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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Público plus size comemora: agora pode usar bijuterias da moda.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 | janeiro 16, 2019




É uma sensação desagradável. Você olha para um colar e quando experimenta, ele fica curto demais. O anel que você amou não cabe no seu dedo. Os óculos ficam pequenos para o rosto mais cheinho. É uma rotina decepcionante  que a “Fofura Pimenta” decidiu encerrar. A marca,  criada pela microempreendedora Márcia Gattai, foi desenvolvida  com a intenção de  melhorar a auto-estima das mulheres do segmento plus size.

A entrada nesse mercado, que conta com  mais de cem milhões de potenciais consumidores no Brasil,  foi decidida após  Márcia deixar o  mundo das Universidades. A socióloga deu aula por 12 anos até ser despedida em 2015.  “Em 2015, resolvi  partir para outro universo profissional: marcia gattaivender bijoux, que é algo que sempre gostei. Um gosto estimulado ainda nos tempos de estudante quando, para pagar os estudos, trabalhei como  vendedora em lojas de shopping”, explica. 

marcia gattai

Antenada com as tendências, ela percebeu a oportunidade de produzir bijuterias para mulheres e homens gordos, nicho  que ganhou força a partir dos anos 1990. Segundo a Associação Brasileira de Vestuário, a moda Plus Size representa 5% do mercado de varejo no país, com previsão de crescimento de 8% ao ano.

Segmento Marginalizado 

“A Fofura Pimenta é  a única marca de bijuteria Plus Size no Brasil. Antes dela, pessoas gordas raramente  encontravam   anéis, pulseiras, colares e chokers adequados ao seu tipo físico. O que o mercado oferecia, em todas as faixas de preço, não servia para as pessoas gordas”, relembra a empreendedora.

bijoux sob medida para o público plus size


Segundo ela, esse segmento  é marginalizado pela moda. “Muitas  mulheres confessam  que nunca usaram um anel na vida,  porque não encontravam um que servisse. Agora, essa brecha  foi preenchida”, pontifica

A novidade foi prontamente aprovada por  modelos e blogueiras plus size.   Mayara Russi, por exemplo,  protagonista do reality show “Beleza GG”, do canal E!, pode ser vista usando os óculos da Fofura Pimenta no Instagram. “Aprovei as  peças dessa marca, porque, além de  modernas,  apresentam  design diferenciado. Tudo sob medida para quem  está fora do peso”, diz a modelo. 

mayara russi com óculos fofura pimenta

As peças de Márcia Gattai têm preços acessíveis, que vão de 10 a 35 reais. “O custo razoável dá acesso a muitos públicos”, pondera.  As peças  são confeccionadas com materiais  diversos, como camurça, alumínio, cobre, níquel, acrílico, resina.

As vendas acontecem através da conta da Fofura Pimenta no Instagram ou em bazares como o Pop Plus, maior feira de moda plus size do mundo. Nestas ocasiões, em dois dias de evento, Márcia chega a vender mais de 400 peças. A marca também confecciona acessórios sob encomenda,  especialmente para o tamanho da cliente, sem custo adicional.  Whatsapp: (11) 985072506.

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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