O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Guardiã do luxo e fada das cabeças, Sabrina já fez chapéus até para Lady Di

Guardiã do luxo e fada das cabeças, Sabrina já fez chapéus até para Lady Di

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 | dezembro 08, 2021



Chamada carinhosamente de guardiã do luxo ou fada das cabeças, desde  1975, quando  abriu seu ateliê e até hoje, Sabrina Grebinski se dedica,   com amor e disciplina, ao ofício de criar chapéus para grandes    festas e eventos  requintados,   como  o Grande Prêmio do Jockey Clube.

Nos países europeus, esse acessório ainda  é bastante usual  em comemorações  chiques e até nas ruas, nas temporadas de  frio.  Já em nosso país tropical é menor o número de   pessoas  que recorrem  a esse artifício  charmoso e elegante.  Mas Sabrina é uma das raras profissionais do ramo  que resiste, confeccionando modelos para uso pessoal ou  para  desfiles, novelas, filmes e teatro.

De modelo a chapeleira

 

cores vibrantes


No verdor dos seus 14 anos, no auge dos anos 50,  ela  começou seu currículo profissional  trabalhando  como  modelo.   Ao lado de contemporâneas como Eugênia Fleury e Mila Moreira, desfilou  para a Rhodia e algumas  grifes do Rio de Janeiro. Foi aí que caiu de amores   pelos  chapéus que  usava nas passarelas.

Aos 35 anos, ela se mudou  para São Paulo, onde durante uma década  exerceu a função de ajudante na  chapelaria da vienense Madame Olly.  Nesse ateliê.  aprendeu os primeiros segredos do ofício.  Quando se casou com o médico de ascendência libanesa Gilberto Acar foi com ele  para Paris e passou a se aperfeiçoar  com a  grande chapeleira Solange Brathow, que a  ensinou detalhes importantes como  trabalhar a palha,  fazer flores e obter tingimentos perfeitos.  


tingimento perfeccionista

Ao longo de sua carreira,  Sabrina produziu  chapéus para os mais importantes desfiles da alta-costura,  como os de Clodovil, Amalfi, Dener,  José Nunes,  Guilherme Guimarães e Souto Maior. 


Produção Artesanal


roxo faz a cabeça das jovens


Gabada é como se chama a pancada que se dá no chapéu para que amasse, apresentando curvaturas.  Pois a gabada de Sabrina aconteceu graças aos saberes aprendidos  com grandes profissionais da área. Ao sentir-se pronta,  investiu em  loja própria.   


sabrina grebinski


O trabalho é extenuante para seus 83 anos, por isso ultimamente
 ela vem  reduzindo  o atendimento para noivas, mas continua enchapelando madrinhas.   A rotina  começa bem cedo, já que  a produção é toda  manual.  Os moldes dos chapéus – em materiais como  crinol,  feltro,  palha -    ainda são feitos diretamente em  150  formas de madeiras bem antigas. As flores são criadas manualmente. O tingimento,  em  cores diferenciadas, como verde bandeira, roxo, amarelo, vermelho, azuis,   é feito com esmero visando o perfeccionismo.


Até Lady Di usou seus chapéus


marta no seu segundo casamento


A ex-prefeita Marta Suplicy se casou com chapéu feito por Sabrina. Outra cliente fiel, a   embaixatriz Lucia Flecha de Lima,  a apresentou à icônica  princesa Diana, de quem era muito amiga. Ela acabou confeccionando 4 modelos para a inesquecível Lady Di.  “É preciso personalidade e atitude para carregar um chapéu. A  realeza britânica inspira  as mulheres a usarem esse ornamento que  tão bem complementa e valoriza a elegância  feminina”, pontua Sabrina.


lady di


A respeitada profissional lembra que, hoje,   os  exagerados modelos volumosos do passado cederam   espaço para o fascinator, que é menor, mais discreto e não esconde o penteado.  “Essa versão é a preferida da princesa Kate Middleton, que é esbelta,   tem o  rosto miúdo e sempre surpreende pelo bom gosto e  acerto nos seus looks”, ressalta.



kate middleton


Como o trabalho de Sabrina é 100% artesanal,  as encomendas devem  ser feitas com  três meses antecedência.  Mas,  considerando que  90 %  das mulheres usam  chapéus somente uma  vez na vida,  o ateliê  – localizado na av.  Ceci, 428, no bairro Planalto Paulista, em São Paulo -   disponibiliza de  grande acervo para    aluguel. O  local ainda oferece serviços de manutenção e restauro desses adornos.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário