O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Feira apontou novidades para o preparo do pão nosso de cada dia

Feira apontou novidades para o preparo do pão nosso de cada dia

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 22 de julho de 2022 | julho 22, 2022



Tradicional feira de negócios voltada para a  panificação, confeitaria e food business, a   Fipan  reuniu, este mês,  350 expositores e cerca de 400 marcas, no Expo Center Norte, em São Paulo.




Para se ter uma ideia da importância desse segmento, basta atentar para esses números: a panificação e confeitaria representam  2% e  
o food service  10% do PIB nacional brasileiro com cerca de  70 mil padarias em atividade. O faturamento é expressivo: R$ 61,65 bilhões com produtos de fabricação própria e de  R$ 38,35 bilhões com itens de revenda.




Rui Gonçalves, presidente do Sampapão, organizador do evento, lembra que esta edição  contou com a participação de empresas  da Itália, China, Holanda, Portugal, Bélgica, França, Equador, Espanha e Alemanha. “foi a hora e a vez   da retomada,  com muitas novidades e aprendizado para quem quer empreender no ramo. A feira mostrou as tendências para o próximo ano e promoveu debates sobre  as mudanças causadas pela  pandemia”, explica Gonçalves.




Os eventos paralelos,  realizados durante a FIPAN, atraíram  milhares de profissionais em busca de novas técnicas para  ampliar e modernizar o seu negócio. A feira  contou com arenas para todos os setores  atendidos. A  do Confeiteiro, por exemplo,  focou na confeitaria profissional, oferecendo aulas práticas ministradas por chefs internacionais. A do  chocolate e tudo o que envolve o cacau foi uma das mais concorridas. Já a da   Pizza destacou a farinha italiana e o que a pizza daquele país europeu tem diferente da nossa.




Por fim, a   Arena do Pão  promoveu  um campeonato inédito de panificação, com júri composto por renomados  profissionais do Brasil, e coordenado pelo mestre Johannes Roos.

Novidades Mil




A Fipan mostrou  tudo para o setor: desde   utensílios, uniformes e maquinário até a fabricação dos produtos e embalagens. Dentre as inúmeras novidades apresentadas, alguns  destaques:




- padarias estão investindo forte  no pão de fermentação natural. Ao aumentar o número de bactérias benéficas no intestino,  ele  contribui para a digestão, melhorando o equilíbrio da flora intestinal

- novas massas e pré misturas para o preparo de pães

- farinhas especiais para pizza,  como a integral, com mais sabor, aroma e cor-  massa isenta de glúten e lactose e massa desidratada

- base de massa para produtos veganos

- fatiadora de pães,  que permite padronizar as fatias em qualquer formato de pão

- caneta em gel à base de açúcar, indicada  para escrita, contornos e desenhos,  facilitando a  decoração de bolos

- balança de autoatendimento com inteligência artificial, que identifica o produto que está sendo pesado

- chá de cereja de café, com as mesmas propriedades dele, mais frutado

- shoyu de coco, capuccino de coco

- embalagens forneáveis totalmente recicláveis, em formatos diferentes, com especiais para pão de metro retrátil

- forno rotativo que permite que  os pães que estão sendo assados sejam  visualizados pelos clientes.


Mais informações: www.fipan.com.br

 



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário