O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Programa imperdível para o início de 2022: visitar a expo de rendas e bordados.

Programa imperdível para o início de 2022: visitar a expo de rendas e bordados.

Written By Deise Sabbag on sábado, 22 de janeiro de 2022 | janeiro 22, 2022

 



Com 25 anos de história,  A CASA – Museu do Objeto Brasileiro - cujas ações são voltadas para o fazer artesanal - abriga, a partir de hoje, 22 de janeiro, a primeira mostra de 2022: “Um olhar sobre o acervo – rendas e bordados”.




“Bordados são muito difundidos no Brasil. Já as rendas estão em locais mais específicos, como a irlandesa de Divina Pastora, em Sergipe, a filé e a labirinto, no Ceará, e a de bilro de Morros de Mariana, no Piauí. Todas elas, porém, revelam ao público as riquezas de um pujante Brasil!”, explica Renata Mellão, fundadora do museu.  

A seleção das peças e a montagem da exposição foram realizadas pela jornalista Zizi Carderari e pelo designer de interiores Julio Rosa. “Escolher esses bordados representou uma viagem fantástica pelo país”, revela a curadora.




Além das técnicas tradicionais, há trabalhos contemporâneos, como os assinados por estilistas em parceria com associações de artesãs. “São cinco vestidos que vieram da exposição ‘Renda-se’ (2015), com curadoria de Dudu Bertolini”, conta Renata. Lino Villaventura, Adriana Barra, Amapô, André Lima e o próprio Bertolini confeccionaram os modelos que estarão expostos. 




O espaço também destaca  a imponente escultura de bambu, criada pelo engenheiro Dom Fernandes, da Bronkz Bambu, remetendo a uma árvore. A peça, com 5,90 m de altura, foi inspirada na obra do arquiteto vietnamita Vo Trong Nghia e exibida pela primeira vez na CasaCor São Paulo 2021, no ambiente de Kalil Ferre Paisagismo. Na versão idealizada para o museu, ela ganhou um banco que circunda a estrutura. 



A mostra conta ainda com trilha sonora do percussionista e compositor Caíto Marcondes e um audiovisual gravado por Dudu Bertolini, contando sua experiência em promover os vestidos com as associações de artesãs, e por João Braga, que relata a história da renda.




Quem visitar a exposição terá  a oportunidade de conhecer a loja do museu, que foi renovada e oferece produtos artesanais de diferentes materiais e regiões brasileiras. 


Fotos: Hallini Garcia/Zizi Carderari



“Um olhar sobre o acervo – Rendas e Bordados”

Datas: de 22 de janeiro a 20 de março

Local: A CASA – Museu do Objeto Brasileiro

Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 1216 - Pinheiros

Inauguração: 22 de janeiro, das 11h às 19h.

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h30.

Informações e imagens: (11) 3814-9711 / (11) 3097-8840 / whatsapp (11) 94254-1179 / comunicacao@acasa.org.br

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário