O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Luxo silencioso é a nova tendência do décor imobiliário

Luxo silencioso é a nova tendência do décor imobiliário

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 9 de novembro de 2022 | novembro 09, 2022




A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no país. Santa Catarina está na rota dos imóveis, principalmente no segmento de luxo. O litoral e a região norte do estado vêm liderando essa alta, conforme dados publicados recentemente pelo índice Fipe Zap.

Joinville, considerada a maior cidade do estado e responsável por alavancar o PIB de Santa Catarina, também tem crescido neste mercado. E os números evidenciam a tendência: as vendas de produtos de alto padrão aumentaram 51,7% em 2021, segundo dados da Associação das Marcas e Empresas de Luxo. Esse crescimento traz também um novo olhar para as tendências de arquitetura e decoração. Somado às práticas sustentáveis, ganha força o olhar para a ideia de luxo silencioso, que tem como base o aconchego e a simplicidade alinhados à sofisticação.




Esse conceito, amplamente difundido no mercado europeu, vem ganhando espaço no Brasil. A Daxo trouxe  essa ideia para Joinville, no decorado do empreendimento San Thiago. São 545 metros quadrados de muita personalização, mas mantendo um grau de harmonia com o edifício, em sua sobriedade e elegância. “Todo o projeto foi pensado para manter a proposta de residência suspensa, e o desafio principal sempre foi transformar a edificação em um lar, deixando o apartamento com uma atmosfera de casa”, explica Roberto Silva, diretor criativo da Casabá, escritório que assina o decorado.

 Harmonia e Coerência

O luxo silencioso é criado à partir da harmonia entre os elementos essenciais de um projeto, garantindo que o resultado final apresente coerência, fluidez, aconchego e elegância. As peças devem conversar entre si, discretas e complementares. O luminotécnico precisa ser mínimo, apontando caminhos, facilitando tarefas, ressaltando objetos de interesse. “O que está sendo mais utilizado e  valorizado agora é o luxo silencioso que a gente consegue sentir quando entra no ambiente, sem precisar ter muitos adornos, muito dourado ou muitos elementos”, completa Roberto Silva.




Com a intenção de trazer acolhimento, optou-se por uma paleta de cores neutras. Em acordo com o conceito do apartamento, os contrastes ficaram por conta das texturas. A ambientação é rica em materiais naturais e objetos artesanais, compondo com o mobiliário de linhas limpas. “Temos a textura na parede, muita lâmina de madeira natural, rugosidade nas pedras das bancadas e um paisagismo exuberante nas varandas”, pontua Roberto.


 



“A soma do artesanal,  dos materiais naturais empregados, da paleta suave e da alta tecnologia (automação e eletros premium), resulta num luxo silencioso mas ainda assim palpável, perceptível”, explica o designer que assina o projeto de interiores do decorado.

 Ainda alinhado ao luxo silencioso, o projeto traz o design biofílico, aproveitando a afinidade com a natureza e criando ambientes onde as pessoas possam viver e compartilhar memórias, melhorando o desempenho e o bem-estar físico e mental.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário