O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Do doce ao salgado: tudo de bom no universo da gastronomia.

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 11 de outubro de 2018 | outubro 11, 2018




Dicas de alimentos saudáveis, lançamentos importantes, de bebidas a comidinhas, frutas cobertas de chocolate, delicias do açaí, pratos à base de  alcachofra  e até orientação de dieta para quem quer parar de fumar sem ganhar muito peso. Confira isso e muito mais  abaixo:

Pare de fumar sem engordar


Muitas pessoas que param de fumar acabam  engordando. Isso acontece pela necessidade de fazer algo com a boca e com as mãos, restando uma única saída: comer. Além disso,  os ex-fumantes ganham  uma boa melhora no paladar e no olfato, o que estimula o apetite.

O Brasil é um dos países que mais reduziu o número de fumantes diários. Segundo  pesquisa da revista britânica The Lancet, o país teve uma queda de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. A pesquisa foi feita entre o ano de 1990 e 2015. 
“Ao parar de fumar, os ex-fumantes utilizam os alimentos da mesma forma que  utilizavam o cigarro, seja para lidar com o estresse, escapar do tédio, da tensão ou como uma ajuda na integração social”, explica Fernanda Alferes, nutricionista e responsável pelo controle de qualidade da Uni Alimentos.
Segundo uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário da USP, as pessoas que param de fumar, ganham na maioria das vezes entre 3 e 4 kg  aproximadamente, porém 10%  dos ex-fumantes ganham uma quantidade avantajada de peso. Além dos novos hábitos, a mudança de metabolismo e a ansiedade são os principais fatores para as pessoas engordarem nesse período.
 A nutricionista explica que a alimentação balanceada é o primeiro passo para evitar o ganho de peso durante o período de abstinência. “É preciso consumir alimentos que possuam substancias importantes para o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, o metabolismo do ex-fumante voltará a ter uma normalidade e a dieta não será mais um sacrifício”.
 Os principais alimentos na hora de iniciar a dieta são os ricos em vitaminas, nutrientes e carboidratos.  “Uma dica  é ter horários fixos para as refeições. A mandioca, além de ser rica em fibras - substância que transforma o carboidrato em energia -  também aumenta os níveis de seretonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar”, explica a nutricionista
 A mandioca também pode ser encontrada nas tapiocas, em chips ou em receitas. “Ela  ainda conta com fonte de fibras e é isenta de glúten. Auxilia a regular o funcionamento do intestino e traz saciedade entre as refeições. Além disso, a tapioca pode substituir o pão no café da manhã e os chips de mandioca podem ser o lanche perfeito no dia-a-dia”, conclui  Fernanda.

Frutas Cobertas de Chocolate


A Lindt, líder na categoria de chocolates premium no mundo, traz ao Brasil a Sensation Fruit, linha de snacks que oferece uma combinação de frutas cobertas com o  chocolate amargo Lindt.

Em formato de mini balls, o lançamento chega nas versões Blueberry & AçaiOrange & Pink GrapefruitRaspberry & Cranberry, em embalagens com 150g, por R$ 44,90 cada, em todas as 34 lojas próprias da marca.

Desenvolvida pelos Maître Chocolatiers naSuíça, a linha reúne duas das principais preferências globais em snacks: chocolates e frutas. Sucesso na Europa, o lançamento é direcionado para consumidores que buscam  algo saudável para saborear entre o intervalo das refeições ou ao final de um longo dia de trabalho.

A versão Raspberry & Cranberry traz a intensidade de framboesa e as notas sutilmente ácidas de cranberry.  Já a  Blueberry & Açai combina a  doçura do mirtillo com o exótico sabor do açaí. Finalmente a  Orange & Pink Grapefruit é indicada para quem gosta do sabor cítrico da laranja e toranja rosa.

Todas as versões contêm 34% de geleia feita através das polpas e sucos das frutas, cobertos pelo marcante chocolate amargo fino da Lindt, 47% cacau.  Procure nas Lojas Lindt ou www.lindt.com.br

Saboroso Açai


A Uni Açai produz o açaí que, apesar de ter origem na região Norte,  faz sucesso em todas as partes do Brasil. Na Amazônia, a fruta é bastante consumida como  prato salgado, acompanhado de farinha e peixe. Porém, foi na sua forma cremosa — que lembra um sorvete — que o produto conquistou o gosto popular.


Além de  saboroso, o açaí oferece diversos benefícios para a saúde. É energético, ajudando na performance das atividades físicas. Por seu caráter antioxidante, ajuda a manter as artérias saudáveis, melhorando a circulação.  O fruto  também tem componentes que evitam o envelhecimento precoce, deixando a pele e os cabelos mais bonitos.

O açaí possui ômega-9 e ômega-6, substâncias que diminuem a concentração do colesterol ruim (LDL) e aumentam a do bom (HDL). Ele conta ainda com alta concentração de ferro, que evita anemia, e de fibras, fundamentais para um intestino saudável.  Também  previne os sinais de envelhecimento do cérebro, e que ocasionam doenças como o Alzheimer. www.siteuniacai.com


Tempo de Alcachofra

A temporada da alcachofra tem sua boa fase de setembro  até novembro. A cidade de São Roque possui 90% do cultivo nacional da planta e dispõe de restaurantes com pratos tradicionais nos quais ela é a grande estrela. Tal destaque proporcionou à região uma variedade da flor produzida exclusivamente pela Embrapa Hortaliças, a Alcachofra Roxa de São Roque, que ganhou uma nova cor para se adaptar bem ao clima e solo local.
Segundo a  Associação de Produtores de Alcachofra de São Roque, a perspectiva para a safra deste ano é positiva. “O inverno de poucas chuvas resultou no clima perfeito para o cultivo da iguaria e promete uma colheita de até 120 mil caixas, totalizando mais de 250 mil flores”, afirma  Leodir Ribeiro, diretor de agronegócio da Prefeitura de São Roque.
A Cantina Tia Lina, localizado na Estrada do Vinho,  promove um cardápio especializado na flor comestível,  composto por pratos como : Alcachofra ao Alho e Óleo, Alcachofra Recheada, Coração de Alcachofra, Botões de Alcachofra à Milanesa e Rondelli de Quatro Queijos com Alcachofra. 
A chef Carolina Sgueglia, filha da Tia Lina e herdeira do restaurante, lembra que, para uma experiência gastronômica completa, não podem faltar as sobremesas. “A Alcachofra em Caldas e a Alcachofra Crocante  podem ser degustadas até o final da temporada de Alcachofra”, avisa.
Localizado na parte externa, o Empório do restaurante comercializa  todas as variedades da alcachofra. Os patês, antepastos e até mesmo a flor in natura são os principais produtos para levar para casa.
Funcionamento: sexta – 11h30 às 15h / sábados, domingos e feriados – 11h30 às 17h Endereço: Estrada do Vinho, km 10 – Canguera, São Roque. Contato: (11) 4711-2018. http://www.cantinatialina.com.br
Jantar nas Alturas


Dinner in the Sky" está de volta a São Paulo trazendo a melhor alta gastronomia, exclusividade e uma experiência única. Até o dia 21 de outubro de 2018, convidados e demais participantes poderão viver, aos cuidados de renomados chef's, uma experiência gastronômica nas alturas. Na noite de 10/10, a chef convidada é Luiza Hoffmann.

chef luiza hoffmann
Erguida a 50 metros com capacidade para 22 pessoas, a estrutura de mais de 05 toneladas conta com assentos que se movimentam 180 graus. Estes seguem rigorosas normas de segurança, como por exemplo, os cintos de três pontas, comuns apenas em carros de corrida.

Serão servidas refeições 4 cursos (Entrada fria/Entrada quente/Prato principal/Sobremesa), acompanhadas de vinhos, cerveja e água. No cardápio escolhido por Luiza Hoffman, os participantes degustarão ceviche de lichia, burrata, pupunha à carbonara, atum selado na linhaça dourada com purê de banana da terra e parma crocante, além de Twix de Jack Daniel's com flor de sal para a sobremesa.

A realização fica a cargo da Agência Mestiça, proprietária da estrutura e do direito de uso da marca no Brasil desde 2009, com a empresa de soluções em publicidade Hub 360 e a Lounge Eventos.
Mais informações: www.dinnerinthesky.com.br

 Crianças na Cozinha



Com o sucesso dos programas de gastronomia na tevê e com o aumento da demanda de chefs de cozinha, muitas crianças  passaram a demonstrar paixão pela   culinária.   

Para oferecer segurança e praticidade para a petizada uma dica é  usar os produtos da Vemplast, empresa paulista que desde 2009 atua no desenvolvimento de artigos de cozinhas industriais e utilidades domésticas.

A linha conta com cerca de 100 produtos fabricados em polipropileno, material que suporta temperaturas de -10°C a 60°C - e em policarbonato, material de alta tecnologia e resistente ao impacto e a temperatura. Os itens são versáteis, práticos e resistentes. Além disso, são atóxicos e inodoros, não trincam, não lascam e não estilhaçam, garantindo segurança para o uso doméstico e infantil.

“Nossos produtos substituem materiais descartáveis com maior durabilidade, sem deformidades, manchas e menos riscos de acidente para as crianças”, explica Renata Cristina dos Santos Oliveira, diretora administrativa da Vemplast.  Mais informações: www.vemplast.com.br 

Cafés em barris destilados

Nos últimos anos, o mercado de cafés especiais tem passado por intenso processo de difusão e crescimento no Brasil. Além da qualidade dos grãos nacionais, o trabalho de excelência de baristas de todo o país, que passaram a apostar em novas técnicas de torrefação e preparo, também contribuiu muito para o aperfeiçoamento da bebida.

Em Curitiba, um dos principais centros de consumo de cafés especiais no país, o barista Marcelo Franck  abriu as portas da Espresso Station, loja conceito de cafés especiais Franck´s Ultra Coffee. Para quem não sabe, a marca é a única do país a produzir cafés maturados em barris de destilados, entre eles barris de whiskey, cachaça, rum, tequila, além de uma linha de cafés com lúpulo.


Entre os destaques do café estão os grãos que passam por barris de Bourbon e de cachaça Amburana, e a linha lupulada, com grãos infusionados a seco com lúpulo em flor. Todo o processo é realizado antes da fase de torra. 

“Nosso grande diferencial são os cafés maturados ainda verdes em barris dos mais variados destilados durante seis semanas, tudo em um processo minucioso que visa, antes de tudo, a excelência da produção de cafés especiais. Na Espresso Station, o público é surpreendido com bebidas exclusivas e sabores bem peculiares”, comenta Marcelo Franck, que tem como sócia a empresária Andreia Cania Bernardinetti.

Os cafés maturados em barril são servidos em taças de cristal, pois eles apresentam o famoso “bouquet”, aroma terciário obtido por meio do envelhecimento controlado em barris de madeira. “Dessa forma, a experiência da enologia em adotar taças contribui para a apreciação do aroma que, em conjunto com o paladar, forma um sabor único”, detalha Marcelo.

 Na Espresso Station é possível encontrar, também, o cold brew de café maturado em barril de whiskey, comercializado em pequenos growlers de 1 litro ou servido em doses de 200ml em copo de whisky com decanter. Há também pacotes de cafés especiais para quem quer levar os sabores exclusivos para casa. O local serve ainda comidinhas doces ou salgadas que harmonizam perfeitamente com as bebidas oferecidas.

A Espresso Station da Franck´s Ultra Coffee fica na Av.  Anita Garibaldi, 77, no Bairro Ahú. Mais informações:  www.fuc.com.br

Aromas florais no vinho


A Evino,  um dos maiores e-commerces e aplicativos de vinho do país, lembra que os aromas que encontramos nos vinhos não são adicionados à parte: eles surgem durante o processo de produção da bebida e durante a transformação da uva em álcool. Os florais, por exemplo,  costumam ser delicados e podem passar despercebidos pela falta de familiaridade com o cheiro.

"Assim como os aromas de frutas, os  florais são primários, resultantes do tipo de uva escolhido para a elaboração do vinho. Identificá-los  é sempre um desafio e uma brincadeira divertida", explica Natália Cacioli, sommelière da Evino.

Abaixo ela enumera alguns tipos de vinhos que exalam perfumes florais:

• Rosas:
O aroma de rosas é bastante comum no Valpolicella, vinho tinto com denominação de origem controlada produzido na província de Verona, na Itália, além de vinhos elaborados a partir das uvas Moscato, Torrontés ou Nebbiolo.

Prima do Barolo, a região de Barbaresco origina verdadeiras obras primas no Piemonte, norte da Itália. Miliasso foi feito sob regras rígidas de produção, e o resultado é um vinho potente, com taninos macios e excelente potencial de guarda.

• Rosas secas:

Principalmente encontrados em vinhos com a uva Tempranillo, considerada a uva tinta mais importante da Espanha.

Anciano é um tinto de excelência que, devido à passagem por barricas de carvalho, apresenta um buquê de aromas inesquecível e traduz em goles macios e saborosos a personalidade versátil da Tempranillo.

• Violeta:

Comum em tintos mais leves e frescos, como Pinot Noir, uva originária da França, mais especificamente da região da Borgonha, cultivada há mais de dois mil anos e que produz alguns dos vinhos mais elegantes do mundo, além da clássica Merlot, uma das uvas tintas mais usadas no mundo na produção de vinho.


Este Pinot é a prova de que a uva, apesar de exigente, se dá muito bem nos solos do sul da França. O Langevin surpreende por  seu custo-benefício e delicioso sabor de frutas.

• Hibisco:

O aroma da flor de hibisco  pode ser encontrado em alguns vinhos Primitivos por aí. Vale citar que essa uva costuma ser muito apreciada pelos brasileiros.


Uvas colhidas de vinhas plantadas na região da Puglia são cuidadosamente manuseadas para que o mínimo de intervenção humana fosse percebido no resultado final. Este Primitivo cheio de corpo e fruta não passou nem um dia sequer por madeira.

Livro de Culinária Brasileira 


A jornalista gastronômica Roberta Malta Saldanha lançou,  pela Editora Alaúde,  “Culinária brasileira, muito prazer”, que reúne o resultado de mais de cinco anos de pesquisa de nossas tradições e costumes.

Verdadeira “geografia da alimentação no Brasil” – como destaca o prefácio de Daliana Cascudo, neta do grande Luís da Câmara Cascudo –, o livro explora nossa rica gastronomia por meio de ingredientes e pratos típicos de todas as regiões, além de mais de 170 receitas de grandes profissionais do país.

 Roberta descreve comidas, bebidas e ingredientes que são a própria definição da cozinha brasileira (moqueca, pato no tucupi, picadinho, feijoada, virado à paulista, escondidinho, brigadeiro, cocada, mandioca e cachaça, apenas para citar alguns), sem deixar de lado as influências europeias e africanas que moldaram o nosso jeito de comer.

 Para ilustrar esta verdadeira enciclopédia gastronômica, a autora  contou com a colaboração de mais de 170 profissionais de cozinha, confeitaria, panificação e coquetelaria, que cederam receitas autorais e releituras exclusivas.

O livro Culinária brasileira, muito prazerTradições, ingredientes e 170 receitas de grandes profissionais do país custa  R$ 79,90
 Mais informações:  www.alaude.com.br

Em ritmo de Oktoberfest

A Mestre-Cervejeiro.com preparou suas lojas para comemorar  a Oktoberfest. Entre os dias 5 e 27 de outubro, as unidades da rede terão música típica e uma extensa variedade de rótulos de estilos alemães, além das bolachas de chope personalizadas, preparadas especialmente para a ocasião. Além disso, a decoração temática é inspirada  na tradicional Oktoberfest de Munique, que é a maior festa cervejeira do mundo.
 “A Oktoberfest propaga a cultura alemã através de folclore, tradições, memória, música, dança, gastronomia típica, entre outras atrações”, explica Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com. “Queremos levar a cultura dessa festa até mesmo para cidades onde não há tradição do evento”, comenta ele.
Mestre-Cervejeiro.com é a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil, com mais de 60 unidades em operação. Além do catálogo com mais de 3.500 rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas, a rede também disponibiliza snacks selecionados e produtos como bonés, camisetas, copos e taças. Mais informações:  www.mestre-cervejeiro.com
Baked Potato com nova identidade

restaurante do mooca plaza shopping

A Baked Potato, restaurante especializado  no preparo de batatas inglesas recheadas, lança novo posicionamento e  imagem para a marca. Coordenada e liderada pelo Estúdio Colírio, a mudança faz parte do planejamento de negócios da marca,   que visa se modernizar e conquistar novos públicos.

O   trabalho para rebranding  (estratégia de marketing, em que  uma organização altera  elementos identificativos da marca  para formar uma nova identidade) culminou em  novo conceito,  nova arquitetura das lojas - projeto do Estúdio Jacarandá, baseado na criação da Colírio - e identidade visual.


"Mantivemos a tradição da Baked Potato, que são 'Apaixonados por Batata'. Trouxemos para o logo um ícone que representa a importância e o valor da batata. Utilizamos novas cores,  mas mantendo o azul característico da empresa  que está no mercado há 34 anos”, explica Mariano, diretor criativo e sócio do estúdio.


 “O objetivo desta grande mudança é tornar a marca mais atrativa dentro do mercado gastronômico em que está inserida, além de ser um ponto de partida para a expansão de novas lojas. Agora nossos restaurantes reúnem um novo visual, que agrega cores e elementos gráficos para reforçar o novo posicionamento ”, comenta Álvaro Carramaschi, diretor da Baked Potato.

A primeira loja a exibir o novo conceito é o restaurante do Mooca Plaza Shopping, que apresentou uma performance acima de 40% do esperado no plano de negócio, um maior share no segmento em comparação com a média da rede (73% da nova loja contra 62% da rede) e um ticket médio 8% maior do que a rede.  

Cerveja  Medalha de Ouro

O World Beer Challenge, uma das mais prestigiadas premiações de cervejas do mundo, deu a 1906 Reserva Especial, da Estrella Galicia, a maior pontuação entre as mais de 500 marcas que participaram do concurso.

Quinhentos  rótulos, dos quatro cantos do mundo, participaram do concurso, mas apenas 36 obtiveram uma pontuação superior a 90 pontos, o limite para alcançar a medalha de ouro.

A 1906 Reserva Especial obteve maior pontuação (95,3). Em terceiro ficou a 1906 Red Vintage (95), também da Estrella Galicia, empatada com a sua 'irmã', a 1906 Black Coupage.

A Estrella Galicia é uma empresa 100% familiar,  liderada por Ignácio Rivera, membro da quarta geração da família Rivera, que mantém a tradição artesanal cervejeira desde 1906. Líder do Segmento Premium na Espanha e com presença em mais de 40 países, comercializa Estrella Galicia, Estrella Galicia 0,0% (versão sem álcool), 1906 Reserva especial, 1906 Red Vintage e 1906 Black Coupage, mais conhecida como a “ovelha negra da família Rivera”.  https://estrellagalicia.com.br/

Vinho com gelo


O francês Jacques Tranier foi o responsável por criar o Rosé Piscine, vinho para beber com duas pedras de gelo.

Foi ao presenciar um garçom servindo vinho rosé em taças de Cognac com gelo perto de Saint Tropez, na Côte d'Azur, durante as férias de verão em 2003, que Jacques Tranier, CEO da vinícola francesa Vinovalie, teve a ideia de criar um vinho para ser tomado com gelo – refrescante –,  porém que não ficasse aguado e sem sabor. Surgiu daí o Rosé Piscine, feito com uva Négrettte.

Depois da França, o Brasil é o maior mercado consumidor de Piscine no mundo, com crescimento constante de 65% ao ano, desde quando foi importado pela primeira pela Wine to You (W2U), em 2004. Além disso, é o vinho rosé francês mais vendido em terras brasileiras.

"Quando iniciaram as vendas de Rosé Piscine no Brasil, em 2014, foram comercializadas em torno de 9 mil garrafas da bebida, apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Quatro anos depois, estamos presentes em 17 estados brasileiros e com expectativa de vender 200 mil garrafas em 2018 e 300 mil em 2019", informa Walter Júnior, diretor da Wine to You, importadora exclusiva de Rosé Piscine no Brasil.

Acaba de ser lançada mundialmente  a garrafa Magnum de Rosé Piscine – com 1,5 litro, que marca os 15 anos da concepção da bebida. O novo formato tem u visual mais impactante. O preço sugerido para o consumidor final  é de R$ 245,00.

Rosé Piscine adapta-se perfeitamente a todas as ocasiões do dia para a noite, da praia à mesa, sempre com gelo. O sabor  é extremamente frutado, com notas de lichia, rosas, morango e maior concentração de açúcar, o que exige a adição do gelo, deixando-o mais equilibrado, mas sem perder o sabor.

Atualmente, são oferecidos cerca de 100 rótulos de vinhos, entre brancos, tintos, espumantes e roses, originários da Espanha, Itália, França, Hungria e Chile. 

Wine to You (W2U) - Tel.: (11) 3122-9500 | (11) 94353-5739; www.winetoyou.com.br ;   www.rosepiscine.com.br

Pão do Forno Integral


Comemorando  80 anos de história, a Wickbold vem apostando em lançamentos. Um dele é o Pão Do Forno 100% Integral, que amplia a linha de pães premium do tipo artesanal Wickbold Do Forno. 


Elaborado com farinha 100% integral e açúcar mascavo, o lançamento  é uma excelente fonte de fibras e ideal para uma alimentação balanceada, além de possuir características únicas, como maciez, sabor diferenciado e textura leve.


Segundo Pedro Wickbold, gerente da marca, “o novo pão reforça o DNA da empresa na busca pelo bem-estar dos consumidores, oferecendo pães que atendem às demandas por saudabilidade, sem abrir mão do sabor”.

Para Denise Pacheco, especialista de produtos da marca, a
embalagem do lançamento também ganhou atenção especial.  “Ela acompanha o sucesso da renovação da linha 100% integral, com uma comunicação que ressalta o principal atributo do pão e, ao mesmo tempo, facilita a percepção do consumidor nos pontos de venda”, explica a profissional.
www.wickbold.com.br



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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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