Dicas de alimentos saudáveis, lançamentos importantes, de
bebidas a comidinhas, frutas cobertas de chocolate, delicias do açaí, pratos à
base de alcachofra e até orientação de dieta para quem quer
parar de fumar sem ganhar muito peso. Confira isso e muito mais abaixo:
Pare de fumar sem engordar
Muitas pessoas que param de fumar acabam engordando. Isso acontece pela necessidade de
fazer algo com a boca e com as mãos, restando uma única saída: comer. Além disso, os
ex-fumantes ganham uma boa melhora no
paladar e no olfato, o que estimula o apetite.
O
Brasil é um dos países que mais reduziu o número de fumantes diários. Segundo pesquisa da revista britânica The Lancet, o país
teve uma queda de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. A
pesquisa foi feita entre o ano de 1990 e 2015.
“Ao
parar de fumar, os ex-fumantes utilizam os alimentos da mesma forma que utilizavam o cigarro, seja para lidar com o
estresse, escapar do tédio, da tensão ou como uma ajuda na integração social”,
explica Fernanda Alferes, nutricionista e responsável pelo controle de
qualidade da Uni Alimentos.
Segundo
uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário da USP, as pessoas que param de
fumar, ganham na maioria das vezes entre 3 e 4 kg aproximadamente, porém 10% dos ex-fumantes ganham uma quantidade
avantajada de peso. Além dos novos hábitos, a mudança de metabolismo e a
ansiedade são os principais fatores para as pessoas engordarem nesse período.
A
nutricionista explica que a alimentação balanceada é o primeiro passo para
evitar o ganho de peso durante o período de abstinência. “É preciso consumir
alimentos que possuam substancias importantes para o bom funcionamento do organismo.
Dessa forma, o metabolismo do ex-fumante voltará a ter uma normalidade e a
dieta não será mais um sacrifício”.
Os
principais alimentos na hora de iniciar a dieta são os ricos em vitaminas,
nutrientes e carboidratos. “Uma dica é ter horários fixos para as refeições. A
mandioca, além de ser rica em fibras - substância que transforma o carboidrato
em energia - também aumenta os níveis de
seretonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis
pela sensação do bem-estar”, explica a nutricionista
A
mandioca também pode ser encontrada nas tapiocas, em chips ou em receitas. “Ela
ainda conta com fonte de fibras e é
isenta de glúten. Auxilia a regular o funcionamento do intestino e traz
saciedade entre as refeições. Além disso, a tapioca pode substituir o pão no
café da manhã e os chips de mandioca podem ser o lanche perfeito no dia-a-dia”,
conclui Fernanda.
Frutas Cobertas de Chocolate
A Lindt, líder na categoria de chocolates premium no mundo, traz
ao Brasil a Sensation Fruit, linha de snacks que oferece uma combinação de
frutas cobertas com o chocolate amargo
Lindt.
Em formato de mini
balls, o lançamento chega nas
versões Blueberry & Açai; Orange &
Pink Grapefruit; Raspberry & Cranberry, em embalagens com 150g, por R$
44,90 cada, em todas as 34 lojas próprias da marca.
Desenvolvida pelos Maître Chocolatiers naSuíça, a linha reúne
duas das principais preferências globais em snacks: chocolates e frutas. Sucesso na
Europa, o lançamento é direcionado para consumidores que buscam algo saudável para saborear entre o intervalo
das refeições ou ao final de um longo dia de trabalho.
A versão Raspberry & Cranberry
traz a intensidade de framboesa e as notas sutilmente ácidas de cranberry. Já a Blueberry & Açai combina a doçura do mirtillo com o exótico sabor do açaí.
Finalmente a Orange & Pink Grapefruit é indicada para quem
gosta do sabor cítrico da laranja e toranja rosa.
Todas as versões contêm 34% de geleia feita através das polpas e
sucos das frutas, cobertos pelo marcante chocolate amargo fino da Lindt, 47%
cacau. Procure nas Lojas Lindt ou www.lindt.com.br
Saboroso Açai
A
Uni Açai produz o açaí que, apesar de ter origem na região Norte, faz sucesso em todas as partes do Brasil.
Na Amazônia, a fruta é bastante consumida como prato salgado, acompanhado de farinha e
peixe. Porém, foi na sua forma cremosa — que lembra um sorvete — que o
produto conquistou o gosto popular.
Além de saboroso, o açaí oferece diversos
benefícios para a saúde. É energético, ajudando na performance das atividades
físicas. Por seu caráter antioxidante, ajuda a manter as artérias saudáveis, melhorando
a circulação. O fruto também tem componentes que evitam o
envelhecimento precoce, deixando a pele e os cabelos mais bonitos.
O açaí possui ômega-9 e
ômega-6, substâncias que diminuem a concentração do colesterol ruim (LDL) e
aumentam a do bom (HDL). Ele conta ainda com alta concentração de ferro, que
evita anemia, e de fibras, fundamentais para um intestino saudável. Também previne os sinais de envelhecimento do
cérebro, e que ocasionam doenças como o Alzheimer. www.siteuniacai.com
|
Tempo de Alcachofra
A
temporada da alcachofra tem sua boa fase de setembro até novembro. A cidade de São Roque possui
90% do cultivo nacional da planta e dispõe de restaurantes com pratos
tradicionais nos quais ela é a grande estrela. Tal destaque proporcionou à
região uma variedade da flor produzida exclusivamente pela Embrapa Hortaliças,
a Alcachofra Roxa de São Roque, que ganhou uma nova cor para se adaptar bem ao
clima e solo local.
Segundo
a Associação de Produtores de Alcachofra
de São Roque, a perspectiva para a safra deste ano é positiva. “O inverno de
poucas chuvas resultou no clima perfeito para o cultivo da iguaria e promete
uma colheita de até 120 mil caixas, totalizando mais de 250 mil flores”,
afirma Leodir Ribeiro, diretor de
agronegócio da Prefeitura de São Roque.
A
Cantina Tia Lina, localizado na Estrada do Vinho, promove um cardápio especializado na flor
comestível, composto por pratos como
: Alcachofra ao
Alho e Óleo, Alcachofra Recheada, Coração de Alcachofra, Botões de Alcachofra à
Milanesa e Rondelli de Quatro Queijos com Alcachofra.
A chef
Carolina Sgueglia, filha da Tia Lina e herdeira do restaurante, lembra que, para
uma experiência gastronômica completa, não podem faltar as sobremesas. “A Alcachofra em Caldas e
a Alcachofra Crocante
podem ser degustadas até o final da temporada de Alcachofra”, avisa.
Localizado
na parte externa, o Empório do restaurante comercializa todas as variedades da alcachofra. Os patês,
antepastos e até mesmo a flor in natura são os principais produtos para levar
para casa.
Funcionamento:
sexta – 11h30 às 15h / sábados, domingos e feriados – 11h30 às 17h Endereço:
Estrada do Vinho, km 10 – Canguera, São Roque. Contato: (11) 4711-2018. http://www.cantinatialina.com.br
Jantar nas Alturas
Dinner in the Sky" está de
volta a São Paulo trazendo a melhor alta gastronomia, exclusividade e uma
experiência única. Até o dia 21 de outubro de 2018, convidados e demais
participantes poderão viver, aos cuidados de renomados chef's, uma experiência
gastronômica nas alturas. Na noite de 10/10, a chef convidada é Luiza Hoffmann.
chef luiza hoffmann |
Erguida a 50 metros com
capacidade para 22 pessoas, a estrutura de mais de 05 toneladas conta com
assentos que se movimentam 180 graus. Estes seguem rigorosas normas de
segurança, como por exemplo, os cintos de três pontas, comuns apenas em carros
de corrida.
Serão servidas refeições 4
cursos (Entrada fria/Entrada quente/Prato principal/Sobremesa), acompanhadas de
vinhos, cerveja e água. No cardápio escolhido por Luiza Hoffman, os
participantes degustarão ceviche de lichia, burrata, pupunha à carbonara, atum
selado na linhaça dourada com purê de banana da terra e parma crocante, além de
Twix de Jack Daniel's com flor de sal para a sobremesa.
A realização fica a cargo da
Agência Mestiça, proprietária da estrutura e do direito de uso da marca no
Brasil desde 2009, com a empresa de soluções em publicidade Hub 360 e a Lounge
Eventos.
Mais informações: www.dinnerinthesky.com.br
Crianças na Cozinha
Com o sucesso dos programas de gastronomia na tevê e com o
aumento da demanda de chefs de cozinha, muitas crianças passaram a demonstrar paixão pela culinária.
Para oferecer segurança e
praticidade para a petizada uma dica é usar
os produtos da Vemplast, empresa paulista que desde 2009 atua no
desenvolvimento de artigos de cozinhas industriais e utilidades domésticas.
A linha conta com cerca de 100
produtos fabricados em polipropileno, material que suporta temperaturas de
-10°C a 60°C - e em policarbonato, material de alta tecnologia e resistente ao
impacto e a temperatura. Os itens são versáteis, práticos e resistentes. Além
disso, são atóxicos e inodoros, não trincam, não lascam e não estilhaçam,
garantindo segurança para o uso doméstico e infantil.
“Nossos produtos substituem
materiais descartáveis com maior durabilidade, sem deformidades, manchas e
menos riscos de acidente para as crianças”, explica
Renata Cristina dos Santos Oliveira, diretora administrativa da Vemplast. Mais informações: www.vemplast.com.br
Cafés em barris
destilados
Nos últimos anos, o mercado de cafés especiais tem passado por intenso processo de difusão e crescimento no Brasil. Além da qualidade dos grãos nacionais, o trabalho de excelência de baristas de todo o país, que passaram a apostar em novas técnicas de torrefação e preparo, também contribuiu muito para o aperfeiçoamento da bebida.
Em Curitiba, um
dos principais centros de consumo de cafés especiais no país, o barista Marcelo
Franck abriu as portas da Espresso
Station, loja conceito de cafés especiais Franck´s Ultra Coffee. Para quem não
sabe, a marca é a única do país a produzir cafés maturados em barris de
destilados, entre eles barris de whiskey, cachaça, rum, tequila, além de uma
linha de cafés com lúpulo.
Entre os
destaques do café estão os grãos que passam por barris de Bourbon e de cachaça Amburana, e a linha
lupulada, com grãos infusionados a seco com lúpulo em flor. Todo o processo é
realizado antes da fase de torra.
“Nosso
grande diferencial são os cafés maturados ainda verdes em barris dos mais
variados destilados durante seis semanas, tudo em um processo minucioso que
visa, antes de tudo, a excelência da produção de cafés especiais. Na Espresso
Station, o público é surpreendido com bebidas exclusivas e sabores bem
peculiares”, comenta Marcelo Franck, que tem como sócia a empresária Andreia
Cania Bernardinetti.
Os cafés
maturados em barril são servidos em taças de cristal, pois eles apresentam
o famoso “bouquet”, aroma terciário obtido por meio do envelhecimento
controlado em barris de madeira. “Dessa forma, a experiência da
enologia em adotar taças contribui para a apreciação do aroma que, em
conjunto com o paladar, forma um sabor único”, detalha Marcelo.
Na
Espresso Station é possível encontrar, também, o cold brew de café maturado em
barril de whiskey, comercializado em pequenos growlers de 1 litro ou servido em
doses de 200ml em copo de whisky com decanter. Há também pacotes de cafés
especiais para quem quer levar os sabores exclusivos para casa. O local serve
ainda comidinhas doces ou salgadas que harmonizam perfeitamente com as bebidas
oferecidas.
A Espresso Station da Franck´s Ultra Coffee
fica na Av. Anita Garibaldi, 77, no Bairro
Ahú. Mais informações: www.fuc.com.br
Aromas florais no vinho
"Assim como os aromas de frutas, os florais são primários, resultantes do tipo de
uva escolhido para a elaboração do vinho. Identificá-los é sempre um desafio e uma brincadeira
divertida", explica Natália Cacioli, sommelière da Evino.
Abaixo ela enumera alguns tipos de vinhos que exalam
perfumes florais:
• Rosas:
O aroma de rosas é bastante comum no Valpolicella,
vinho tinto com denominação de origem controlada produzido na província de
Verona, na Itália, além de vinhos elaborados a partir das uvas Moscato,
Torrontés ou Nebbiolo.
Prima do Barolo, a região de Barbaresco origina
verdadeiras obras primas no Piemonte, norte da Itália. Miliasso foi feito sob
regras rígidas de produção, e o resultado é um vinho potente, com taninos
macios e excelente potencial de guarda.
• Rosas secas:
Principalmente encontrados em vinhos com a uva
Tempranillo, considerada a uva tinta mais importante da Espanha.
Anciano é um tinto de excelência que, devido à
passagem por barricas de carvalho, apresenta um buquê de aromas inesquecível e
traduz em goles macios e saborosos a personalidade versátil da Tempranillo.
• Violeta:
Comum em tintos mais leves e frescos, como Pinot
Noir, uva originária da França, mais especificamente da região da Borgonha, cultivada
há mais de dois mil anos e que produz alguns dos vinhos mais elegantes do
mundo, além da clássica Merlot, uma das uvas tintas mais usadas no mundo na
produção de vinho.
Este Pinot é a prova de que a uva, apesar de
exigente, se dá muito bem nos solos do sul da França. O Langevin surpreende por
seu custo-benefício e delicioso sabor de
frutas.
• Hibisco:
O aroma da flor de hibisco pode ser encontrado em alguns vinhos
Primitivos por aí. Vale citar que essa uva costuma ser muito apreciada pelos
brasileiros.
Uvas colhidas de vinhas plantadas na região da
Puglia são cuidadosamente manuseadas para que o mínimo de intervenção humana
fosse percebido no resultado final. Este Primitivo cheio de corpo e fruta não
passou nem um dia sequer por madeira.
Livro de Culinária Brasileira
A jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha lançou, pela Editora Alaúde, “Culinária brasileira, muito prazer”, que reúne o resultado de mais de cinco anos de pesquisa de nossas tradições e costumes.
Verdadeira “geografia da
alimentação no Brasil” – como destaca o prefácio de Daliana Cascudo, neta do
grande Luís da Câmara Cascudo –, o livro explora nossa rica gastronomia por
meio de ingredientes e pratos típicos de todas as regiões, além de mais de 170
receitas de grandes profissionais do país.
Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que
são a própria definição da cozinha brasileira (moqueca, pato no tucupi,
picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada,
mandioca e cachaça, apenas para citar alguns), sem deixar de lado as
influências europeias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer.
Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, a
autora contou com a colaboração de mais
de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria,
que cederam receitas autorais e releituras exclusivas.
O livro Culinária
brasileira, muito prazer: Tradições, ingredientes e 170 receitas de
grandes profissionais do país custa R$ 79,90
Mais
informações: www.alaude.com.br
Em
ritmo de Oktoberfest
A Mestre-Cervejeiro.com preparou suas lojas para comemorar a Oktoberfest. Entre os dias 5 e 27 de outubro, as unidades da rede terão música típica e uma extensa variedade de rótulos de estilos alemães, além das bolachas de chope personalizadas, preparadas especialmente para a ocasião. Além disso, a decoração temática é inspirada na tradicional Oktoberfest de Munique, que é a maior festa cervejeira do mundo.
“A Oktoberfest propaga a cultura alemã através
de folclore, tradições, memória, música, dança, gastronomia típica, entre
outras atrações”, explica Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede
Mestre-Cervejeiro.com. “Queremos levar a cultura dessa festa até mesmo para
cidades onde não há tradição do evento”, comenta ele.
Mestre-Cervejeiro.com
é a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil, com mais de 60
unidades em operação. Além do catálogo com mais de 3.500 rótulos de cervejas
artesanais nacionais e importadas, a rede também disponibiliza snacks
selecionados e produtos como bonés, camisetas, copos e taças. Mais
informações: www.mestre-cervejeiro.com
Baked Potato com nova identidade
restaurante do mooca plaza shopping |
A Baked Potato, restaurante especializado no preparo de batatas inglesas recheadas, lança novo posicionamento e imagem para a marca. Coordenada e liderada pelo Estúdio Colírio, a mudança faz parte do planejamento de negócios da marca, que visa se modernizar e conquistar novos públicos.
O trabalho para rebranding
(estratégia de marketing, em que uma organização altera elementos identificativos da marca para formar uma nova identidade)
culminou em novo conceito, nova arquitetura das lojas - projeto do
Estúdio Jacarandá, baseado na criação da Colírio - e identidade visual.
"Mantivemos a tradição da Baked Potato, que são 'Apaixonados por Batata'.
Trouxemos para o logo um ícone que representa a importância e o valor da
batata. Utilizamos novas cores, mas
mantendo o azul característico da empresa que está no mercado há 34 anos”, explica
Mariano, diretor criativo e sócio do estúdio.
“O objetivo desta grande
mudança é tornar a marca mais atrativa dentro do mercado gastronômico em que
está inserida, além de ser um ponto de partida para a expansão de novas lojas. Agora
nossos restaurantes reúnem um novo visual, que agrega cores e elementos
gráficos para reforçar o novo posicionamento ”, comenta Álvaro Carramaschi, diretor
da Baked Potato.
A primeira loja a exibir o novo conceito é o restaurante do
Mooca Plaza Shopping, que apresentou uma performance acima de 40% do esperado
no plano de negócio, um maior share no segmento em comparação com a
média da rede (73% da nova loja contra 62% da rede) e um ticket médio 8% maior
do que a rede.
Cerveja Medalha de Ouro
O World Beer Challenge, uma das mais prestigiadas premiações de cervejas do mundo, deu a 1906 Reserva Especial, da Estrella Galicia, a maior pontuação entre as mais de 500 marcas que participaram do concurso.
Quinhentos rótulos, dos quatro cantos do mundo, participaram
do concurso, mas apenas 36 obtiveram uma pontuação superior a 90 pontos, o
limite para alcançar a medalha de ouro.
A 1906 Reserva Especial obteve
maior pontuação (95,3). Em terceiro ficou a 1906 Red Vintage (95), também da
Estrella Galicia, empatada com a sua 'irmã', a 1906 Black Coupage.
A Estrella Galicia é uma
empresa 100% familiar, liderada por
Ignácio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que mantém a
tradição artesanal cervejeira desde 1906. Líder do Segmento Premium na Espanha
e com presença em mais de 40 países, comercializa Estrella Galicia, Estrella
Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e
1906 Black Coupage, mais conhecida como a “ovelha negra da família
Rivera”. https://estrellagalicia.com.br/
Vinho com gelo
O francês Jacques Tranier foi o responsável por criar o Rosé Piscine, vinho para beber com duas pedras de gelo.
Foi ao presenciar um garçom servindo vinho
rosé em taças de Cognac com gelo perto de Saint Tropez, na Côte d'Azur, durante
as férias de verão em 2003, que Jacques Tranier, CEO da vinícola francesa
Vinovalie, teve a ideia de criar um vinho para ser tomado com gelo –
refrescante –, porém que não ficasse
aguado e sem sabor. Surgiu daí o Rosé Piscine, feito com uva Négrettte.
Depois
da França, o Brasil é o maior mercado consumidor de Piscine no mundo, com
crescimento constante de 65% ao ano, desde quando foi importado pela primeira
pela Wine to You (W2U), em 2004. Além disso, é o vinho rosé francês mais
vendido em terras brasileiras.
"Quando
iniciaram as vendas de Rosé Piscine no Brasil, em 2014, foram comercializadas
em torno de 9 mil garrafas da bebida, apenas nos estados do Rio de Janeiro e
São Paulo. Quatro anos depois, estamos presentes em 17 estados brasileiros e
com expectativa de vender 200 mil garrafas em 2018 e 300 mil em 2019",
informa Walter Júnior, diretor da Wine to You, importadora exclusiva de Rosé
Piscine no Brasil.
Acaba
de ser lançada mundialmente a garrafa
Magnum de Rosé Piscine – com 1,5 litro, que marca os 15 anos da concepção da
bebida. O novo formato tem u visual mais impactante. O preço sugerido para o
consumidor final é de R$ 245,00.
Rosé
Piscine adapta-se perfeitamente a todas as ocasiões do dia para a noite, da
praia à mesa, sempre com gelo. O sabor é
extremamente frutado, com notas de lichia, rosas, morango e maior concentração
de açúcar, o que exige a adição do gelo, deixando-o mais equilibrado, mas sem
perder o sabor.
Atualmente,
são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos,
espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile.
Wine
to You (W2U) - Tel.: (11) 3122-9500 | (11) 94353-5739; www.winetoyou.com.br ; www.rosepiscine.com.br
Pão do Forno Integral
Comemorando 80 anos de história, a Wickbold vem apostando em lançamentos. Um dele é o Pão Do Forno 100% Integral, que amplia a linha de pães premium do tipo artesanal Wickbold Do Forno.
Segundo Pedro Wickbold, gerente da marca, “o novo pão reforça o DNA da
empresa na busca pelo bem-estar dos consumidores, oferecendo pães que atendem
às demandas por saudabilidade, sem abrir mão do sabor”.
Para Denise Pacheco,
especialista de produtos da marca, a
embalagem do lançamento também ganhou atenção especial. “Ela acompanha o sucesso da renovação da linha 100% integral, com uma comunicação que ressalta o principal atributo do pão e, ao mesmo tempo, facilita a percepção do consumidor nos pontos de venda”, explica a profissional. www.wickbold.com.br
embalagem do lançamento também ganhou atenção especial. “Ela acompanha o sucesso da renovação da linha 100% integral, com uma comunicação que ressalta o principal atributo do pão e, ao mesmo tempo, facilita a percepção do consumidor nos pontos de venda”, explica a profissional. www.wickbold.com.br
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