O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Musical Mostra que Empoderamento Feminino no Samba Começou com Ivone Lara

Musical Mostra que Empoderamento Feminino no Samba Começou com Ivone Lara

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 27 de agosto de 2019 | agosto 27, 2019






Assisti o ensaio e amei. O musical "Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”  retrata, com alegria e muito samba na voz e nos pés,   a vida e a obra da cantora e compositora Dona Ivone Lara.
Impossível ficar apático.  A boa história e a excepcional música  da “Rainha do Samba" (título  carinhoso que ela recebeu), sobe à cabeça e coração  e leva o corpo da plateia a acompanhar o ritmo.  São dois atos que misturam três tempos diferentes. Em cena, ela é apresentada em três idades: 12  26 e 80 anos, épocas marcantes que explicam quem ela foi.

Importante salientar que Dona Ivone é referencia para o empoderamento feminino no mundo do samba, já que veio na frente, abrindo espaço para outras tantas mulheres.  Mas nascida pobre, preta e num país machista por excelência, ela enfrentou luta e desafios  até chegar à liberdade de cantar suas músicas e alcançar o sucesso. 
Sua história no mínimo inspiradora é contada através da alegria do samba. Ela  teve uma formação musical  desde a infância,  já que a mãe era cantora de rancho, o pai violonista e o tio materno, Dionísio, com quem ela morou após a morte dos pais, tocava violão de sete cordas, e fazia parte do grupo de chorões que reunia Donga e Pixinguinha. Foi com ele que  Ivone aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba.

A peça,  sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro,  agora chega à São Paulo.   O enredo relembra o começo difícil, já que o preconceito não aceitava mulher sambista.  Mas sempre forte e corajosa, Dona Ivone Lara rompe tais protocolos "machistas" da época e torna-se a primeira mulher a assinar sambas, especialmente sambas enredos. De passo a passo,  ela foi conquistando seu lugar, e hoje é considerada a maior compositora do samba e da música brasileira.
Sonho Dela, Sonho Meu
Dona Ivone Lara
Aos 25 anos casou-se com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha. Foi lá que Ivone conheceu alguns compositores que se tornariam  seus parceiros em lindas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira. Mas... coisas do  passado: ela compunha,e quem assinava os sambas era o primo. Entrou para a ala de baianas e ala de compositores da escola de coração, o Império Serrano, e ajudou a compor "Os Cinco Bailes do Rio de Janeiro", um dos enredos mais belos da história da escola.
A música era só uma das paixões de Dona Ivone, que também trabalhou como Enfermeira e como Assistente Social especializada em Terapia Ocupacional, e ajudou a cuidar de doentes em clínicas psiquiátricas. Só depois de aposentar-se, aos 77 anos, passou a se dedicar integralmente à música.

Amadurecida pelas perdas e dores da vida, viúva e batalhadora, a dublê de cantora e compositora enfrentou bravamente  o machismo e  o racismo, além da dura batalha para sustentar seus dois filhos. Driblando todas as dificuldades, compôs clássicos do samba como Sonho Meu, Acreditar, Sorriso Negro, Enredo do Meu Samba.
Dona Ivone Lara também trabalhou como atriz, com participação em filmes, e foi a Tia Nastácia em especiais do programa Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ao longo de sua carreira musical  lançou 15 CDs e 2 DVDS e suas músicas foram gravadas por grandes nomes da nossa MPB, como Clara Nunes, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Marisa Monte. Uma de suas composições mais conhecidas, em parceria com Délcio Carvalho, é Sonho Meu, cujo álbum ultrapassou um milhão de cópias vendidas.
Serviço 
Musical Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro
Quando: de  29 de agosto a 20 de outubro
Quinta, sexta e sábado: 20 horas
Domingo: 17 horas
Duração: 135 minutos
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153,  São Paulo

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário