O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » O que Saber Sobre o Bendito Desodorante

O que Saber Sobre o Bendito Desodorante

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 4 de março de 2020 | março 04, 2020




O desodorante é uma preparação química,  perfumada ou não, cuja função é eliminar ou reduzir a formação do odor corporal.

Os tipos básicos são:

1 - desodorante corporal – contém substâncias bactericidas que evitam a decomposição microbiana das gorduras e compostos (prótides)  contidos no suor, tais como hexaclorofeno e sal de amonia.

2 – desodorante ant-transpirante – contém agentes que limitam a secreção sudorípara, exercendo ação adstringente sobre a suérfície epitelial.

3 – desodorante moderador da transpiração – reduz a medida dos poros, mantendo um limite para a transpiração, sem eliminá-la totalmente, o que seria altamente prejudicial à saúde. 

Os primeiros desodorantes  eram em bastão, com adstringentes, perfumados, mas insuficientes para uma boa higiene pessoal. 
Emplastavam o corpo e  não atendiam à necessidade de controle da transpiração. 

Depois vieram os vaporizadores (sprays), desodorantes líquidos com fórmulas mais avançadas e que traziam outros problemas: escorriam pelo corpo, manchavam a roupa e,  na maioria das vezes,  tinham propriedades anti-transpirantes nocivas à saúde.

Só após anos e intensas pesquisas é que surgiram os produtos moderadores de transpiração, que regulam o trabalho das glândulas sudoríparas e oferecem proteção por até 24 horas. 

Os mais novos produtos são em forma de aerossol, fáceis de aplicar, com fórmula seca e sem àlcool, para evitar irritação da pele.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário