O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Maquiagem para crianças? Só com produtos apropriados !!!

Maquiagem para crianças? Só com produtos apropriados !!!

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 2 de outubro de 2018 | outubro 02, 2018




O caráter lúdico de “se pintar”, desde que os produtos sejam inofensivos para a  pele infantil, pode render uma saudável brincadeira. Hoje é possível encontrar no mercado diferentes produtos voltados para as crianças.

Mas é preciso atenção na hora de escolher os itens apropriados. As maquiagens para adultos – e mesmo as feitas para bonecas – não podem ser utilizadas, já que contêm corantes, fixadores e outras substâncias químicas que podem causar reações alérgicas.

“Uma dica é procurar sempre pelo selo de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ele garante que se tratam de produtos fáceis de serem retirados com água. Além disso, é importante que as formulações só contenham ingredientes atóxicos e hipoalergênicos. Já os rótulos devem trazer indicações de segurança específicas, incluindo a de faixa etária”, alerta a dra. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor.

Esse cuidado contempla batons, blush, gloss, brilhos e até esmaltes. Eles devem sempre ser feitos à base de água para evitar a necessidade do uso de acetona ou removedor. Máscaras e lápis, mesmo vendidos como “próprios para crianças”, devem ser evitados. Outra recomendação importante  é  não tirar a cutícula das crianças, porque essa “pelezinha” protege a unha de bactérias e fungos, fixando melhor a unha na pele.

De olho na dermatite de contato  

Inflamação decorrente do contato da pele com uma determinada substância, a dermatite de contato é comum em qualquer faixa etária, inclusive nas crianças. Estudos que demonstram a importância clínica do problema nos pequenos, embora eles não fiquem tão expostos quanto os adultos às substâncias alergênicas ou irritantes, que causam reações na superfície da pele.

“No consultório, as formas mais comuns do problema acontecem pelo contato com borracha e  látex; perfumes, sabonetes e cosméticos; couro; lãs e tecidos sintéticos, bijuterias (especialmente as feitas de níquel, cromo e cobalto) e até peças de ouro e prata. Alguns cremes e pomadas com medicamentos (antibióticos) também podem provocar a dermatite”, esclarece a  dermatologista.

Os sintomas da dermatite de contato geralmente são vermelhidão, coceira intensa e ardor. A pele irritada pode produzir pequenas bolhas e apresentar rachaduras. A lesão normalmente fica restrita a área da pele que entrou em contato com a substância irritante.  Loções de uso tópico à base de calamina podem aliviar os sintomas. Em caso de reação mais intensa, é fundamental uma avaliação clínica dermatológica, com tratamento mais específico.

Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e com a maior fábrica de escovas da América Latina. 

Informações: SAC: 0800 47 6666;  http://www.condor.ind.br
SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário