O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Era uma Vez uma Inesquecível Baronesa Muito Casamenteira

Era uma Vez uma Inesquecível Baronesa Muito Casamenteira

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 25 de novembro de 2020 | novembro 25, 2020



Fazem falta no cenário brasileiro figuras de gosto refinado e espírito inovador como Anna Frida.  Sem dúvida, ela  foi um nome respeitado no fechado circuito da alta-costura brasileira,  e deixou saudades.  Romena natural de Bucarest, desembarcou no Brasil,  nos anos 40, em companhia da família  fugitiva  da guerra.  Logo se adaptou ao país e, como num conto de fadas, conheceu Endressy Iva, barão húngaro, com quem se casou, tornando-se baronesa.   vida seguiu feliz,  com pausas para viagens pelo mundo, o que a ajudou no traquejo de nada menos que oito línguas, inclusive a do marido. Apesar de possuir um título de nobreza, defendia que a elegância tem como base certa simplicidade na produção do look. 

Numa estadia de um ano e meio em Paris, ela fez curso de jornalismo de moda, estagiou na revista Elle  francesa e conheceu de perto os grandes nomes da moda internacional. De volta ao Brasil, recebeu convite de Victor Civita, da  Editora Abril,  para assumir a editoria de moda da revista Manequim.  Graças ao bom desempenho,  passou também pelas redações da Cláudia, Capricho e por todas as publicações femininas do grupo. Foram seis anos em que a baronesa viajou muito por nossos estados e aprendeu a conhecer a fundo a moda brasileira. Essa experiência também a conduziu para a revista “O Cruzeiro”, Rádio Jovem Pan e para as TVs Bandeirantes e Cultura.


foto: Margareth Abussamra


No entanto,  a trajetória de Frida não se resumiria apenas a  escrever e comentar a moda.  Por influência do costureiro Dener, seu amigo e incentivador, ela decidiu partir para  criações próprias na área. Nos anos 60, abriu uma pequena oficina de grinaldas e chapéus, na Alameda Tietê, nos Jardins, São Paulo, onde criava  modelos e – sempre perfeccionista -  supervisionava  de perto todo o processo de confecção.

Dos  complementos ao vestuário foi um pulo.  Já na criação de moda, ela priorizou o segmento de noivas. O requinte começava na escolha de materiais nobres (rendas e tafetá marfim  eram suas grande  paixões) e seguia na escolha de detalhes preciosos e diferenciados.  Os vestidos bridais que assinou  marcaram época, seguindo   estilo  bem feminino e romântico, com véus longos e buquês arredondados.  Com o sucesso e o aumento de demanda, Frida transferiu seu ateliê para um charmoso sobrado,   na Alameda Tietê, também nos Jardins, São Paulo, onde  atendeu a high society brasileira. 

Em entrevista ao Todamoda, nos anos 80, ela revelou que a  profissão só lhe proporcionou alegrias. “Apesar da falta de apoio ao estilista brasileiro, acredito que o país conta com muitos profissionais que reúnem  talento e técnica”, disse. Indagada sobre a nossa moda, marcada pelo vício do copismo, ela lembrou que a brasileira sabia sim valorizar uma roupa. “Mesmo copiando o quem vem de fora, ela não peca por exageros, criando visuais com gostinho tropical”, analisou.  

 


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário