O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Paixão nacional, os paetês, agora sustentáveis, trazem clima de cor, brilho e festa para o verão

Paixão nacional, os paetês, agora sustentáveis, trazem clima de cor, brilho e festa para o verão

Written By Deise Sabbag on domingo, 10 de dezembro de 2023 | dezembro 10, 2023




A  Ponto Firme acaba de apresentar, no mezanino do Edifício Copan, sua coleção verão-2024,  com conceito  de férias e festas no litoral. O desfile, que contou com  o apoio da SPFW,  marca a estreia no Brasil da collab de Gustavo Silvestre e do suíço Kevin Germanier. 




Matéria-prima de escolha, os paetês sustentáveis,  foram produzidos artesanalmente  com resíduos plásticos cortados, moldados e pintados à mão, com 100% de reaproveitamento das sobras da produção. Algumas  criações, apresentadas com   adereços coloridos,  anteciparam  um gostinho da vibe de carnaval.

 



A coleção, rico laboratório de ideias para a moda,  priorizou tendências pilares da temporada: o artesanal, o brilho e as  transparências. Foram desfilados   25 looks,  desenhados por Gustavo Silvestre,  que contou com o suporte de Kevin Germanier, que   disponibilizou resíduos têxteis da confecção de sua marca. Os lançamentos contaram com  o reforço do trabalho de  artesãos alunos do Ateliê-Escola Ponto Firme e  com a parceria da têxtil Círculo.

Nada se perde, tudo se aproveita


Além dos paetês, outro destaque da marca é o  uso de   resíduos têxteis entrelaçados com crochê, com pontos mais abertos que originam silhuetas assimétricas em  peças construídas em telas.  Esse trabalho artesanal permite conectar resíduos plásticos e têxteis, resultando em  peças que ganham  incrível efeito de brilho  conforme o movimento do corpo. Tais  detalhes foram costurados um a um, com os fios  sutilmente cintilantes, da linha  Cordonê  da Círculo. 







A trilha sonora do desfile  resgatou o clima das festas eletrônicas dos anos 2000, com muito drum’n bass,  estilo oriundo da periferia.  Também representantes da periferia paulistana,  jovens do coletivo de moda Artesanato Chave contribuíram   com alguns bonés e chapéus desfilados. “É importante darmos esse apoio para que eles sejam vistos como  artistas que são”, comenta Silvestre.

Sintonia de estilistas




Kevin e  Gustavo.
 Foto: divulgação.


Gustavo e Kevin são dois designers de moda nascidos em países com realidades bastante distintas, mas  ambos  praticam a sustentabilidade social e ambiental nos processos de moda.  Juntos, os estilistas já desenvolveram coleções para duas edições da Paris Fashion Week e trouxeram a   mesma  sinergia  para este desfile  junto ao São Paulo Fashion Week.  




Esta é  a  primeira vez que uma collab desses parceiros  é apresentada no Brasil. “É  impressionante nossa  sintonia  em relação a  valores sustentáveis e sociais e também ao conceito do tecido intercalado  com   crochê,  que resulta em  movimentos, texturas e tramas únicas”, observa Silvestre. 




No casting, a  drag queen Halessia arrasou  com  seu estilo peesonalizado. O styling (perfeitinho) foi  assinado por Dudu Bertholini. Sandálias de tiras de couro no estilo plataforma (com salto da mesma altura em todo solado) e detalhes florais complementaram os looks.




Fotos: Lucinda Bastos.


Em tempo: o desfile contou com a participação de    egressos do sistema prisional e alunos do Projeto Ponto Firme em situação de vulnerabilidade social.



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário