O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Nada se perde, tudo se transforma. Resíduos de retalhos compõem peças em patchwork para o verão 2022

Nada se perde, tudo se transforma. Resíduos de retalhos compõem peças em patchwork para o verão 2022

Written By Deise Sabbag on domingo, 4 de julho de 2021 | julho 04, 2021



Para criar as peças da coleção 'Sopro', apresentadas na recém encerrada edição do São Paulo Fashion Week, Flavia Aranha recorreu aos resíduos acumulados pela marca durante o último ano de pandemia.

Dessa imensa colcha de retalhos, memórias e afetos, surgiram roupas-vivas tingidas em caldeirões de cobre, com materiais singelos,  como cascas de cebola, semente de abacate, caldo de arroz negro e palha de milho crioulo.




Elaboradas em algodão, linho, seda e lã naturais e orgânicos, as roupas foram pensadas a partir de arquétipos femininos: Mulher Antiga, Mulher Amarela, Mulher Borboleta, Mulher Metamorfose, Mulher Casulo, Mulher Retalho, Mulher Rosa. Manto Tupinambá. Tudo remete à potência do feminino que faz nascer, alimenta, protege. 

Destaque para as peças em patchwork, desenvolvidas a partir dos retalhos do ateliê e transformadas em novos tecidos, numa parceria com as Artesãs de Muquém (GO) e Artesãs de Maciel (MG), capitaneadas por Renato Imbroisi e Cris Pereira Barreto.


 Direção de fotografia: Carine Wallauer  



Ganham ênfase também os modelos  em tapeçaria, feitos à mão por mulheres da Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (PE), com fios de lã Merino dos parceiros da marca Fios da Fazenda (RS), e depois costuradas pela equipe da marca.

Para complementar as vestes femininas, a designer sugere broches de aranha, colares apitos e colares lupas, que convidam a enxergar a vida sob uma nova perspectiva. Os chinelos de taboa foram confeccionados pela Associação de Mulheres Artesãs de Guapiara Arte Vida e finalizados com retalhos dos tecidos usados no desfile.


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário