O termo
upcycling define o processo de criar algo novo a partir de itens antigos
– uma sinergia entre a reutilização e a reciclagem. Esse conceito,
que une sustentablidade e moda, reaproveita e melhora as peças já existentes.
Segundo
a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil descarta cerca de 175 mil
toneladas de sobras têxteis por ano e deste total apenas 15% são
reaproveitadas. Dependendo da composição do tecido, ele pode demorar anos para
se decompor, afetando o solo e a água.
No entanto, iniciativas como a do Banco de Tecidos prometem amenizar o
problema, ao receber e revender restos
de panos.
Navegando
nessa onda de sustentabilidade, o jovem stylist Caique Jota comanda a Upcycled Co, marca que trabalha o conceito de moda
consciente. “Não
colocamos mais roupas no mundo, mas recolocamos as mesmas roupas para rodar, dando-lhes um
olhar diferente e uma aparência nova e contemporânea”, explica ele.
A
prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros
sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de
matéria-prima para a geração de novos produtos. O processo traz ainda uma economia significativa de água e energia,
usadas em menores quantidades na
reciclagem. A prática, que ganha força no mundo todo, é um dos exemplos da economia circular, que
propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
“Hoje
é preciso mudar os hábitos de consumo para que e a indústria da moda cause o
menor impacto ambiental possível. A marca
nasceu quando percebi a falta de opções para quem quer consumir de forma
consciente. Existem muitos brechós, mas nada no perfil de uma loja on line com filosofia
sustentável. Acabei juntando meu hobby
de garimpar roupas em São Paulo, com o
prazer de fazer o upcycling dessas peças e tecidos e disponibilizar o resultado
de meu trabalho para venda”, argumenta
Mais
informações: instagram @upcycledcompany; site http://www.upcycledco.com.br/
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