O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Todo poder à mulher negra. Esse é o sonho da estilista Felisha Noel.

Todo poder à mulher negra. Esse é o sonho da estilista Felisha Noel.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 | janeiro 16, 2019






Coleção de roupas traz vestidos com fitas e babados e novas versões de pinturas clássicas.
Texto: Luciana Sabbag


Felisha Noel sempre se inspirou na arte renascentista, embora raramente tenha encontrado imagens históricas que representassem sua identidade. “As mulheres negras sempre foram apagadas dessas narrativas, a menos que fossem mostradas como escravas”, diz a  designer de moda, que lançou sua marca, batizada de Fe Noel, há oito anos.


A estilista do Brooklyn está tentando mudar a centenária narrativa eurocêntrica com a ajuda de Harmonia Rosales, uma pintora afro-cubana americana de Chicago que reinventou várias das mais famosas obras-primas do mundo, incluindo A Criação de Michelangelo. Adão, para honrar o corpo feminino negro. 


"Eu queria encontrar um trabalho que celebrasse a força e a natureza real das mulheres negras, e as pinturas de Rosales me impressionaram", diz Noel. "Fiquei particularmente atraída por sua representação da deusa africana Oshun mostrada como Vênus". Vênus, de Rosales, ocupa lugar de destaque na nova coleção da Primavera, impressa em vestidos com fitas e babados.


Noel cresceu em um círculo de mulheres fortes, incluindo sua mãe, que imigrou para os EUA da ilha caribenha de Grenada e trabalhou em uma fábrica de roupas em Manhattan. Ela costumava voltar do trabalho com tecidos para sua filha jovem e curiosa brincar. “Eu nunca realmente me imaginei como estilista ao crescer, mas sempre fui atraída pela moda”, confessa.


Atualmente, tudo da marca Fe Noel é feito em uma pequena casa de produção,  em Crown Heights, no Brooklyn, embora existam vários projetos maiores que estão prestes a levar sua marca ao próximo nível. 


“Acho que as roupas têm o poder de transformar as pessoas. O poder está em todas as mulheres. Minha esperança é que,  quando elas vistam  minhas roupas, elas possam se apoiar nesse poder”, enfoca.   Mais: https://fenoel.com/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário