O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Imperdivel: Eduardo Martini vive Clodovil Hernandes em "Simplesmente Clô"

Imperdivel: Eduardo Martini vive Clodovil Hernandes em "Simplesmente Clô"

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 13 de novembro de 2020 | novembro 13, 2020



Marcando a reabertura de teatros e outros espaços culturais,  Eduardo Martini  estreia,  no dia 21 de novembro, sábado, “Simplesmente Clô”,  monólogo escrito pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti sobre a vida e a obra  de Clodovil Hernandes (1937-2009). O ator (imagem acima, já "paramentado"  para a interpretação) conta que, há anos,  tinha o desejo de homenagear no teatro esse estilista,  imortalizado como  um dos principais nomes da alta-costura brasileira.

Obedecendo às restrições e tomando todos os cuidados e orientações para evitar o contágio do novo Coronavírus, o espetáculo vai cumprir temporada,  aos sábados e  domingos,  no Teatro União Cultural, em São Paulo, marcando também a nova programação do espaço, gerido por Martini desde o início do ano de 2020.

Apesar de Clodovil sempre repetir que não queria homenagens póstumas, mas sim em vida, essa obra ganha importância  porque relembra  facetas de um ser humano ácido e explosivo, que como todo ser humano se dividia entre o bem e o mal.  Apresenta um  profissional dedicado, que lutou  incansavelmente para provar seu talento, e venceu.  

A peça realiza um verdadeiro inventário da vida e criações do polêmico figurinista ao longo de mais de 40 anos de carreira. Apesar de assumir publicamente suas preferências sexuais, ele  sempre repetia: “não tenho honra de ser homossexual e nem orgulho gay. Tenho honra de ser quem sou”.


Clô  e seus pugs


E ele era verdadeiro, satírico e direto. Além rememorar   sua vida e fatos pouco conhecidos do público, o monólogo também  foca nas criações pioneiras na moda, no sucesso na tevê e no êxito obtido em seu primeiro mandato como deputado federal.

“Não tinha meio termo. O Clodovil era tão amado quanto odiado pelas pessoas. Afinal, o ser humano não foge dessa dualidade. A ideia é apresentar essa personagem tão rica e contraditória, e isso  sem jamais buscar uma redenção. Ele não gostaria disso”, expõe Eduardo Martini, que teve a sorte de conviver com o estilista, cuja inteligência e senso de humor admirava. 

O ator afirma que não pretende fazer imitação, mas sim homenagear a personagem. Para tanto, fez uma pesquisa apurada, com intensa imersão  completa , pesquisa  seus gestos, jeito de andar, movimento das mãos, olhares e poses. 

Devido às restrições orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde, uma exposição com a obra completa do estilista, prevista para a temporada, será adiada, mas em cena serão apresentados modelos originais criados por Clô.


Clodovil: tenho honra de ser quem sou



Para o autor, a ideia do espetáculo é dar continuidade a um trabalho de resgate à memória de figuras da memória nacional. “Quando escrevi um texto sobre a Danuza Leão [Pequeno Manual Prático para a Vida Feliz] sabia que não podia parar ali, e o Clodovil foi uma escolha natural, porque a ideia é conduzir a plateia numa viagem não só pela vida dessas pessoas, mas também, e principalmente, traçar um panorama das épocas em que viveram e o que fizeram de importante para a construção cultural do Brasil”, declara.

“Simplesmente Clô” marca não apenas o retorno de Martini ao palco, mas também o reencontro do ator com Cavalcanti que, há três anos, iniciaram uma parceria teatral com a montagem da comédia “Papo com o Diabo”, dirigida por Elias Andreato. A dupla ainda planeja a montagem de outros três espetáculos até 2022.

“É bastante estimulante  voltar com esse  projeto  especial e com a qualidade da  parceria. Tenho certeza que  Clodovil  será um grande marco na minha carreira e uma boa experiência para o público.  Sua história de vida foi intensa e corajosa: não tem como não se emocionar”, completa  Martini. 


SERVIÇO:
Simplesmente Clô
Data: 21 de novembro a 20 de dezembro
Local: Teatro União Cultural - São Paulo (SP)
Horário: 21h (sábados); 19h (domingos)
Lotação: 130 lugares, obedecendo as medidas de distanciamento.
Endereço: Rua Mário Amaral 209, telefone : 11-38852242
Preço do ingresso: R$ 35,00 (meia) a R$ 70,00 (inteira)
Classificação etária 12 anos



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário