já até parei de usar o coldre da arma achando q fosse o problema, mas os furos continuam aparecendo. isso é obra do inimigo.

    ResponderExcluir
  44. Eu também tenho sofrido e perdido algumas camisas, mas a minha camiseta do Jacarezinho que ganhei apareceu com dois furos hoje! Usei quase nada. ACREDITO QUE O PRODUTO QUÍMICO PARA TINGIMENTO DOS TECIDOS DAS CALÇAS SERIA O MOTIVO!

    ResponderExcluir
  45. Gente finalmente até hoje não descobrir...isso acontece com minhas camisetas também e é muito ruim, não acredito que seja na pia pq sempre tiro quando vou para a cozinha e uso as velhas e geralmente acontence com as que ñ uso na cozinha também ...acredito que seja pq levo minha bebê no colo quando saio e o contrito do corpinho dela no meu corpo preciona a blusa no botão da calça e desgasta o tecido fazendo os buraquinhos...pq antens ñ acontecia e agora acontece com frequencia...vou começar a observar se é isso

    ResponderExcluir
  46. Não sei o que fazer minhas camisetas do trabalho também. Tem muitos furinhos e uso calça bailarina q nem tem zíper uso avental e ainda assim. Fica com furos só as camisetas alguém tem uma solução 🙏

    ResponderExcluir
  47. Senhor SOCORRO MINHAS BLUSAS ESTÃO TODAS FURADAS ATÉ MESMO AS NOVAS QUE NUNCA USEI EM CASA PRA LAVAR LOUÇAS OU QUALQUER COISA ASSIM...SOOOO COOOO RROOOO☠🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  48. Eu desisto! Uso a blusa uma vez e Qdo vou ver tá cheia de furos! Fiquei aqui 20 minutos lendo os comentários e não cheguei a nenhuma conclusão! Perdi todas minhas blusas novas todas cheias de furinhos, tô revoltada! Não tem explicação, pois são só com as blusas, não acontece com minhas calças ou vestidos! Acho que realmente é traça ou macumba!!! Digo isso pq ontem coloquei uma blusa nova, tirei pra guardar e ela estava perfeita, coloquei dentro de um saco e de baixo de uma coberta, pensei, quero vê aparecer com furo agora. No outro dia fui pegar a blusa e lá estava com 3 buraquinhos, eu chorei de raiva, indignação e tristeza! Os furos são sempre na barriga! Nunca em outro lugar! Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  49. Li os comentários, o mesmo acontece com as minhas de uns 3 anos para cá. Estou apoiando a visão de meu marido: que qdo são confeccionadas, após serem dobradas mas antes de serem embaladas é pulverizado um produto para enfraquecer as fibras, ocasionar os furinhos e a gente ser obrigada a comprar novas com mais frequência (Por isso que os furinhos são sempre na mesma região). Esta é uma teoria de conspiração, mas bem pode ser verdade! rsrs

    ResponderExcluir
  50. Sou homem e ja perdi umas 10 camisetas e Polo com os furinhos na altura da barriga e nunca descobri porque isso acontece. Acho que vou continuar usando e lançar a moda das camisetas furadas!!!

    ResponderExcluir
  51. Kkkkkkk...Ri muito com os comentários, mas foi para não chorar. Em casa só acontece comigo. Deve ter algo a ver com centros de energia no umbigo... Sei lá...

    ResponderExcluir
  52. Boa noite! Comigo acontece não só com camisetas, mas com blusa de viscose também. Comprei uma esses dias, quase não usei e já está furada…gente estou arrasada!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Qual é a solução 🙏🙏🙏🙏😔

    ResponderExcluir
  54. Eu não consigo entender! Eu só conheço mulheres que passam por isso. Eu, minhas irmãs, minhas sobrinhas... Vi que vários homens comentaram aqui que também encontram furinhos nas camisetas e polos. Meu marido usa camiseta, camisa polo, faz comida lava louça, usa calça jeans... e não fura as camisetas dele. É um grande mistério mesmo! Eu acho que cada pessoa faz algum atrito que causa os furos, e é diferente pra cada um. Nas minhas acho que é o atrito com o botão da calça jeans, uso muito calça jeans. Já acho que outras pessoas possa ser atrito com a pia, mesa, o cinto de segurança, balcões, tanque... etc. Essas blusas de hoje em dia, não tem muita qualidade e a área da barriga é a que mais recebe atrito, por isso furam. Esses dias, comprei uma blusinha e no primeiro uso já apareceram dois furinhos, percebi que ela estava tendo atrito com o botão da calça. E como a malha era bem ruinzinha, já furou logo. O jeito é comprar roupas mais caras e de tecidos mais fortes!

    ResponderExcluir
  55. Realmente um misterio !!!!! Aqui em casa eu e minha esposa guardamos a roupa no mesmo Guarda-Roupa, algumas camisetas guardadas ate juntas com as minhas, lavamos as roupas juntas na mesma máquina, e só a dela que fura e sempre na barriga, então ja discartei insetos e traças, pois não escolheriam nem roupa e nem local especifico.
    Então o que poderia? Provavelmente, em local da roupa especifico e em maioria mulheres, é algum habito q as mulheres fazem com mais frequencia que os homens, q desgasta o tecido e ele se rompe depois de um tempo ou quando é lavado.

    ResponderExcluir
  56. A possibilidade mais coerente ate o momento, ja q tambem utilizo calça jeans e outras com botão e pano grosso, seria o tanque de roupa que é mais rustico e minha esposa alem de usar mais vezez, tambem tem estatura mais baixa e debruça a barriga sobre o mesmo desgastando a camisa neta região.

    ResponderExcluir
  57. Só furam qd é puro algodão. Qd tem na composição uma percentagem de sintético não fura.
    Pq será?

    ResponderExcluir