O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Uma história de moda toda costurada com rendas nordestinas

Uma história de moda toda costurada com rendas nordestinas

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 2 de junho de 2022 | junho 02, 2022




Martha Medeiros estreou  no SPFW (São Paulo Fashion Week)  fazendo, no palco do Senac Lapa Faustolo,  uma retrospectiva de  sua história no universo artesanal  das rendas e bordados. As rendas que ela utiliza são  produzidas  por mais de 450 artesãs de comunidades nordestinas, que, além do vínculo empregatício, recebem  auxílios de educação e saúde do Projeto Olhar do Sertão, do Instituto Martha Medeiros.  





Na passarela,  a estilista explicou a data de cada  look desfilado, todos em preto ou branco ou ambas as cores, alguns modelos cedidos  por clientes fiéis da grife.  Martha também mostrou criações  que usam  sobras de renda. Inclusive era assim construído  o modelo que ela  usava.




A rendeira alagoana – que já vestiu nomes famosos como Beyoncé, Xuxa, Sofia Vergara - contou que iniciou-se na moda, ainda nos anos 60,   vendendo roupa de boneca,  na praia de Pajuçara, em Maceió. Um vestido branco, estilo xale, que  foi  a primeira peça da sua grife, abriu a apresentação.





O desfile seguiu com  outros modelos marcantes da carreira da estilista alagoana, como o vestido listrado preto e branco, com rendas pretas na barra da saia,  feito há 18 anos e um blazer de 10 anos atrás e um vestido de mais de  5 anos. O the end impactante do desfile  aconteceu quando a modelo Thalyta Pugliesi tirou o xale que exibia e, com a ajuda do maquiador Max Weber,   colocou um lindo  vestido preto coordenado com  véu  mantilha. “Minha filosofia é  investir na  roupa que é valorizada com o tempo”, explicou.


Fotos @ze_takahashi


O  casting heterogêneo incluiu   modelos plus size e trans. Os acessórios,  assinados por Rose Benedetti,   papisa brasileira das bijoux, incluíram peças douradas com pedras brasileiras, como topázio imperial, quartzo e água marinha. Muitas bijuterias  foram inspirados na  flor de mandacaru que, na visão da estilista,  simboliza resistência, porque, quando abre no sertão,  indica que vem  chuva.

@ marthamedeiros_oficial

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário