O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Aos 75 anos, Irene Ravache Estreia Solo que Aborda a Memória

Aos 75 anos, Irene Ravache Estreia Solo que Aborda a Memória

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 6 de setembro de 2019 | setembro 06, 2019




Para comemorar em grande estilo  seus  75 anos de idade e 56 anos de carreira a deslumbrante e talentosa atriz Irene Ravache escolheu  uma peça escrita especialmente para ela: o solo Alma Despejada, que estreia dia 18 de setembro, no Teatro Porto Seguro.

O texto é de Andréa Bassitt e direção de Elias Andreato. “Eu e Irene sempre conversamos muito sobre a vida: o país, a política, a família etc. Muitas vezes pensamos de um jeito parecido, e essa afinidade foi bastante inspiradora para apeça, que falar sobre  tudo isso,  sem medos nem críticas, mas com humor e delicadeza. Ao longo do processo, a história acabou tomando um rumo inesperado, mas inevitável, uma vez que vivemos momentos de grande impacto na nossa vida,   e o teatro sempre acaba refletindo essas situações”, conta Andréa.

Irene Ravache confessa que ficou fascinada com o texto e a poesia do solo. “É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa e fala muito mais de vida do que de morte. Amo essa possibilidade que o teatro oferece de focar esse assunto. Nossa vida não é linear; ela tem essas nuances”, sugere.

Com  bom-humor, a instigante montagem conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada.  

“Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida. A  partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos. A psicanálise e o teatro estabelecem este mesmo jogo. Talvez, precisemos descobrir intensamente o nosso mundo, onde o sagrado possa nos confortar”, pondera  Andreato.

Fotos: João Caldas Filho

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras. Teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua  família na classe média emergente. 

Em sua visita derradeira, a personagem  lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida. A personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida, sempre de maneira poética e bem-humorada.

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica), instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória em sintonia com a nossa sociedade e os fatos atuais.

“A memória é assustadora quando ela nos falta e encantadora quando  nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, como a personagem, sem medo de enfrentar nossos demônios e nossos momentos sonhados”, finaliza Andreato.

Ficha técnica:
Texto:  Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Com Irene Ravache. Cenário e Figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: George Freire.  Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda.

ALMA DESPEJADA
De 18 de setembro a 28 de novembro - Quartas e quintas, às 21h.
Importante: Dias 9, 10, 30 e 31 de outubro não haverá sessão.
Classificação: 14 anos.
Duração: 80 minutos.
Gênero: comédia dramática.
Ingressos: R$ 70,00 plateia / 60,00 balcão e frisas.

TEATRO PORTO SEGURO
Al. Barão de Piracicaba, 740 – São Paulo.
Tel. (11) 3226.7300.
Bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário