O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Novidades em flores e plantas e lançamento de projetos para os produtores

Novidades em flores e plantas e lançamento de projetos para os produtores

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 25 de outubro de 2021 | outubro 25, 2021



Este ano, a Veiling Market, feira de negócios da mais importante cooperativa de flores do Brasil – a Veiling Holambra - foi realizada  em formato híbrido, promovendo o contato direto entre os produtores associados com os mais de 600 clientes ativos, entre eles os principais atacadistas de todo o Brasil, floriculturas, redes de autosserviço e garden centers.

Além de apresentar os novos produtos e  tendências do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil, o evento  propiciou a realização de negociações diretas entre compradores e produtores cooperados, a médio e longo prazos. Essa feira de negócios permite, também,  obter um feedback do mercado e identificar as tendências e nichos comerciais para oportunizar novos negócios”, explica Jorge Possato,  CEO da Cooperativa Veiling Holambra (CVH).

Por meio desta negociação direta, os compradores podem fazer reservas ou compras antecipadas das produções de flores e plantas para garantir bons preços, independentemente das oscilações de mercado  


Atração do Novo





Entre as novidades apresentadas pelos produtores destaque para  o gerânio Maverick (Flora Hiranaka) e a begônia Maculata,  caracterizada por folhas alongadas e assimétricas, verdes na parte frontal e vermelhas no verso, com várias e charmosas bolinhas brancas, da Flora Fujimaki.

A Flora Okubo apresentou as suculentas Monanthes Polyphylla (tufadas, com até 12 centímetros de altura e com pequenas rosetas de muitas folhas), o Kalanchoe Beharensis in nauta e colours (tipo arbustivo, com crescimento que pode atingir até 2 metros de altura, caule fino e comprido e folhas aveludadas com formato triangular de bordas recortadas e enrugadas) e a echeveria Dionysos Colours, com folhas verdes e carnudas com bordas que variam do marrom escuro ao vermelho.




O Sítio Salland destaca a Coprosma, conhecida como “planta-espelho”, em três variedades de cores e em porta vasos variados. Trata-se de uma espécie arbustiva, lenhosa e de folhagem ornamental, nativa da Nova Zelândia. No estande do Rancho Raízes, poderá ser encontrada a Cúrcuma (conhecida como “Açafrão da Cochinchina”, essa planta perene mede entre 50 cm e 1 m de altura).

A Flor Balão (Platycodon grandiflorus), uma flor do campo originária do Japão e da Coreia do Sul,  que foi melhorada geneticamente para ser cultivada em vaso, é a novidade do Sítio Três Estrelas. A flor ganhou esse nome pelo formato do seu botão que se enche de ar e se colore de azul, branco ou rosa. Após estar completamente “cheio”, é mágico acompanhar a abertura das flores.

O produtor Joost apresentou as Euphorbia Miliianas,  novidade para o setor de jardinagem. Popularmente conhecidas como coroa-de-cristo,  foram selecionadas geneticamente por serem compactas e possuírem várias cores, como branca, amarela, vermelha, rosa e bicolor. Outra novidade são os kalanchoes bicolores com cores intensas e extravagantes e cultivadas nos potes 11 e 15 e na cuia 21 cm.




Por fim, a Acosta Plantas incluiu em seu portfólio a Calathea Orbifolia, produzida no pote 23, e a Fazenda Terra Viva lança o buquê “Petit”, bem menor do que os tradicionais. Ele cabe na palma da mão e traz elegância e sofisticação no conjunto das flores de corte inovadoras, duráveis, modernas e diferentes, como a Craspédia, Limonium, Eryngium, Pagoda, além de diversas outras flores do campo.

Projetos “Colours” e “Plante ar puro”

Este ano, a Cooperativa contou com  dois estandes especiais para o reposicionamento e relançamento dos projetos “Plante Ar Puro” e “Colours”, com  debates e palestras que puderam ser acompanhadas  ao vivo e on line. O Projeto Colours cria uma nova concepção técnica e educativa sobre as plantas e flores colorizadas,  uma tendência mundial acentuada neste momento de renascimento e superação. Alinhada com os movimentos internacionais do consumo, a CVH estabelece, com esse projeto, a sua linha ética, tecnológica e ambiental para a oferta de flores e plantas colorizadas, garantindo  segurança, qualidade e inocuidade dos processos e materiais empregados na colorização.

Os produtos oferecidos estão sendo testados em experimentações científicas no Centro de Testes da CVH e seus resultados serão amplamente divulgados em publicações da área. Além disso, os produtores interessados nessa tendência terão seus processos e produtos registrados, controlados e avaliados, com a garantia de total inocuidade às plantas, às pessoas e ao meio ambiente. Para tanto, a CVH já implantou processos e procedimentos de registro, controle, análise, certificação de qualidade e conformidade de todas as flores e plantas incluídas na categoria.

Já o Projeto “Plante Ar Puro”,   materializada no portal “Inspire Veiling” (http://inspire.veiling.com.br/plante-ar-puro/), apresenta uma nova concepção técnica e educativa para a informação, sensibilização e educação dos consumidores a respeito do convívio com as flores e plantas ornamentais e sobre a saúde e bem-estar proporcionados por essas práticas.

O conteúdo inclui narrativas baseadas em resultados de pesquisas científicas internacionais sobre os benefícios da presença das flores e das plantas ornamentais sobre o ambiente, especialmente na purificação do ar. Além disso, explora o conhecimento sobre os efeitos das flores e plantas na diminuição da ansiedade e do estresse e nos estímulos à harmonia, ao equilíbrio, à concentração mental e à saúde em geral.   Mais informações: tel. (19) 3802-9200.


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário