O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Era uma vez uma coleção inspirada em lendas e crenças japonesas

Era uma vez uma coleção inspirada em lendas e crenças japonesas

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 8 de julho de 2022 | julho 08, 2022


 


Após dois anos em formato digital, a Casa de Criadores (CDC) comemora seus 25 anos na 50ª edição, realizada  de forma presencial, em novo espaço, o Super Loft, localizado na Rua Venceslau Brás,61, Sé, na cidade São Paulo.  Semana de moda autoral,  o  evento segue como plataforma para experimentações têxteis, com destaque para as  imersões pessoais  da marca Shitsurei.




Para quem não sabe, Shitsurei significa grosseria, uma provocação contra padrões de submissão.  A marca que leva esse nome  produz pinturas no tecido e na pele. Marcella Maiumi, ilustradora e tatuadora, é responsável pelo projeto.  Lendas e crendices japonesas foram a inspiração para a nova coleção 23.

 



“Essa linha é a terceira  de uma trilogia que documenta minha relação com as gerações
da minha família materna. Nessa parte final, falo de um traço que, infelizmente, permanece.  Ele   é gélido, silencioso, e causa, assim como o fundo do mar, o surgimento de  Tomokazuki, um delírio dolorido, que me torna, a cada gelo, menos humana”, explica Maiumi.

 




Abaixo, suas explicações sobre as inspirações dos lançamentos:

Ama são mulheres enigmáticas do mar,  registradas pela primeira vez na mais antiga antologia japonesa do século 8. Tais jovens colhiam conchas de algas, além do abalone com pérolas, mergulhando em águas congelantes, por 2 minutos de cada vez.


Fotos: Marcelo Soubhia/
@agfotosite



Tomokazuki é uma lenda gerada por essas mulheres, espécie de doppelganger:  assume a aparência da ama que a vê, e rouba seu lugar no mundo. 

“Na maioria das vezes, as histórias de encontros com Tomokazuki são descartadas como alucinação ou delírio causado pelo estresse do mergulho profundo – alta pressão, falta de oxigênio, exaustão física e medo de ser arrastada e engolida”, conclui Maiumi.
Mais informações: 
www.shitsurei.shop;  e-mail: m.maiumip@gmail.com ;   Instagram: @shitsurei_


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário