O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Peça revela o peso da mentira nas relações contemporâneas

Peça revela o peso da mentira nas relações contemporâneas

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 6 de junho de 2022 | junho 06, 2022

 




O Anjo de Cristal  é um drama realista, embalado pelo jazz e com diálogos ácidos.  O   novo espetáculo,  com dramaturgia de Luccas Papp, que está em cena ao lado de Carolina Amaral, sob a direção de Kiko Rieser,  estreia no dia  9 de junho, quinta-feira, às 20h, no Teatro União Cultural.

A trama se passa  numa noite na  vida de Isadora,  jovem acompanhante de luxo que atende em um flat na capital paulista. Essa normalidade é interrompida com a chegada do tímido e misterioso Marcos. Este,  ao contrário de outros clientes, parece mais interessado em sua história de vida do que em qualquer contato físico.

As alianças, de compromisso na mão dela, e de noivado na dele, são o ponto de partida para uma conversa que muda a vida de ambos e resvala em temas como a ocultação da verdade, a noção de certo ou errado e principalmente a cruel posição da mulher  na sociedade brasileira. Sedução, traição e fantasia conduzem esse retrato contemporâneo da profissão “mais antiga” do mundo e do que leva alguém a procurá-la, seja como trabalho, seja como cliente.

“O foco é essa questão da vida dupla, sobre quando deixamos de contar detalhes devido a conveniência, como nos moldamos para caber em determinado lugar. Os personagens acabam se enxergando como espelho um do outro.  Todas as certezas e as estruturas sociais de cada um caem por terra. A história é como se fosse uma lupa  que revela o peso e a universalidade da mentira nas relações contemporâneas”, ressalta Papp.

O espetáculo aborda a relação que se estabelece entre os personagens. É um jogo constante que coloca em disputa atração, poder e empatia. “Especialmente no caso da personagem feminina, existe uma dicotomia interessante, que busquei frisar no trabalho de composição da atriz Carolina Amaral, entre Beatriz, a garota que veio do interior para fazer faculdade e para isso se prostitui, e Isadora, a personagem que ela interpreta durante os programas. A intenção é  manter uma  divisória entre o trabalho e sua vida pessoal, mas essa linha   se dissolve durante a ação da peça”, conta Rieser.


Fotos: Amanda Moraes

 

A trilha sonora é
 calcada em jazz, blues e soul, o que por um lado traduz o gosto musical de Marcos, e por outro leva a um clima quase noir, trazendo densidade a esse conflito. O cenário lembra  um flat impessoal, usado apenas para atendimento, onde se instaura uma atmosfera moderna que emoldura a ação.

O diretor Kiko Rieser enfatiza as qualidades destacadas na dramaturgia. “Há uma profunda discussão sobre os tênues limites entre a verdade e a mentira, incluindo as conveniências de cada uma,  relevante nos tempos atuais  de transição, em que as redes sociais tensionaram seu alcance para além do desejável,  dissolvendo a  distinção entre público e privado, entre imagem e simulacro. Os dois personagens são colocados numa encruzilhada e obrigados a tomar  uma decisão. É um texto que se abre para a reflexão, sem encerrar a discussão que propõe”, analisa.

O autor vem de uma época bem frutífera em 2022 com a estreia de várias montagens. “Meus espetáculos  sempre estão conectados por uma tríplice principal,  onde os personagens têm que lidar com sua relação envolvendo família, sexualidade e Deus. O Anjo de Cristal foca  nos relacionamentos. E todas minhas peças apresentam  um plot twist no final”, observa Papp.

 SERVIÇO:

O ANJO DE CRISTAL

Gênero: Drama.

Temporada: De 9 de junho a 28 de julho. Sempre às quintas-feiras ás   20h.

Teatro União Cultural - R. Mario Amaral, 209, Paraíso, São Paulo.

Preço: R$ 60,00 (Inteira) e R$ 30 (Meia).

Classificação indicativa: 16 anos.

Vendas: sympla.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário