O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Rafael Caetano: inspiração vem de São Paulo e do movimento modernista.

Rafael Caetano: inspiração vem de São Paulo e do movimento modernista.

Written By Deise Sabbag on sábado, 13 de abril de 2024 | abril 13, 2024


 


Em seu terceiro desfile na SPFW, Rafael Caetano  fez uma ode  à  literatura e à cidade de São Paulo. Nomeada “Intransitivo”, a coleção, inspirada no escritor Mário de Andrade (um dos idealizadores  do movimento modernista no Brasil),  aposta nas formas amplas e no  mix acertado  de cores e texturas.


fotos: @agênciafotosite


Referências: transposição de versos de Mário de Andrade e de símbolos importantes da capital paulista. O print do pássaro saracura, ícone da coleção,  faz alusão ao tradicional bairro do Bixiga, e aparece em bleizers e até em pijamas e roupões.  Já a lavagem em verde com base cinza é inspirado no  concreto paulistano.






O modernismo do poeta norteou a escolha de materiais: cetim estampado, sarja  e cambraia em cores neutras. Esses tecidos compõem   conjuntos com blazers listrados, calças amplas ou bermudas, túnicas e jaquetas.





O ponto alto do desfile foram os  modelos alfaiataria, desenvolvidos em   sarja com diferentes lavagens.  Rafael acertou na escolha da   estamparia gráfica. Listras e quadriculados largos se sobressaem  nos tons  musgo, oliva, pêssego,  areia, cáqui, preto e off-white. Ficou interessante a mistura do listrado, em tons de terra,   com a estampa azulada  da ave saracura.



Também com visual agradável,  algumas peças em cambraia ganharam o brilho metalizado  de  fios de lurex.




Para os dias de clima mais ameno,o estilista sugere o aconchego do  poncho ou da  jaqueta com capuz. 


fotos: Lucinda Bastos


Sentado na primeira fila e caracterizado como Mário de Andrade, o ator Pascoal da Conceição (que viveu o poeta no teatro) assistiu o desfile vestido a caráter e
  carregando  buquê de flores nas mãos. Mais informações:  www.rafaelcaetano.com.br


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário