O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » CEO analisa o futuro da confecção brasileira

CEO analisa o futuro da confecção brasileira

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | setembro 22, 2025

 



O setor de confecção passa por uma transformação acelerada, impulsionada pela automação, inteligência artificial e mudanças no comportamento do consumidor. Mais do que produzir roupas, as empresas precisam agora dominar dados, inovar seus processos e construir relacionamentos autênticos com seus clientes.

Eduardo Cristian, CEO da Costurando Sucesso, empresa especializada em capacitação e consultoria para confecções, enumera três competências essenciais para o crescimento do setor até 2026: gestão de processos, leitura de dados e capacidade de adaptação rápida. “Não adianta apenas investir em tecnologia. É fundamental ter pessoas preparadas para transformar informação em ação”, sugere o executivo.

 

Nova lógica de consumo


Eduardo Cristian




O consumidor de moda deixou de buscar apenas preço ou estilo. Hoje ele quer se identificar com a marca, sentir pertencimento e enxergar propósito. Para acompanhar esse movimento, as confecções devem investir não apenas em qualidade de produto, mas também em comunicação emocional e modelos de negócio baseados em relacionamento contínuo. “Quem vende só produto e preço perderá espaço. Conexão é o que garante margem e fidelidade”, reforça Eduardo.

 

Pequenas confecções, grandes oportunidades

 

Mesmo com acesso limitado à tecnologia de ponta, as pequenas e médias confecções têm diferenciais estratégicos: agilidade e identidade própria. Para essas confecções, inovar não significa grandes investimentos, mas sim adotar práticas simples e eficientes, como reorganizar a produção, reduzir desperdícios, qualificar o atendimento ao atacadista e implementar métodos básicos de análise de custos.

 

Tendências até 2030

 




A Costurando Sucesso identifica quatro tendências que devem moldar o setor até o fim da década:

Sustentabilidade radical: deixará de ser diferencial e passará a ser obrigação.

Produção sob demanda e coleções enxutas: para reduzir estoques e riscos.

Integração digital total: marketplaces, canais próprios e omnichannel como padrão.

Valorização da mão de obra: com impacto direto na eficiência e no posicionamento no mercado.

Eduardo avalia que as empresas que souberem equilibrar eficiência produtiva e fortalecimento de marca vão prosperar. “Modelos baseados apenas em volume e sem propósito tendem a perder relevância. O futuro será de quem tem processos estruturados, identidade clara e conexão com o consumidor”, conclui.

Mais informações: https://www.costurandosucesso.com/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário