O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Parece que foi Ontem, mas já se Passaram 42 Anos da Morte do Inesquecível Dener

Parece que foi Ontem, mas já se Passaram 42 Anos da Morte do Inesquecível Dener

Written By Deise Sabbag on sábado, 7 de novembro de 2020 | novembro 07, 2020

 



Pouca gente sabe, mas registros de sua trajetória profissional estão preservados pelo Centro de Memória Bunge e podem ser acessados mediante agendamento.

No próximo dia 9 de novembro  (segunda-feira)  completam-se 42 anos da morte de Dener Pamplona de Abreu, um dos pioneiros na divulgação da moda no Brasil. Paraense do município de Soure na Ilha de Marajó, ele passou a infância no Rio de Janeiro e, desde menino, desenhava modelos de roupas que copiava de revistas femininas. Em 1957, abriu seu primeiro ateliê de alta costura,  na Praça da República, em São Paulo. As décadas de 1960 e 1970 o  consagraram como  o maior nome da alta-costura brasileira.

Dener determinava o que era "um luxo" e o que era "um lixo",  no programa de Flavio Cavalcanti,  no começo dos anos 1970, na extinta TV Tupi. Ele também foi o primeiro costureiro a vestir uma primeira-dama, Maria Teresa Goulart, de quem ficou amigo íntimo. Ao longo dos anos 1970, o figurinista disputou com Clodovil Hernandes o título de "papa da alta costura brasileira".




Hoje, sua história produções e legados podem ser encontrados em livros de moda, em sua autobiografia (Ed. Cosac Naify, 2007), além de  imagens e roupas preservadas. O acervo do Centro de Memória Bunge, referência na área de preservação da memória empresarial do País, conta com  imagens de seus passos durante a carreira, como o folheto sobre lançamento do "Verlene-Dener", tecido produzido pela Santista Têxtil, em 1970. Estas e mais informações históricas estão disponíveis para consulta e visitação, após o fim do isolamento, no CMB, mediante agendamento. O local possui um acervo com mais de 1,5 milhão itens,  que contam mais de um século de história da indústria brasileira.  Rua Diogo Moreira, 184 – 5º andar, Pinheiros, São Paulo. Tel. (11) 3914-0846.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário