O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » De Pele de Asno a Rainha. A Moda Tem Poder de Transformação.

De Pele de Asno a Rainha. A Moda Tem Poder de Transformação.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 19 de agosto de 2019 | agosto 19, 2019



A violência e o desrespeito à figura feminina  são atitudes de longa data.  Aliás, elas existiam desde a era medieval e continuam   num crescendo até os tempos atuais. Uma fábula  antiga e bastante peculiar aborda uma história  muito parecida com a vida real de hoje.

Trata-se de um  belo conto de fadas de Charles  Perrault. Nele, as vestes são um símbolo visível de atividade espiritual.

A lenda mostra os maus  momentos de  uma mulher da aristrocracia. Ela  também revela a possibilidade  da vestimenta transmutar totalmente uma  pessoa ou  personagem.

Os contos são inspirados nas histórias medievais, coletas de narrações orais, compiladas em Mamãe Gansa. Este também é uma adaptação.

Era uma vez uma família feliz: o rei, a rainha e a linda princesa protegida pelas boas fadas. (Bettelheim, Bruno – A Pasicanálise dios Contos de Fadas)

O enredo segue por estas linhas: num reino distante a rainha, em seu leito de morte, faz com que o rei prometa apenas se casar novamente caso encontre uma mulher ainda mais bela do que ela. Só que em todo o reino apenas uma pessoa atendia a esta condição: a própria filha da rainha.

Depois que a rainha morreu, a jovem  princesa passou a ser cuidada pelo pai. Mas cuidada ?

Ele desenvolveu um desejo cada vez maior pela filha. Chegou a atacá-la. Ela escapava e se enfeiava. Misturou-se com os servos domésticos.

O rei procurava a filha loucamente. Seu desejo só aumentava.

Desesperada, a princesa busca ajuda com sua fada-madrinha, que sugere que ela peça presentes de casamento cada vez mais difíceis de encontrar, com o objetivo de adiar ao máximo a cerimônia.

Imagens do filme Peau d'âne (França 1970)

Enquanto isso,  a princesa consegue fugir do reino,  camuflada sob uma pele de asno, e passa a viver de forma simples em uma cabana. Até que, um dia, um príncipe nota sua beleza.



Uma noite a princesa voltou ao reino escondida sob a  pele de asno. Tirou-a e escolheu um lindo vestido de princesa. Que vontade de usar as joias. Assim o fez e recordou outros tempos olhando-se no espelho.



O rei percebeu  luz no quarto dela e correu para lá, agarrou-a com a intenção de abuso. Seu desejo de pai era um crime.

As fadas protetoras vieram em seu socorro, e mandaram o pai para um lugar de onde nunca mais poderia voltar.

E assim a Pele de Asno deixou de existir. Tornou-se Rainha.

Texto: Vitalina Alves de Lima – Professora de História




SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário