O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Eis a Vovó Fashion que Todo Mundo Gostaria de Ter. Ela é referência de Moda e Comportamento na Internet.

Eis a Vovó Fashion que Todo Mundo Gostaria de Ter. Ela é referência de Moda e Comportamento na Internet.

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 24 de setembro de 2019 | setembro 24, 2019



A nonagenária americana Iris Apfel dá lições de dinamismo. É empresária, designer de interiores e ícone da moda estadunidense.  A sua  fama vazou para o mundo todo,  especialmente pela alegria e  intensidade com que encara a  vida.

Por que falamos dela ?  Ora, porque no Brasil também temos um ícone de terceira idade. Trata-se da  vovó Izaura Demari, de 78 anos,   que  amealha grande número de seguidores  nas redes sociais, onde  registra viagens, passeios e eventos do cotidiano de sua vida.


Mesmo não sabendo   ler nem escrever, Demari ganhou fama como influenciadora digital. “Mal sei assinar o nome”, confessa, informando que  suas postagens e interações nas redes sociais são feitas pelo filho, Márcio Demari, 50 anos, que trabalha com marketing digital e praticamente empresaria a mãe.
Ambos residem em Coqueiros, bairro de  Florianópolis. Um dos quartos, que não tem cama, conta com duas araras, e é usado exclusivamente para guardar as roupas e acessórios  de  Izaura. Ela possui  mais de 400 chapéus – um de seus hábitos desde que teve câncer de pele e que virou  uma de suas paixões -  que ficam organizados  em dois cabideiros e em outros aposentos do imóvel. Já a  cômoda,   com 24 gavetas,  acomoda  pulseiras, brincos e anéis exagerados, como ela gosta. Sobre esse móvel  ela enfileira seus  óculos grandes e sempre bem coloridos e chamativos.


Regra é Ser  Ousada
Izaura Demari nasceu e cresceu em um sítio na zona rural de Londrina, no Paraná, onde tratava dos porcos, catava lenha e cozinhava. Aos 17 anos, mudou-se com os pais para a cidade. Casou-se e teve três filhos, cinco netos e três bisnetos.  “Vivi 42 anos numa cadeia. Meu marido era tão ciumento que não me deixava nem ir até o portão de casa”, lembra.
Após a morte do  marido, ela deu o grito de liberdade. Passou  a viajar com os filhos,  fazer compras,  customizar ousadamente seus looks e  se produzir de forma não convencional para a idade.  No início, Márcio foi contra  os exageros da mãe. Mas mudou de ideia  diante da profusão de elogios que as  fantasias dela recebiam.


Entusiasmado, passou a compartilhar as fotos de  Izaura - sempre ostentando  looks arrojados e esbanjando sorrisos -  nas   redes sociais. Na primeira imagem,  postada no perfil do Instagram, no final  de 2017,  ela apareceu  vestindo uma  calça rosa e  carregando uma bolsa azul que combinava com a estampa da blusa.
Pouco a pouco, as  produções  foram ficando  mais ousadas. Em abril último, causou ótima  repercussão     a foto em que ela vestia maiô amarelo e meias vermelhas com bolinhas pretas. Na cabeça exibia um  volumoso chapéu laranja e rosa,  e dá-lhe cor nas bijuteiras: brincos e colar laranja, anéis em tons de vermelho, marrom e laranja.  Para obter um plus de mistério, colocou óculos redondos que escondiam  quase a metade do rosto.

Sem Medo de Ser Feliz
Vó Izaura aconselha as mulheres de sua idade a ultrapassar limites. “Nada é proibido, desde que a pessoa goste e se sinta feliz”, sugere.
No quesito  roupas  ela se inspira no que  vê na televisão e nas vitrines das lojas. Sua principal referência de estilo é a apresentadora Hebe Camargo, que morreu em 2012, aos 83 anos, e de quem é fã de carteirinha.


Demari é fã das  cores. “Só não gosto de tonalidade  de velha, sem vida, opaca, como bege e cinza. Amo peças estampadas. Os acessórios precisam ser grandes. E, como sou baixinha,  o sapato  deve ter   salto alto. Também por causa da pequena estatura, evito saias e vestidos, pois acho que me desfavorecem”, relata.
Márcio contabiliza  que a mãe desembolsa quase 2 mil reais por mês em compras A verba  vem da pensão do marido e também da contribuições dos filhos e netos. “Certa vez, em Gramado, cheguei a investir 15 mil em roupas e acessorios.  Não gosto de gastar dinheiro em doença, mas para luxo não me importo”, ressalta a vovó fashion.


Tais gastos, porém, já dão algum retorno. Ela ganhou cerca de 20 mil reais nos últimos meses, promovendo produtos e serviços nas redes sociais.  Foi contratada pelo grupo Amo Minha Idade para participar (posando para fotos, dando autografos e desfilando) do evento Longevidade Expo + Fórum 2019, de 29 de setembro a 01 de outubro,  em São Paulo.  Izaura também vai participar  do talk “Geração A - Seguimos o Jogo,   da @connectorspro,   no dia 23 de Novembro,  no Centro de Convenções Frei Caneca,  em São Paulo.
Doação de Looks
No dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia do Idoso, Vó Izaura vai doar para uma entidade que cuida de velhinhos mais da metade dos looks já exibidos  nas suas redes sociais.  E segundo Márcio  essa ação deve se repetir  todos os anos, e crescer bastante com o engajamento e contribuição de  empresas.
O filho que a empresaria  acredita que a alegria e a disposição  da mãe resultam dos cuidados que ela tem  com a saúde, alimentação e exercícios físicos (caminhadas diárias).


A influencer da melhor idade diz que tem bom  gosto nas coordenações e que  se veste para se sentir bem. “O importante é estar feliz e passar  boa energia para minhas seguidoras”, pensa.
Ela revela que  resolveu compartilhar sua trajetória na internet não por exibicionismo, mas por sentir que pode ser um exemplo de alegria e empoderamento não só para seguidoras de   sua faixa etária, mas para o público em geral.
Imagens: perfis do Facebook e Instagram

“Apesar da dureza da vida, as pessoas precisam parar de se lamentar. Sugiro que sejam  mais otimistas e  leves consigo mesmas. É importante que façam amizades, adotem um animal, doem bondade, sorriam mais, façam mais viagens, mais caminhadas e compras e digam sim à vida”, finaliza.
 Mais informações:

www.izaurademari.com.br 

e-mail : izaurademari@gmail.com


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário