O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » É fogo na roupa, mr. Lino Villaventura!

É fogo na roupa, mr. Lino Villaventura!

Written By Deise Sabbag on domingo, 5 de junho de 2022 | junho 05, 2022


“Displexo & Complexo” – assim o estilista paraense Lino Villaventura batizou sua coleção fall/winter  2023. O desfile, 
parte do calendário da SPFW, foi  realizado no galpão do Komplexo Tempo, em São Paulo.




Displexo é algo fora do contexto e complexo pode ser entendido como conjunto de ideias ligadas ou entrelaçadas entre si. O fato é que, na moda que idealiza,  Lino sempre tem algo a postular.  O início da apresentação  foi impactante:  potência do fogo no telão e no vestido com estampa  “incendiária”, sabiamente misturando   vermelho e laranja. 




Seguiram-se modelos para homens e mulheres,  que pode-se chamar de “fogo na roupa”. Alguns entenderam essa parte do desfile  como  uma alusão à destruição da Amazônia.



Usualmente, Mr Lino adota referências regionais e abraça o caminho das  construções elaboradas e dos  looks dramáticos. Aqui não foi diferente. Predominaram os trabalhos de nervura  e as cores preto e branco,   telas que recebem bem  tudo o que a imaginação permite. Na verdade, suas criações podem ser catalogadas  como artwear.





Destaques da  nova coleção: vestidos arquitetura/esculturas, nervuras  e torções nos tecidos, matérias-primas etéreas,  cortes enviesados, patchwork,  florais psicodélicos, brilho  de lantejoulas e canutilhos e cristais,  desenhos florais feitos com linha, além de  capas flutuantes, complementando e dando ar imponente   aos trajes. 



A transparência é  igualmente proposta para os públicos masculino e feminino.  Empolgantes os looks brancos translúcidos  que sugerem    sensualidade  ilimitada. Outra parte importante do desfile são os pretos, alguns  avivados por  bordados de colorido vibrante.



Especificamente para os homens, o estilista  apresentou modelos  próximos do corpo, jaquetas com volume arquitetamente trabalhado,  desenhos que parecem  vitrais, conjuntos de calça e  top de gola roulê. Algumas peças são upcycling:  foram desenvolvidas com  retalhos (sobras) de seu ateliê.   https://www.instagram.com/linovillaventuraofficial. Fotos:  Marcelo Soubhia / Fotosite/ Lucinda Bastos 


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário