O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Maison Legeron é culpada pela beleza das flores e plumas de ateliês franceses

Maison Legeron é culpada pela beleza das flores e plumas de ateliês franceses

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 5 de outubro de 2021 | outubro 05, 2021



O Atelier Bruno Legeron produz plumas e flores artificias desde 1727. Essa casa  trabalha essencialmente para  grandes marcas de haute-couture e de prêt-à-porter,  como, Chanel, Saint Laurent,  Balmain, Dior, Givenchy, Celine, Dries Van Noten, Louboutin, Jimmy Choo, Ungaro, Givenchy.   





A reconhecida maison parisiense já produzia camélias antes mesmo dessa flor virar  uma assinatura da Chanel.    Bruno orgulha-se da magnitude de seu trabalho, e regularmente recebe pedidos para criar novas camélias para a Chanel. Esse   símbolo da marca já foi transformado em colares, broches e até vestidos de noivas.   




Ainda falando em flores, o ateliê  criou  a  papoula  de tom vermelho intenso para a maison Kenzo Takada ,  símbolo esse que foi adicionada  a diferentes  produtos da grife, especialmente aos perfumes da linha Flower by Kenzo.

Na oficina, artesãos habilidosos costuram,  com total perfeição e paciência, detalhes de flores ou  penas ou plumagem de aves para valorizar roupas e acessórios de grifes francesas. 




Funcionando como  empresa familiar, vem  transmitindo  seus conhecimentos através gerações.  Atualmente   Bruno Legeron é o responsável pela  criação   e produção das  flores de seda e detalhes em penas, usando as mesmas técnicas artesanais de quatro gerações, já que esse trabalho artesanal exige  conhecimentos específicos e complexos,  adquiridos somente com o tempo.  




É longa a história da casa: passou a ser administrada pelo  bisavó de Bruno,  Louis Legeron,  em 1880, depois pelo seu avô Roger, em 1934. Já em 1956, sua mãe Claudine ficou à frente da maison. Em 1976, Bruno começou a participar dos negócios, assumindo a  administração do ateliê em 1993, ano da morte de sua mãe.




As matérias primas preferenciais são  tecidos de seda, organza, couro, veludo e plumas.  As inúmeras  gavetas do ateliê abrigam camélias, orquídeas, acessórios para casamento, arranjos de cabeça, enfeites de chapéus, além de plumas e flores que recebem tingimento de diferentes colorações, desenvolvido  em várias  etapas para obter  o efeito  final desejado. 

A  seguir vem o trabalho de chama em pétalas de flores, montagem, formação de penas.  Resumindo: o processo artesanal pode levar  até 250 horas para produzir  flores e plumas para   um único modelo.de alta-costura.  O ateliê fica na 20 rue Petits Champs, 2ème étage, em Paris.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário