O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Na Natureza Nada se Perde, Tudo se Transforma: Lição da Mostra Sustentável 2019.

Na Natureza Nada se Perde, Tudo se Transforma: Lição da Mostra Sustentável 2019.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 4 de setembro de 2019 | setembro 04, 2019



Um belo programa familiar é  visitar a Mostra Sustentável 2019.  Além de priorizar a sustentabilidade,  seus mais de 40 espaços valorizam a inclusão e a diversidade. As ideias, muitas delas preciosas e girando em torno do reaproveitamento de materiais,  podem ser disseminadas e copiadas pelo público.  O evento acontece do dia 4 de setembro a 13 de outubro, de quarta a domingo, na Fundação Síndrome de Down, em Campinas.

Nas edições anteriores  foram revitalizados   os espaços do Lar dos Velhinhos e do Centro de Saúde Mental Dr. Cândido Ferreira. Nessa terceira edição, foi restaurada a sede da Fundação Síndrome de Down (FSD) para oferecer mais conforto aos assistidos. 


O trabalho dos arquitetos, designers de interiores, artistas plásticos, paisagistas e engenheiros desta edição foi além de texturas, cores e decoração. Os ambientes contemporâneos oferecem  ideias criativas e fáceis de aplicar em casa  ou em escritórios e consultórios,  unindo a imaginação  ao ecologicamente correto, e sempre  recorrendo ao reuso de materiais descartados, que assumem novas funções.

Por exemplo, as madeiras usadas são de demolição; alguns tecidos são resultado de reciclagem  de garrafas pet; as  luminárias mais lindas são de papel Kraft, feitas com papelão reciclável;   os pneus  abandonados viram luminárias ou suportes para  plantas;  a velha gaiola pode se transformar em abajur;  os vasos são de fibras naturais;  cabides são usados como pés de aparadores; as tintas de escolha são à base de água;  os cartões postais podem sair das gavetas e,  presos em cordas, adornar as paredes... e assim por diante.
Fotos: Lucinda Bastos

Nessa expo diferenciada o imaginário não tem limites,  tudo é supresa,  tudo é ideia valiosa. E vale ainda mais a visita, porque, quando encerrada a mostra,  esse legado ficará para a Fundação Síndrome de Down.
SustenTalks
A programação da mostra apresenta a SustenTalks,  com palestras interativas  de pensadores, chefs de cozinha, músicos e educadores. Em pauta, além da  sustentabilidade, há  eventos musicais e gastronômicos que serão realizados entre 4 de setembro e 11 de outubro, sempre de quarta a domingo, na própria Fundação. 
 “Queremos  deixar um legado social positivo, gerar bons negócios aos profissionais e empresas envolvidas e, principalmente, incorporar conceitos e atitudes sustentáveis ao cotidiano dos visitantes”, explica Fernando Caparica, diretor da Mostra Sustentável.  
Alguns Ambientes   da  Mostra
Quarto dos avós e jardim sensorial -ÓrigoN - Projetos com Significado Pessoal - Gustavo Rodrigues Ramos (engenheiro civil), Simone Saviolli (designer de interiores) e Sônia Magna (arquiteta e paisagista)

A cama e os criados-mudos são presos na cabeceira curva, que tem acima uma arte canetada, que no Japão significa “celebrar a vida”. Tudo para momentos de convivência com o neto Down. Há uma estante móvel de livros feita de MDF e cordas que vêm do teto.  O paisagismo tem conceito sensorial e geométrico. Há um banco de madeira para contemplar o entorno, utilizando o olfato e o paladar com as plantas sensoriais: camomila, alecrim e lavanda. O jardim sensorial valoriza também o tato, por meio das texturas diferentes da grama, do piso e das pedras, que fazem o design do caminho da circulação do jardim. Uma cisterna coleta águas fluviais para alimentar o jardim e a residência. Destaque: o projeto cria e valoriza espaços de convivência entre avós e neto, com detalhes que reforçam a acessibilidade e a longevidade.
Quarto do Casal - Mayline Mendes e Silvana Gomes (arquitetas e urbanistas) e Raissa Zenum (engenheira civil)


O quarto com varanda une os estilos moderno e industrial com toda a parte elétrica aparente, em dutos de cobre. Quase todo o entulho retirado do ambiente foi transformado em mobiliário. A bancada em alvenaria demolida e as prateleiras em ardósia foram reutilizadas nos bancos externos, cortadas ao meio para ficarem mais leves e seguras. O forro do teto foi transformado em divisória de ambiente na área externa. Na cama foram usados pallets sob o colchão. Os lustres e luminárias são de latas de lixo e baldes e usam lâmpadas de LED.
Na integração com o verde, há vasos com vegetação nativa que necessitam de pouca água. Para completar a decoração do quarto, itens que remetem às paixões de seus usuários: a fotografia e a culinária. Já a varanda contempla um espaço de descanso e convívio do casal. Um teto verde ajuda o conforto térmico, reduz a poluição e influencia positivamente no visual com plantas que necessitam de pouca água. Para mais aconchego ao espaço, cadeira de balanço e bancos. Destaque: Os materiais empregados no projeto - desde a base da cama, os lustres, a tubulação até o banco externo - derivam, em 80% dos casos, de materiais reutilizados ou reciclados.
Quarto infantil – Onda do Léo - Priscila Marinheiro (arquiteta e designer de interiores)

Desenvolvido para um menino de três anos com Síndrome de Down, é lúdico, confortável, com espaço de brincar. Com tema "fundo do mar", leva os tons azul e verde e conta com um grafite que “aquece” o ambiente. Estruturado a partir da linha pedagógica Montessori, que incentiva a criança a fazer as coisas sozinha, tem cama baixa, interruptor acessível e brinquedos ao alcance da criança. 
A decoração foi organizada a partir de um deck elevado, em forma de onda, onde ao centro está localizada a cama, que acaba por separar o ambiente em dois: o de vestir e o espaço de atividades.  Debaixo do deck, um espaço de brincar, onde estão os brinquedos em altura acessível, banco de apoio para os pais e o cantinho da leitura, estruturado em formato oval, dando aspecto lúdico e aconchegante, com os livros ao alcance da criança. Entre o banco e os brinquedos, um painel feito de círculos azuis vazados, remetendo às bolhas do fundo do mar. Um detalhe que dá charme ao projeto: iluminação indireta, embaixo do deck, para crianças que têm medo de escuro. Destaque: Grafite na parede redonda, como um aquário, e o teto do quarto, onde chapas de acrílico em forma de onda lembram o fundo do mar.
Spa - Patricia Bonadia (arquiteta e urbanista e analista de Feng Shui)

São três tipos de banheiras: uma de imersão, outra de hidro com cromoterapia e um spa, além de área de massagem.  Foi inspirado nos grandes spas da Ásia, que a autora conheceu durante os seis anos que morou no continente. O Feng Shui está presente e torna o ambiente aconchegante. São dois espaços integrados, apresentando as banheiras, uma ducha vertical, uma maca de massagem, uma bancada e espelho. Ventilador de teto, marcenaria criativa e revestimentos sustentáveis integram o espaço.  Os materiais foram escolhidos pela baixa quantidade de poluentes e grande possibilidade de reutilização, ainda assim mantendo a qualidade impecável. Além de constituir um ambiente que segue as linhas de criação e design do Feng Shui, contribui para uma maior integração e harmonização entre todos os elementos presentes no ambiente.  Destaque: Integra cinco elementos da natureza: terra, fogo, metal, água e madeira. Apresenta pedras ao redor das banheiras e vegetação (terra). Elementos de marcenaria (madeira). O metal está presente nos pendentes, nas torneiras, na estrutura das poltronas. O fogo e a água, pela temperatura e cores quentes presentes no ambiente.
Espaço Simple (Espaço Gourmet) - Tece Art - José Carlos Gabrielli dos Santos Mori (arquiteto e urbanista) e Mayara Stecca (designer de interiores)

Capta sutilmente o conceito de Mindfulness. Para promover reconexão com o essencial, o projeto assume elementos naturais, como a madeira, o vergalhão de obra. Na decoração, uma exposição de fotos das crianças da Fundação remete à história da instituição. O espaço é dividido por uma estante de apoio conectada a uma mesa feita com madeira de demolição. A mesa chama a atenção por ter um buraco ao centro, que permite a passagem de uma árvore (Ficus Bambino) plantada em vaso, trazendo o conceito Urban Jungle ao ambiente. 

Entre os materiais reaproveitados, o vergalhão - retirado de obras -, a madeira de demolição dos móveis, o piso de granilite, de restos de garrafas de vidro retiradas do lixo, além do reaproveitamento de peças de antiquários, como as janelas antigas e uma geladeira retrô. Destaque: Ambiente utilizou restos de materiais de obras e marcenaria, criando um espaço simples e artístico, misturando concreto, madeira, ferro e vidro.
Loft UP - FKSA - Arquitetura | Design - Ana Maria Coelho (arquiteta e light designer), Felipe Karam (arquiteto e designer), Selma Milaré Rubim (designer de interiores). Colaboradores: Caroline de Moura Melo (arquiteta e urbanista), Luana Silva (estagiária em Arquitetura) e Silvia Inês Guimarães (engenheira agrônoma e paisagista)

Foi desenvolvido para a Laura - jovem de 20 anos, com Síndrome de Down - morar com independência. É caracterizado pela autonomia assistida. Laura é blogueira, antenada nas redes sociais, onde posta fotos do dia a dia, da rotina em casa, de looks e maquiagens e encontros com amigos e namorado. Dentre seus vários hobbies, a paixão por dançar e se exercitar. 
No revestimento da parede foi utilizado o papel líquido da Ecopaper, produto 100% natural, além de isolante acústico, térmico e antialérgico. Foi mantido o teto original de PVC e criado um forro intermediário com fio de malha ecológica. As bancadas da cozinha, mesa e banheiro têm superfície de quartzo de alta resistência e baixa porosidade. O revestimento da parede do quarto é de poliuretano reciclado, leve e de fácil instalação, e a iluminação é em LED. Para a irrigação do jardim, foi construída uma cisterna de 100 litros. Todos os produtos são de material reciclado, do piso ao teto, incluindo tecidos e estruturas de ferro e madeiras utilizadas nos móveis e acessórios. Destaque: O nome Loft UP surgiu como um contraponto à palavra Down e, também, como uma alusão à expressão Lift Up, que significa “levantar”. 
Cozinha da Família - Erlon Tessari (arquiteto e designer de interiores)

A proposta é devolver à cozinha a condição de ponto de encontro para  a família preparar e fazer as refeições e  também celebrar. O espaço conta com uma grande ilha central com fogão e pia, que deixa quem está cozinhando integrado com os outros pontos do ambiente. Ao lado da ilha, uma grande mesa de madeira de demolição. Os móveis são de madeiras certificadas e processo produtivo ecológico, gerando menos resíduos na produção.

O piso vinílico é apresentado em área molhada, demonstrando a facilidade de manutenção e seu processo produtivo ecológico. Trata-se de um ambiente contemporâneo com peças antigas, lousa decorativa, objetos artesanais e móveis com design moderno. Destaque:  Lançamento do pendente Capitão, com luminárias com ganchos que podem ser penduradads ao gosto ou necessidade do dia.
Estar para relaxar - Julia Rodrigues (arquiteta)

Agradável, relaxante, rico em plantas proporcionando paz e tranquilidade. O aconchego está presente no sofá, na rede, no local de convivência íntima no entorno de uma mesa de jantar. Ao mesmo tempo, conta com espaço mais despojado para receber amigos e compartilhar um café ou um drink.
Entre os itens que ganharam nova função, estão o teto de PVC reaproveitado, tornando-se um ripado sustentável. Os vergalhões de obra são agora estrutura do sofá. Madeiras de MDF cru de pinus foram reutilizadas na confecção dos móveis, juntamente com caixas de feira. Aros de bicicletas tornam-se arandelas e os chapéus de palha viram pendentes. Descartes de vidraçaria compõem a divisória de vitrais e  cabides viram  pés do aparador. Quadros de restos de borras de café com imagens de membros da família. Cores em tons de bege e azul remetem ao deserto de areia e às lagoas dos Lençóis Maranhenses.
A jabuticabeira divide o ambiente com os pássaros criados a partir do barro, que além de remeter a elementos vivos, representam a liberdade. Destaque:  O ambiente foi mostra que  é possível estar antenado com as tendências da moda e do design e ser sustentável.
Consultório de Pediatria Encantado  - Ana Cláudia e Vanessa Rossi - (Estúdio Casa Leopoldina – design de interiores para a área da Saúde)

Um espaço de atendimento médico ou hospitalar não precisa ser “frio” ou impessoal.  O design lúdico e sensorial valoriza o conceito de brincar. Usa cores, formas e materiais sustentáveis.  O piso vinílico é um produto certificado e baseado em princípios que garantem a renovação em cada etapa do ciclo de vida do produto. A mesa de atendimento médico é feita de matéria prima patenteada e qualificada como material de composição reciclada. 
Fotos: Leandro Farchi

A marcenaria em MDF utiliza madeira de reflorestamento e os resíduos são destinados à produção de energia, em olarias de cerâmica. As sobras de tecidos são destinadas à produção de bolsas ecológicas. A cortiça é reciclável e renovável. O alumínio, 100% reciclável. Destaque: Toda a madeira é proveniente de áreas de reflorestamento
Serviço
Mostra Sustentável
Quando: de 4 de setembro a 13 de outubro, de quarta a domingo
Onde:  Fundação Síndrome de Down - Rua José Antônio Marinho,430,  Campinas
Os ingressos custam R$ 35,00 (inteira, entrada + revista), R$ 20,00 (meia, entrada + revista), revisita R$ 10,00 (apenas entrada) e passaporte R$ 70,00 (entrada ilimitada + 1 revista). As vendas são feitas somente na bilheteria, aberta até às 19h30. Informações pelo e-mail contato@mostra.com.br ou pelo telefone (19) 99121-0262.
Nos dias de semana, a mostra fica aberta das 15h às 21h e, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h. A programação está disponível no site www.mostrasustentavel.com.br


SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário