O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Atenção: síndrome de Final de Ano pode acarretar distúrbios severos..

Atenção: síndrome de Final de Ano pode acarretar distúrbios severos..

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 19 de dezembro de 2018 | dezembro 19, 2018



Na fase pré Natal e  Réveillon, a população é dividida em dois grupos:  quem sente alegria e  quem sente tristeza. Como destaque, algumas pessoas tendem a sentir sentimentos negativos, seja por motivos de perdas, desemprego ou até uma avaliação negativa da vida sem motivo concreto.

Segundo Marilene Kehdi,  psicóloga, escritora e fundadora do Psicodicas,  esses sintomas físicos e psicológicos, comuns na época das festas,  são classificados como Síndrome de Final de Ano.

O aglomerado de sinais clínicos, que acomete diversas pessoas, em maior ou menor grau, tem como relevância  sentimentos de frustração, profunda tristeza, desamparo e solidão, que podem influenciar, de forma latente, a qualidade de vida nesta fase  do ano.

Marilene lembra que tais emoções surgem sem que a vítima tenha controle sobre elas e trazem  vários sintomas físicos, entre eles, náuseas e dores de cabeça, além de sinais comportamentais, como apatia, insônia, alterações no humor e, ainda,  psicológicos, como  a ansiedade e o pânico.

Segundo a psicóloga, as vítimas desse conjunto de sintomas apresentam algumas características, como frustração com a própria vida, insegurança ou algum problema psiquiátrico de base, como o Transtorno de Humor. Em casos mais graves, alguns desenvolvem a depressão, Síndrome do Pânico, ansiedade generalizada e até pensamentos suicidas.

marilene sugere mudança de padrão de pensamento

A especialista  alerta que, nesses casos, é  necessária uma psicoavaliação para averiguar  a causa da síndrome e, a partir daí, instituir o tratamento psicológico. Sem o cuidado  em relação à motivação da síndrome, o distúrbio pode se tornar recorrente. "Deve-se  descobrir a causa e, a partir desse ponto, refletir e mudar alguns comportamentos, e sobretudo desenvolver  uma visão positiva da vida", ressalta.

Sabendo o que  gera esses sentimentos, a pessoa  pode trabalhar a mudança da percepção de si e de alguns fatos que a enfraquecem. A chave do sucesso terapêutico é fazer com que os portadores  da Síndrome de Final de Ano mudem seu padrão de pensamento, ou seja, desenvolvam uma visão mais positiva da vida.  Esse é um  novo conceito da autoajuda, que motiva o paciente  a  interpretar as emoções e conflitos internos, em busca de  um estado de bem estar e de equilíbrio emocional necessário para uma vida saudável.


Marilene é pós-graduada em Atendimento Clínico,  em Psicossomática, Geriatria e Gerontologia Social, e possui aprimoramento em Saúde Mental, Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar e Psicopatologia. É autora de sete livros e fundadora do site Psicodicas. www.marilenekehdi.com.br




SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário