O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Expoflora: Passeio Nota Mil para quem Ama a Natureza.

Expoflora: Passeio Nota Mil para quem Ama a Natureza.

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 24 de agosto de 2018 | agosto 24, 2018



Já está aberta ao público a 37ª Expoflora, evento realizado em Holambra (região metropolitana de Campinas). Trata-se da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente  para dar as boas-vindas à primavera. Este ano, a mostra comemora os 70 anos da imigração holandesa no Brasil.

jardim das bromélias

Ocupando um amplo parque de 250 mil metros quadrados, esta edição da Expoflora  está supercolorida. Somente nos canteiros do parque foram plantados 7.517 vasos de flores e plantas ornamentais, entre sunpatiens, hibiscos, bromélias, lavandulas, primaveras, gerânios, erbenias, flor do deserto e tuias.

tamancos típicos holandeses nas árvores

A cidade,  reconhecida como a Capital Nacional das Flores, fica a  131 kms de São Paulo. Durante a  exposição, cerca de 300 produtores locais   lançam novas variedades de flores e plantas, de olho na aceitação do público visitante, que soma cerca de 300 mil a cada ano. 

Colônia Holandesa

Holambra é uma antiga colônia holandesa,  cujo  nome deriva da junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantêm as características, os costumes holandeses, incluindo  a culinária.
Apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 40% das vendas do setor.

O município  mantém forte a presença da cultura de seus fundadores na arquitetura dos imóveis, na culinária oferecida por seus restaurantes, confeitarias e no incentivo aos grupos de danças típicas.
Atrações


rosas pintadas pétalas por pétalas
Quem visita a Expoflora não tem tempo para se entediar. O local oferece inúmeras  atrações:
Exposição de Arranjos Florais: em ambiente climatizado, são apresentadas   milhares de hastes de flores e plantas.

Mostra de paisagismo e jardinagem: ambientes apresentados por paisagistas, decoradores e designers de interiores oferecem sugestões para que os visitantes repliquem em seus jardins. A organização convida profissionais e empresas para apresentarem projetos, produtos e serviços voltados para o setor.


pintura com arranjo floral

Uma curiosidade é o mix de pintura (feita pela artista plástica Marisa Trippia, que tem ateliê em Holambra) com arranjo floral. 
Danças Típicas Holandesas: cerca de  300 bailarinos, entre 9 e 18 anos idade, apresentam-se a partir das 14h30 nos cinco palcos do recinto.
dança holandesa
Passeio Turístico:  com duração de 50  minutos, permite conhecer a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa antiga colônia holandesa, com  uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina.
Parada das Flores: pontualmente às 16h carros alegóricos decorados, ladeados pelos artistas que atuam na Expoflora, percorrem boa parte do recinto, conduzindo os visitantes ao local da chuva de pétalas.
chuva de pétalas de rosas

Chuva de Pétalas: esse é o momento mais emocionante do passeio, e que acontece, diariamente, às 16h30, ao lado do parque de diversões. Um canhão arremessa do alto   150 quilos de pétalas de rosas. Reza  a tradição que  quem pegar uma pétala no ar terá seus desejos realizados. Não custa tentar...
Shopping das Flores: o evento conta com amplo espaço para venda de inúmeras  variedades  de flores e plantas ornamentais.

Compras: as lojinhas do local vendem souvenires holandeses, artesanato, moda e decoração.


prato típico

Culinária Holandesa e Brasileira:  restaurantes típicos e confeitarias oferecem o melhor da gastronomia dos Países Baixos, como o pannekoek (panquecas), eisben (joelho de porco), batata holandesa, o vis holand (peixe holandês), diny rosti (batata pré-cozida, ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões).
Além disso,  confeiteiros e chefs holandeses estão sempre criando novas receitas para atrair os visitantes, como o bloempot (torta holandesa, servida em vaso de flor) e o sorvete de rosas.
Serviço:
A 37ª  Expoflora vai de 24 de agosto a  23 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9:00h às 19:00h.
Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 675 – Holambra/SP
Compra de ingressos:  (19) 3802-1499 / 98115-1294 / 98114-9783 / 98168-3600 ou pelos e-mails: centraldereservas@expoflora.com.br /  reservas@expoflora.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário