O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Entre nessa Vibe do Upcycling, que Prega o Consumo Consciente.

Entre nessa Vibe do Upcycling, que Prega o Consumo Consciente.

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 28 de janeiro de 2020 | janeiro 28, 2020




O termo upcycling define o processo   de criar algo novo a partir de itens antigos –  uma sinergia entre a reutilização e a reciclagem.  Esse conceito, que une sustentablidade e moda, reaproveita e melhora as peças já existentes.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil descarta cerca de 175 mil toneladas de sobras têxteis por ano e deste total apenas 15% são reaproveitadas. Dependendo da composição do tecido, ele pode demorar anos para se decompor, afetando  o solo e a água. No entanto, iniciativas como a do Banco de Tecidos prometem amenizar o problema, ao  receber e revender restos de panos.


Navegando nessa onda de sustentabilidade, o jovem stylist Caique Jota  comanda a Upcycled Co,  marca que trabalha o conceito de moda consciente. “Não colocamos mais roupas no mundo, mas  recolocamos  as mesmas roupas para rodar, dando-lhes um olhar diferente e uma aparência nova e contemporânea”, explica ele.
 

A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, o upcycling diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos. O processo  traz  ainda  uma economia significativa de água e energia, usadas  em menores quantidades na reciclagem. A prática, que ganha força no mundo todo,  é um dos exemplos da economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.


“Hoje é  preciso mudar os hábitos  de consumo para que e a indústria da moda  cause  o menor impacto ambiental possível. A marca  nasceu quando percebi   a falta de  opções para quem quer consumir de forma consciente. Existem muitos brechós, mas nada no perfil de uma loja on line com filosofia sustentável. Acabei juntando  meu hobby de  garimpar roupas em São Paulo, com o prazer de fazer o upcycling dessas peças e tecidos e disponibilizar o resultado de  meu trabalho  para venda”, argumenta
Mais informações:  instagram @upcycledcompany;  site http://www.upcycledco.com.br/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário