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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Atenção candidatos a influencers: já existem mais youtubers do que psicólogos !

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 30 de dezembro de 2021 | dezembro 30, 2021




As mídias sociais trouxeram uma verdadeira transformação para o dia a dia das pessoas no mundo inteiro. De repente, as celebridades não são somente músicos ou artistas, mas também  pessoas comuns, que por alguma razão se destacam no mundo virtual e angariam milhões de seguidores. 

Em uma realidade não tão distante, ter somente seguidores não era tão relevante quanto é hoje. Atualmente, um perfil bem engajado e em crescimento  representa a possibilidade de fazer renda. Esse glamour, que ronda a vida dos influenciadores digitais,   enche os olhos da nova geração. De acordo com a revista Trip, nos Estados Unidos já existem mais youtubers do que psicólogos e dentistas.

Porém, a versatilidade da internet e a dimensão que os ganhos advindos dela proporcionam escondem uma realidade frustrante para os jovens sonhadores. “O mercado não pode absorver tantos produtores de conteúdo.  Existe  uma vida real acontecendo. Por trás dos bastidores, longe dos holofotes,  há pessoas com ansiedade e depressão, seres humanos se fragmentando”, adverte a psicóloga
Leninha Wagner.



Segundo essa profissional, psicólogos e psicanalistas nunca atenderam tanto. A quantidade de jovens querendo trabalhar com internet é imensa e os profissionais da saúde mental procuram desenvolver técnicas para trazer os jovens de volta à realidade do trabalho convencional.

Redes sociais permitem constante exercício de autoficção. As mídias digitais escancaram a diversidade de perfis que as pessoas assumem, seja para expor a vida ou para esconder  frustrações. Com uma porcentagem de retorno tão baixa, é difícil acreditar que profissões tão importantes para a sociedade estão sendo preteridas. Isso  ocorre porque uma minoria prega   que é fácil e divertido trabalhar (e lucrar) apenas utilizando a tela de um celular”, opina Jennifer de Paula, BBA e especialista em Marketing Digital, diretora  da MF Press Global,  agência de comunicação internacional.



Para a diretora da MF Press Global, o que acontecerá com os sonhadores do mundo digital é o que já ocorreu com quem sonhava em viver de música. “Hoje em dia, os músicos estudam cada vez mais e estão se tornando profissionais completos. Aprendem diversas línguas, instrumentos, gestão, composição, entre outras funções necessárias para alcançarem o sucesso”, opina. Ela destaca que as métricas de vaidade podem ser importantes aliadas na avaliação vocacional de quem sonha em ser influencer.

Jennifer defende  que devem ser realizados testes vocacionais para identificar as habilidades particulares de cada pessoa. “Tais avaliações  consideram o perfil psicológico, a personalidade, o histórico acadêmico, as preferências, as habilidades naturais e os objetivos pessoais de cada um”, detalha a psicóloga Leninha.



jennifer de paula

 

Referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital,  Jennifer lembra que  “é importante ter amplo conhecimento em ferramentas digitais, administração de carreiras, marketing, línguas e  outras estratégias  de utilização da internet. Engana-se quem acredita não precisar de muito conhecimento para ser um influencer de sucesso”, ressalta.

Fotos: Divulgação / MF Press Global

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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