O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Espetáculo baseia-se na amizade sincera entre Maria Thereza Goulart e Dener para dar uma aula de política brasileira

Espetáculo baseia-se na amizade sincera entre Maria Thereza Goulart e Dener para dar uma aula de política brasileira

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 10 de março de 2022 | março 10, 2022





A trajetória da célebre primeira-dama Maria Thereza Goulart, esposa do ex-presidente João Goulart (1919-1976), e sua amizade com o famoso estilista Dener Pamplona de Abreu são retratadas em 
 Maria Thereza e Dener, que estreia no dia 16 de março no Teatro Eva Herz.

O espetáculo foi  idealizado pela atriz Angela Dippe, que divide a cena com Thiago Carreira. A adaptação teatral  de José Eduardo Vendramini é livremente inspirada no livro de Wagner William - “Uma Mulher Vestida De Silêncio - A Biografia De Maria Thereza Goulart”  (Editora Record, 2019).

O jornalista conseguiu reunir relatos inéditos sobre a vida pessoal da primeira-dama a partir do acesso ao diário dela e de uma série de entrevistas feitas em 11 anos com a biografada e centenas de familiares, antigos funcionários, amigos e inimigos políticos.  Tais  fatos pessoais se misturam ao nefasto cenário político estabelecido no Brasil durante a época da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), acompanhado por Maria Thereza durante o exílio da família no Uruguai. 




 “Essa história é contada de forma leve e envolvente. O fato de ser uma biografia feminina também desertou meu interesse. Fiquei fascinada com a ideia de um recorte ficcional, juntando Maria Thereza e Dener,  e resolvi colocar esta história no palco, focando também moda, imprensa, fofocas, amizade e saudade, tendo como fundo esse momento histórico tão dramático”, relata a  Angela Dippe.

 

A Trama 

 

A  sincera amizade entre Maria Thereza e Dener é usada em cena como um artifício para que o público possa revisitar historicamente a política brasileira desse período turbulento e refletir as suas consequências para o país até hoje. 

 A jovem esposa do presidente João Goulart precisa de um costureiro de grande nível. E ele, atrevido, logo se oferece para o cargo. Além de estilista particular, Dener se torna conselheiro e preparador de Maria Thereza para a vida social obrigatória e digna da jovem primeira-dama, considerada a  mais bonita do mundo e frequentemente comparada a Jackie Kennedy. 

Ao longo dos anos, Maria Thereza revela grandes mudanças: de jovem despreparada para a vida política brasileira a esposa participativa e influente do presidente João Goulart, que está em vias de ser deposto e vê a renúncia como a única forma de evitar tumulto, violência, guerra civil e derramamento de sangue no país. 




 

“Ao colocar dois atores em cena, pretendi não só fazer alguma síntese possível daquele extenso período, como também elogiar a lealdade e a amizade entre duas figuras da história do nosso país. Ela evoluiu da ingenuidade própria da juventude para o duro amadurecimento trazido pelo longo exílio; ele, talentosíssimo criador da moda brasileira, consumido precocemente por seu enorme brilho pessoal”, revela  Vendramini.

 O autor  destaca que  a peça também trata de temas como “a amizade incondicional, a lealdade entre pessoas afins, a peculiaridade da política nacional e latino-americana na década de 1960, da qual ainda somos herdeiros”.

 “A história destaca a verdadeira amizade de Maria Thereza e Dener. Em cena,  um estúdio/ateliê moderno e  dois atores que  dão vida aos personagens. Vamos  recriar,  através de objetos,  figurinos,  iluminação e sonoplastia, a atmosfera dos anos 60”, garante  o diretor Ricardo Grasson.

 

Trajetória da primeira-dama

 Filha de imigrantes italianos, Maria Thereza Goulart nasceu em São Borja (RS) e carregou o signo da mudança em sua jornada. Antes dos 15 anos, já havia morado em quatro cidades diferentes. Durante suas férias de verão,  em São Borja, a adolescente recebeu uma missão: teria de entregar uma correspondência ao empresário e político João Goulart.

 


Fotos: Priscila Prade

 


Catorze anos depois daquela tarde, agora já casada com o Presidente da República e com dois filhos pequenos, a sra Goulart enfrentaria a mudança mais atribulada não apenas de sua vida, como também da nação. Ela se viu obrigada a fazer uma mala às pressas e embarcar com os filhos em um avião que decolou de uma pista improvisada,  na Granja do Torto, em Brasília, com destino ao Uruguai. Um golpe cívico-militar derrubava o governo de seu marido. 

 Começava o exílio que só terminaria, para ela, depois que a profecia de Jango, feita em abril de 1964, se cumprisse: “Vais voltar viúva e com um neto no colo”. Sem ter como se defender, ela se tornou alvo de pesadas campanhas difamatórias promovidas pelos inimigos políticos do marido. 

Impedida de comparecer ao velório da mãe,  sob a ameaça de ser presa, chorou a perda num cais à margem do rio que separa a Argentina da cidade onde nasceu. Fatos como esse não foram notícia nos jornais, enquanto mentiras sobre compras milionárias de roupas passaram a estampar as páginas dos diários brasileiros. Cansada da imagem que  que lhe impuseram quando era primeira-dama, decidiu enfrentar o assédio da imprensa até explodir num telegrama destinado ao jornal Diário Carioca. Mandou um recado claro aos colunistas sociais: “me esqueçam”. 

 

Ficha Técnica: 

Texto: José Eduardo Vendramini. Livremente inspirado no livro "Uma Mulher Vestida de Silêncio", de Wagner William. Direção: Ricardo Grasson. Com Angela Dippe (também idealizadora) e Thiago Carreira. Cenografia: Ricardo Grasson.  Figurinos e adereços: Rosângela Ribeiro. 

 

Serviço:

Maria Thereza e Dener

Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av.  Paulista, 2073, São Paulo

Bilheteria:  aberta somente nos dias de espetáculo, duas horas antes da atração. 

Data: de 16 de março a 28 de abril - quartas e quintas, às 20h.

Ingressos: R$50 e R$25.

Vendas:   Sympla.com.br

 

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário