O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Vale assistir: peça aborda o peso do conformismo nas relações familiares.

Vale assistir: peça aborda o peso do conformismo nas relações familiares.

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 17 de junho de 2022 | junho 17, 2022



 Em nova temporada, o espetáculo Jardim de Inverno é adaptado do romance “Revolutionary Road” (1961), do escritor americano Richard Yates.  que originou o filme Foi Apenas Um Sonho(2008), e ilumina questões como o sufocamento dos desejos, o peso do conformismo, o desperdício das potências individuais em prol de uma “vida ideal” ditada por papéis sociais rígidos.

 

A direção é de Marco Antônio Pâmio (vencedor de três Prêmios APCA) e a adaptação dramatúrgica de Fabrício Pietro.  Os personagens  April e Frank são jovens e com seus dois filhos formam a família perfeita do idílico subúrbio americano dos anos 50. Mas, na verdade, se sentem reprimidos e aprisionados nessa realidade. Então April propõe um plano que irá colocar à prova seus limites.

 

O elenco é composto por Bianca Bin, Fabrício Pietro, Erica Montanheiro, Iuri Saraiva, Martha Meola, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim. A montagem estreou em 2019 e foi vencedora do Prêmio Bibi Ferreira (Categorias Melhor Atriz e Ator Coadjuvante em Peça de Teatro com Martha Meola e Iuri Saraiva) e do Prêmio APCA novamente com Iuri Saraiva na categoria de Melhor Ator.

 

A peça se passa numa época pré-feminista e levanta questões como a liberdade, os padrões de vida impostos pela sociedade e a sensação de sufocamento na vida familiar. A obra foi adaptada para o cinema (em português com o título Foi Apenas Um Sonho), protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. 

 

A trama retrata a vida cotidiana de April Wheeler (Bianca Bin) e seu marido Frank (Fabrício Pietro), um casal de classe média aparentemente feliz. A história revela momentos intensos da vida cotidiana deste casal que, ao cumprir as convenções sociais impostas,  reprimem seus mais profundos anseios. O espetáculo  apresenta a progressiva frustração que acomete os dois, conforme assistem a  vida passar como um amontoado de instantes sem sentido. 

 

“A obra é  atemporal, pois reflete  como nossos projetos de realização pessoal podem ser sufocados em nome da estabilidade social e financeira. Esse assunto não diz respeito a uma época específica, e sim à problemática humana”,  considera  o diretor Marco Antônio Pâmio.


 

fotos: danilo borges

April  elabora um plano romântico para se mudar com a família para Paris, onde será possível reavivar seu relacionamento com o marido. Bianca Bin, que  vive a protagonista,  comenta: “Fiz um estudo minucioso do texto e da pesquisa já realizada para montar o espetáculo com referências do contexto histórico, do romance de Yates e de  uma entrevista com o próprio autor. Também  invisto nas relações com os demais personagens, já que acredito no processo colaborativo”.

 

Já Frank tem um bom emprego,   mas muito tedioso, em Nova York. Inicialmente, ele fica entusiasmado com a ideia da esposa, mas, aos poucos, acontecimentos inesperados passam a alarmá-lo e a perspectiva de felicidade precisará ser negociada. 

 

Sonho americano

 

Para construir seu personagem, Fabrício Pietro inspirou-se nos modelos de família tradicional. “Fui criado em uma sociedade na qual a figura masculina tem obrigação de ser forte, provedora, chefe da casa e bem-sucedida. Vivemos num período de grande evocação social sobre as questões do feminino, na mídia, na cultura, portanto interpretar nos palcos qualquer figura masculina que esteja em embate com uma mulher em cena, exige cautela, para que a abordagem não caia em mera opinião panfletária”, expõe.

 

O casal não sabe se abre mão de seus verdadeiros desejos ou enfrenta o peso do conformismo. Eles descarregam suas frustrações um no outro e raramente compreendem o ponto de vista do parceiro, refletindo a desilusão do  “american way of life”. Mas, diante dos olhares de seus vizinhos, eles representam os pilares de tudo o que há de bom: são pessoas charmosas, contagiantes e especiais. 

 

Essa dicotomia entre a realidade (para o casal) e a ficção (para os vizinhos) faz com que a história seja um inquietante retrato da busca desesperada pela chance  de se fazer o que se quer para que tudo valha a pena. ‘Os personagens  representam papéis sociais, mas  entre quatro paredes a realidade  se distancia do que deixam transparecer para o mundo”, explica Pâmio.

 

Tal como uma tragédia grega, a obra gira ao redor das falhas morais de suas personagens centrais ao discutir temas como a liberdade, a autossabotagem para caber nas expectativas sociais, a distância entre a felicidade idealizada e a vida concreta, os modelos irreais de felicidade impostos pela sociedade, como o homem lida com o sucesso da mulher, seu desejo de autoafirmação e o medo diante de certezas questionadas.

 

 

SERVIÇO:

JARDIM DE INVERNO – Estreia dia 17 de junho de 2022 no Teatro  FAAP

TemporadaDe 17 de junho a 28 de agosto de 2022Sexta e Sábado, às 20h, e domingos, às 18h.            

Endereço: R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo

Ingressos: R$ 80 (inteira); R$ 40 (meia-entrada).

Venda online: https://teatrofaap.showare.com.br/

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário