O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » SPFW abre espaço para a cultura brasileira

SPFW abre espaço para a cultura brasileira

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 23 de junho de 2021 | junho 23, 2021



O evento on line vai apresentar facetas das culturas cearense e baiana

 

Berço de uma cultura própria, a região do Cariri cearense, localizado a 500km de Fortaleza, tem cores, danças, trajes, festas, histórias e ícones únicos, que representam um legado vivo. 

 A partir da união entre as ações do programa de cultura do Sesc e o segmento de moda do Senac, surgiu o projeto de planejamento e criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e Mestres da Cultura do Cariri. Trata-se de  uma collab dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, um dos principais percussores da moda com DNA brasileiro. 

O lançamento  acontece na abertura da Edição 50 da São Paulo Fashion Week, apresentada via streaming para o mundo. 

 



Memória e legado 

 Com forte presença na região do Cariri, o Sesc atua na valorização dos “Tesouros Vivos da Cultura”, detentores de conhecimentos e ensinamentos em diversas áreas como da tradição popular. O projeto Museus Orgânicos,  parceria do Sesc com a Fundação Casa Grande,ressignifica a casa dos Mestres, transformando-as em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local.

 



Objetos, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais  fazem parte do acervo dos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri. 

 No total, são 8 museus orgânicos que configuram uma rota de saberes, sendo eles: Museu do Ciclo do Couro, mais conhecido como Memorial Espedito Seleiro; Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão. A ideia é que, ao final do projeto, a região conte com 16 museus no total, com a  missão de preservar nossa cultura, além de fomentar o turismo social.

 

fotos: @augustopessoa.inti


Segundo Cristiano Saraiva, gerente do Senac Cariri, toda riqueza histórica com combinações de cores fortes, inspirou o Senac a incentivar a moda autoral, promovendo a criatividade dos alunos para apresentar esse patrimônio cultural nas principais passarelas de moda do país. 

 Esta é a segunda vez que o Cariri brilha nas passarelas do maior evento de moda do Brasil e mais importante da América Latina. Em 2019 a coleção SerTão Cariri,   colaboração do Senac Ceará com a marca de jeanswear Amapô,  apresentou traços marcantes da região cearense. Também em 2019, a moda autoral caririense, estimulada pelo Senac,  ganhou espaço de destaque no Dragão Fashion Brasil, maior encontro de moda autoral da América Latina, com a coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos do curso de Costureiro, Modelista e Figurinista. 

Nesse ritmo, o Senac Cariri torna-se referência no segmento da moda autoral. 

 

Meninos Rei da Bahia




A marca baiana Meninos Rei, dos irmãos Júnior e Céu Rocha,  participa da produção de um fashion filme, que será lançado  nas plataformas digitais da SPFW.

A marca apresenta uma coleção-cápsula de cinco looks. Na produção, os modelos desfilam com acessórios e adereços de cabeça assinados pela designer baiana Kelba Varjão, sandálias da Melissa e jóias da Algazarra. 


 



A Meninos Rei é uma das oito marcas selecionadas em todo o Brasil para um movimento que abre espaço para estilistas negros e indígenas nas passarelas do SPFW. A iniciativa é encabeçada pelo Projeto Sankofa, idealizado pelo coletivo Pretos na Moda e pela startup de inovação social VAMO (Vetro Afro Indígena na Moda). 

Com  seis anos  no mundo da moda, a Meninos Rei tem suas coleções marcadas por peças exclusivas e limitadas, que abusam da mistura de cores fortes e grafismos característicos das estamparias africanas, em modelagens modernas e cortes bem marcados. Sua última coleção, chamada de “No Gueto da Guiné”, foi inspirada na potência criativa dos guetos africanos da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres da África, que tem na expressão cultural de seu povo o seu símbolo maior de luta e resistência.


fotos: genilson coutinho


A marca já vestiu artistas da música e da televisão como Gilberto Gil, MV Bill, Lulu Santos, Carlinhos Brown, Toni Garrido, Margareth Menezes, Paula Lima, Iza, Mariene de Castro, Gaby Amarantos, Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle. Recentemente a marca produziu os looks de uma das festas do Big Brother Brasil 21. 

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário