O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Uma segunda chance para assistir a peça "Maria Thereza e Dener"

Uma segunda chance para assistir a peça "Maria Thereza e Dener"

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 27 de maio de 2022 | maio 27, 2022






Após temporada de sucesso no Teatro Eva Herz, a relação de amizade entre a célebre primeira-dama Maria Thereza Goulart e o famoso estilista Dener Pamplona de Abreu poderá ser vista, no Teatro UOL, com o espetáculo Maria Thereza e Dener,  de 3 até 26 de junho.

Dirigida por Ricardo Grasson, com idealização da atriz Angela Dippe, que divide a cena com Heitor Garcia, a adaptação teatral de José Eduardo Vendramini é livremente inspirada no livro de Wagner William Uma Mulher Vestida De Silêncio - A Biografia De Maria Thereza Goulart (Ed. Record, 2019).

O jornalista conseguiu reunir relatos inéditos sobre a vida pessoal da primeira-dama, esposa do ex-presidente João Goulart (1919-1976), a partir do acesso ao diário dela e de uma longa série de entrevistas feitas em 11 anos com a biografada e centenas de familiares, antigos funcionários, amigos e inimigos políticos. Esses fatos pessoais se misturam ao nefasto cenário político estabelecido no Brasil durante a época da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), acompanhado por Maria Thereza durante o exílio da família no Uruguai. 

 



“Wagner conta essa história de forma leve e envolvente.  Juntar Maria Thereza e Dener me pareceu uma maneira interessante de colocar esta história no palco e falar de moda, imprensa, fofocas, amizade e saudade, tendo como fundo esse momento histórico tão dramático”, conta a atriz Angela Dippe.

 

SINOPSE         

Além de costureiro particular, Dener se tornou conselheiro e preparador de Maria Thereza para a vida social obrigatória e digna da jovem primeira-dama mais bonita do mundo, frequentemente comparada a Jacqueline Kennedy.

A bela e sincera amizade entre Maria Thereza e Dener é usada em cena como um artifício para que o público possa revisitar historicamente a política brasileira desse período turbulento e pensar em suas consequências para o país até hoje.

“Ao colocar dois atores em cena, pretendi não só fazer alguma síntese possível daquele extenso período, como também elogiar a lealdade e a amizade entre duas figuras  da história do nosso país. Ela, nossa primeira-dama mais bonita, que evoluiu da ingenuidade própria da juventude para o duro amadurecimento trazido pelo longo exílio; ele, talentosíssimo criador da moda brasileira, grande nome nacional e internacional, consumido precocemente por seu enorme brilho pessoal”, revela o autor José Eduardo Vendramini.


Fotos: André Nery.

 

 “Trazer para os palcos a história de Maria Thereza e Dener não é só narrar um lindo e marcante encontro, entre a ex-primeira-dama do Brasil e seu estilista, mas sim, contar a profunda e verdadeira amizade que havia entre os dois. Por meio de um recorte cênico, um estúdio/atelier moderno e arrojado, dois atores que se encontram para dar vida a estes personagens, recriaremos,  através dos objetos, dos figurinos, da iluminação e sonoplastia, a atmosfera dos anos 60”, acrescenta o diretor Ricardo Grasson sobre a encenação.

 

Ficha Técnica: 

Texto: José Eduardo Vendramini. Direção: Ricardo Grasson. Atores  Angela Dippe e Heitor Garcia. Cenografia: Ricardo Grasson. Figurinos e adereços: Rosângela Ribeiro. Visagismo: Dicko Lorenzo. Produção: Nosso Cultural e Maria Flores Produções Culturais.  Idealização: Angela Dippe.

Serviço:

MARIA THEREZA E DENER 

De 3 a 26 de junho de 2022 - Sextas às 21h. Sábados e domingos à 20h.

Teatro UOL

Avenida Higienópolis, 618 – Shopping Pátio Higienópolis – Piso Terraço, São Paulo.

Bilheteria: (11) 3823-2323 / 3823-2423 / 3823-2737

Ingressos: R$ 80,00 (setor 1) e R$ 60,00 (setor 2)

https://teatrouol.com.br/event/maria-thereza-e-dener/

Assinantes do Clube Folha, Clube UOL ou outras promoções do Grupo Folha, terão desconto de 50%  nos valor dos ingressos.

 

 

  

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário