O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Solo emocionante apresenta órfão rememorando o pai ausente

Solo emocionante apresenta órfão rememorando o pai ausente

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 8 de outubro de 2018 | outubro 08, 2018


O solo   Galo Índio mostra um órfão, que tenta retratar o seu pai ausente a partir de poucos fragmentos que se alojaram em sua memória.  Na busca pelos contornos dessa figura paterna, sua própria infância emerge de sua memória e demonstra o quanto esse vazio foi determinante na construção da sua forma de ver e interagir com a vida.

A peça, com atuação e texto de  Rodolfo Amorim e direção de Antônio Januzelli (Janô), enfoca  as lembranças do ator e autor em relação à morte de seu pai e o silêncio criado em torno desse fato na sua infância.

foto: jonatas marques

O ator  (na imagem acima) pesquisou sobre a memória e as possibilidades de exploração da multiplicidade e transformações de uma narrativa. Entrevistas, relatos de pessoas próximas desse acontecimento e documentos ajudaram  na construção desse retrato.

Nesse jogo de rememoração, incomoda mais ao órfão sua necessidade de pensar o pai, feita de dificuldades, imprecisões e faltas, do que propriamente a morte em si.  O confessor conduz a plateia ao mundo invisível de sua história: à medida que precisa aliviar o fardo de sua criança e desse pai.

“Pensamos um procedimento que investigue e discuta não só o ato de estar só em cena, mas,  sobretudo,  de utilizar a própria história do ator/narrador, em seus limites de interprete e confessor,” explica Amorim.

foto: jonatas marques

A peça autobiográfica reconstitui a personalidade de um pai conservado e inventado no silêncio dos anos. A busca de detalhes para esse retrato, somada à dificuldade de traduzir em palavras as lembranças que restam de alguém que se foi, resulta nesse solo sobre a perda de um pai, conectada com as atuais formas de autorrepresentação e autoficcionalização.

Rodolfo Amorim tem formação em Arte Dramática. Desde 2007, orienta Núcleos de Pesquisa pelo Grupo XIX de Teatro, especialmente  em relação a novos atores e artistas parceiros. Em 2017 coordenou o Núcleo Invenção do Eu, uma vivência do público sobre as estruturas que formam as noções de identidade.

Integrou o grupo, Tablado de Arruar, participando dos espetáculos de rua: A Farsa Do Monumento e Movimentos Para Atravessar a Rua. Dirigiu esse grupo no espetáculo: Hamlet – Quem Vem Lá.

Serviço:

Galo Índio – De 13 de outubro a  11 de novembro.
Temporada: Sábados às 20h e domingo às 19h.
Ingressos: R$40 e R$20.
Classificação indicativa: 14 anos.
Capacidade: 40 lugares.
Vila Maria Zélia - Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e  dos Prazeres) – Belém. Tel.(11) 2081-4647

 Vendas: https://www.sympla.com.br/grupoxixdeteatro




dos Prazeres) – Belém. Telefone – (11) 2081-4647. Vendas - 
SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário