O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Design Subverte o Tradicional e Inspira Comportamento Libertário

Design Subverte o Tradicional e Inspira Comportamento Libertário

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 5 de março de 2019 | março 05, 2019





"Nosso corpo é a ferramenta que nos permite expressar o que realmente
  somos: diversos, plurais.  Tal multiplicidade direciona nosso trabalho, que é criar belas roupas e, ao mesmo tempo, inspirar comportamentos libertários", enfoca Célio Dias, criador e estilista da Led.

A marca acaba de lançar  a coleção  terráqueos, que foi apresentada no Super Talents, em Milão, durante a semana de moda italiana, em fevereiro último. O trabalho  segue o forte DNA em crochê e tricô,  temas combinados às estampas manuais assinadas pela artista mineira Thereza Nardelli (Zangada). 


Com essa coleção, a empresa  expande sua reflexão sobre a diversidade dos corpos, que permeou os primeiros anos da marca. A experimentação, aliada ao design que subverte o "tradicional", é instrumento  de questionamento e resistência. "Desde cedo aprendemos os padrões que devemos seguir, a maneira de nos portar, as escolhas que temos que fazer. Não seguir essas normas sociais é uma forma de protesto e  de nos posicionar,  mostrando o que realmente somos:  múltiplos", explica a Célio Dias.

Crochê e Tricô em Alta


O posicionamento de "contracultura" é percebido também na forma de desenvolvimento do trabalho da marca. Enquanto a moda tradicional se baseia nas estações do ano, a Led aposta em coleções menores e atemporais. A escolha dos materiais, cores e acessórios se descola da variação climática para se basear em narrativas. Os moldes,  sempre muito amplos,  carregados em volume,  procuram não demarcar os limites do corpo.

Na linha terráqueos, por exemplo, a marca usa  cartela de cores intensas e materiais inovadores como plataforma de minuciosos trabalhos manuais, já em escassez na cadeia produtiva da moda. O crochê e o tricô ganham grande destaque. A estamparia assinada pela Zangada tece uma critica política ao cenário que se estabelece no Brasil. 
 
fotos: Gil Bianchini 

As collabs, que permeiam a trajetória da Led, seguem como um dos pontos-chave para o desenho da figura proposta por terráqueos. Os acessórios, calçados e óculos que compõem a coleção foram desenvolvidos em parceria com outras  marcas mineiras. Os tecidos com alto poder tecnológico são da Texprima - apoiadora da marca.
Mais informações:     https://www.led.moda

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário