O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Gordinhas, Aguardem: Vem aí Documentário sobre o Mercado de Moda Plus Size.

Gordinhas, Aguardem: Vem aí Documentário sobre o Mercado de Moda Plus Size.

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 7 de março de 2019 | março 07, 2019




FashionTV, canal de TV por assinatura do grupo Box Brazil, está produzindo, em parceria com a Lascene Produções Artísticas, o documentário ‘Moda Sem Medida’, que traz um panorama do universo da moda para mulheres plus size no país. As gravações já começaram em um casarão no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com três protagonistas: as influenciadoras Ju Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla. A direção é de Vanessa de A. Souza.

A ideia do ‘Moda Sem Medida’ surgiu a partir da constatação de que a moda e o estilo plus size estão cada vez mais na ordem do dia e que abrem caminhos para a discussão de temas importantes para a mulher contemporânea. “A liberdade de não seguir padrões de beleza, de comportamento ou de atitude, expressa no slogan ‘meu corpo, minhas regras’, permeia o roteiro, que aborda as histórias das protagonistas e de outras garotas”, explica  Vanessa. Ela destaca que “o documentário dá voz a mulheres bem-sucedidas, focando suas jornadas da superação do preconceito a autoaceitação e até se tornarem referência para outras mulheres”.

Expansão do Mercado


Segundo informações da Lascene, a moda, nesse contexto, aparece como símbolo não apenas da autoaceitação, mas evidencia um processo de mudança mercadológica, já que, segundo estudos da Associação Brasil Plus Size até 2022 o segmento deve alcançar uma receita anual de R$ 20 bilhões. “Este setor vem crescendo em  média  8% ao ano e estima-se que haja mais de 100 milhões de consumidores potenciais no país”, sugere a diretora do documentário. Tanto em termos de estilo, como apontam as protagonistas de ‘Moda Sem Medida’, quanto em relação aos negócios, ainda há muito a desenvolver no segmento de moda para tamanhos grandes no Brasil”, complementa Vanessa.


O documentário aborda não somente aspectos relacionados à moda plus size, mas também temas como gordofobia, autoestima, relacionamentos e mercado de trabalho. Além das três protagonistas, a produção dá voz a diversas outras mulheres que tenham alguma relação com o tema, como as influencers Eliana Jordão (@damajordão) e Laine Souza (@gordabemresolvida).


As protagonistas

 Ju Romano, 29 anos, paulista, veste 50/52 no quadril e 48/50 na parte de cima. Ela  comanda o blog “Ju Romano — Entre tapetes e vinis” desde 2009. Foi vendedora de loja, roteirista musical, assessora de imprensa e repórter de moda e beleza. Hoje faz consultoria de moda. Têm quase 300 mil seguidores no Instagram. No documentário, Ju é a personagem que faz a ligação entre a mulher gorda e o mercado de moda.

fotos: divulgação

Maristela Abreu, 33 anos, publicitária, carioca, é autora do blog “Tamanho P — Porque a vida é grande”, criado em 2011. Usa manequim 54 e acha que a vida é muito boa para se perder tempo tentando entrar em uma calça. Trabalha em uma grande corporação, faz mestrado e ainda está às voltas com os preparativos de seu casamento. O perfil do blog no Instagram tem 33 mil seguidores. Em ‘Moda Sem Medida’, Maristela representa a mulher que precisa lidar com as questões do próprio corpo em relação ao trabalho, à família e ao casamento.

Thaís Carla, 27 anos, manequim 60, carioca, casada, uma filha, virou celebridade nacional ao aparecer no clipe “Paradinha”, de Anitta, lançado em maio de 2017 e que já tem cerca de 300 milhões de visualizações. De lá para cá, ela (que dança desde que se entende por gente), teve ascensão meteórica nas redes sociais e está prestes a alcançar 500 mil seguidores no Instagram. Além de dançar, trabalha como garota-propaganda de produtos de moda e beleza. No documentário, ela mostra que as mulheres gordas estão conquistando espaço de destaque em áreas até então bastante restritas às donas de  corpos dentro dos padrões.

Os Responsáveis

foto: Gustavo Azeredo

A Lascene Produções Artísticas é um núcleo de pesquisa, difusão e produção de audiovisual e inovação com empresas no Rio de Janeiro e em Salvador. Atúa na criação e produção de filmes e séries para TV, programas jornalísticos, de branded content, institucionais e publicidade. Também desenvolve soluções tecnológicas para o aprimoramento de operações e/ou promoção de projetos e empreendimentos culturais.

 O FashionTV é o mais importante canal de moda do mundo, presente em mais de 100 países, com programação que une o universo fashion global aliado ao melhor da produção nacional, apresentando, em sua  programação,   cobertura das principais semanas de moda, entrevistas exclusivas com estilistas e modelos, notícias, making ofs e fashion films.

A Box Brazil é a maior programadora independente brasileira e a única independente multicanal da televisão por assinatura do país. Com distribuição no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e na África, a empresa conta com cinco canais em seu portfólio: Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil, FashionTV e Boom TV.   Seus canais  atingem diariamente mais de 36 milhões de pessoas no território brasileiro, sendo distribuídos pelas principais operadoras de TV por assinatura do país, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi TV e Sky.








SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário