O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Nas horas vagas, empresário reúne memórias do esporte nacional e mundial

Nas horas vagas, empresário reúne memórias do esporte nacional e mundial

Written By Deise Sabbag on sábado, 18 de dezembro de 2021 | dezembro 18, 2021



A palavra memorabília define objetos, feitos/fatos  ou  momentos que ficam guardados na nossa memória. É, enfim, uma coleção de objetos memoráveis que alguém conserva porque contam uma  história ou porque pertenceram a pessoas famosas ou  ainda por serem  marcos de eventos importantes.


camiseta assinada por maradona


Desde a adolescência,  Ricardo Thamer cultivou o hábito de colecionar artigos, matérias   e curiosidades sobre  personalidades do mundo esportivo.  Hoje, em seu numeroso acervo,  constam  itens de tiragem limitada, a maioria devidamente autografado ou certificado.

 

embarque da seleção de 58, rumo à Suécia,
com assinatura manual de Zagallo


Ele já  acumula milhares de objetos, como camisas, calçados, luvas, bolas, flâmulas, tênis/chuteiras,  assinadas por campeões, medalhistas olímpicos e atletas que ajudaram ou ainda ajudam a escrever  a cronologia do esporte. 


luva assinada por eder jofre


Atuando como empresário no ramo financeiro e como colecionador  nos momentos livres, Thamer  conta que  sua intenção  é resgatar a história do esporte nacional e mundial, armazenar  e honrar as conquistas  de campeões mundiais, olímpicos e recordistas de várias modalidades,  preservando um pouco do glorioso  universo esportivo.   


regata usada e firmada
 pelo velocista  usain bolt


Figuram no perfil thamer­_collection, entre outros nomes, Mike Tyson (com quem o colecionador aparece na imagem que abre esta matéria), Federer, Guga, Magic Johnson, Zico, Ayrton  Senna, Eder Jofre, Maradona e Pelé. 



camiseta autografada
pelo grande zico


As peças colecionadas são, na maioria, match worn (também chamadas de game used), ou seja foram realmente usadas em competições pelos atletas.   
Um dos xodós dessa coletânea é o uniforme completo que  Roger Federer usou quando conquistou  torneios da ATP (Association of Tennis Professionals).




imagem autografada de schumacher
dirigindo sua ferrari nos anos 80



Legendando as fotos das postagens   desse repertório   de raridades, o colecionador   apresenta,  com estilo particular e bem didático,  a biografia e as façanhas de cada atleta  mencionado.  


bola assinada por oscar schmidt,
o "mão santa" do basquete


Pensando no  futuro, ele vem treinando um chute alto: quer transformar seu acervo em um concentrado, mas bem precioso, museu do esporte.   Confira nas redes sociais: https://www.instagram.com/thamer_collection e facebook.com/ricksportsgram

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário