O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Melhor padeiro do Brasil mistura física e arte para produzir pães especiais.

Melhor padeiro do Brasil mistura física e arte para produzir pães especiais.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 23 de outubro de 2023 | outubro 23, 2023

 



Eleito o Melhor Padeiro do Brasil 2023, Ramiro Murillo, que é formado em Física,  usa seus conhecimentos científicos   nas receitas que desenvolve no El Panadero, boulangerie que une  técnica, arte, paixão.

Dono de múltiplas   trajetórias,   que abrangem dança contemporânea, música e ciências, Ramiro conta que o chamado da Física foi irresistível ao descobrir a beleza da “mecânica dos fluidos” em um projeto artístico científico.  Em meio à vida acadêmica, ele aprofundou sua paixão pela dança contemporânea e pela música. Na época,  já era um bailarino profissional, apresentando-se  inclusive nos palcos franceses. Foi durante esse período que  dirigiu solos de dança inspirados em conceitos físicos e começou a aplicar princípios científicos na culinária.




Daí, vapt vupt: Ramiro transformou a panificação em um laboratório criativo, onde a física da fermentação, a química dos ingredientes e a arte de modelar a massa se fundem. “O padeiro tem que orquestrar a fermentação de milhões de bactérias e leveduras. Para  produzir pães artesanais de fermentação natural, com miolo aerado e macio e casca crocante, lanço mão de   todos os recursos disponíveis, incluindo controle de processos, porcentagem de ingredientes, balanças,  termômetros,  planilhas de Excel”, revela.




Embora não seja necessário saber fórmulas específicas de física, os princípios de elasticidade da matéria e influência da temperatura em reações químicas e biológicas são aplicados pelo padeiro.  “Hoje, uso a física na produção de pães   da mesma forma que a usava em meus solos de dança: com meu corpo e minha vivência. Fazer pão me permitiu colocar a mão na  massa  e deixar o corpo pensar”, conta.


Fotos: divulgação.


Ramiro também  usa a música na panificação, o que o faz se sentir um orquestrador de massas. “Não à toa larguei a ciência e fui ser bailarino. Eu precisava usar meu corpo, minhas emoções, e não somente meu intelecto. E fazer comida   me possibilita exercitar tudo isso e oferecer aquilo que eu mais gosto para agradar a outras pessoas”,  observa o padeiro.

A El Panadero fica na Rua Amália de Noronha, 251, no Pacaembu, e abre  de terça a sexta,  das 8 às 17h e aos sábados, das 8 às 13h. Informações:  www.elpanaderopao.com

 

 

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário