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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Novidades eno segmento de vinhos tornam o ato de brindar mais saboroso e moderno !

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | outubro 02, 2025


 





Considerada hoje a  maior feira de vinhos e destilados das Américas, a ProWine SP recebeu, até hoje, data do encerramento, cerca de 20 mil visitantes e reuniu expositores 1.500 marcas de vinhos e destilados de  36 países. Empresas ligadas à vitivinicultura apresentaram tendências que vão do vinho branco, espumantes aos rótulos orgânicos e  sem álcool.

 

Para atestar a importância do setor, basta lembrar que a feira  deverá movimentar cerca  de R$ 250 milhões em negócios diretos, chegando a R$ 500 milhões até o fim de 2025. No ano passado, só em vinhos importados , o Brasil registrou US$ 518 milhões; +6% nas importações em 2025. O Chile lidera esse segmento ocupando cerca de  48% do mercado.


 




No Brasil, nota-se o avanço da produção de vinho em regiões como Serra Gaúcha, Samta Catarina e Vale do São Francisco. Também foi detectada uma expansão do mercado de  vinhos orgânicos e sustentáveis , que já é perceptível  nas vendas on line, nas cartas de restaurantes, prateleiras de lojas e gôndolas de supermercados.

Dados recentes da Grand View Research estimam que o mercado nacional de vinhos orgânicos  movimentou cerca de US$ 114,8 milhões em 2023, com crescimento anual de 9,6%.

 

Tendências


foto:@lucindapbastos




No quesito destilados, o protagonismo  fica para os whiskies nobres, gins aromáticos e cachaças premium. É importante observar  que as  tendências de hábito de consumo estão mudando: brancos e espumantes ganham força, enquanto que  os destilados já representam 12% do faturamento de bebidas alcoólicas no Brasil e, em poucos anos,  podem chegar a 20%.   Outra constatação do setor é que o  rosé é o que mais cresce no Brasil, já sendo  consumido o ano todo, sem   estação definida.

 


foto: @lucindapbastos




Trend  que também  ganha força é a   “Fresh”, que engloba   vinhos leves e refrescantes Sabe-se que consumidores jovens e urbanos impulsionam vinhos descomplicados,  como espumantes e brancos.

Outros destaques importantes do evento  são as bebidas  zero álcool e de baixa caloria, estilos que   refletem a busca por saúde, moderação e novas experiências.


 

Malu Sevieri - foto divulgação



Diretora da ProWine, Malu Sevieri  lembra que a sustentabilidade e a responsabilidade social pautaram a  edição passada, e esses temas foram  reforçados neste ano.  “O programa Glass is Good reciclou 9,13 toneladas de vidro em 2024, gerando renda para 50 famílias. Reciclar vidro significa menos CO, menos gasto de energia e menos extração de areia “, observa a executiva.

 

Alguns lançamentos:


 



Chandon Brasil

 

Apresentou o  Garden Spritz, espumante + bitter artesanal com menos açúcar e ingredientes sustentável. Definido como experiência inovadora,   combina o excepcional espumante Chandon com um bitter de laranja artesanal, elaborado com laranjas 100% orgânicas, ervas e especiarias.

 

 

Odfjell Vinewards


 

foto: divulgação.




Essa  vinícola chilena  tem  a sustentabilidade e a produção orgânica como pilares de sua filosofia enológica, em todas as etapas do processo. 
Certificada com o selo ‘Vinho Sustentável do Chile’, e com certificações orgânica e vegana, a empresa possui colmeias próprias que contribuem para a polinização e a saúde do vinhedo, e  incorpora ilhas ecológicas que estimulam a presença de insetos benéficos,

Um dos  destaques reservados para a feira é o Zippora 2019, lançado em celebração aos 25 anos da vinícola. Trata-se de um blend que reflete a identidade do vinhedo Tres Esquinas, em Cauquenes, elaborado com todas as variedades produzidas no local. Os rótulos Odfjell chegam ao ao Brasil pela The House of Wines.

 

Casa Valduga

 

Destacou o  Maria Valduga Nature, eleito melhor espumante do Brasil 2025 (Guia Descorchados). e o 130 D.O.V.V , primeiro espumante da vinícola com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

 

Vinícola Garibaldi

Inovou com o primeiro Prosecco Zero Álcool do Brasil. Te, no seu portfólio, o   Freixenet, espumante zero álcool mais consumido no mundo.

 

Perrito

 

foto: divulgação.



Marca recém-lançada, criada pelo wine hunter Vicente Jorge em homenagem à filha Bruna e inspirada no cachorro da família,  um Dachshund, faz sua estreia na ProWine com um vinho leve, sincero e com alma, segundo  Vicente. Produzida no Chile, a linha Perrito – nas versões branco, tinto e rose - é feita com notas de frutas e flores e com atenção especial ao meio ambiente e  sem qualquer insumo de origem animal, e cultivados com respeito ao solo e à água.

 

Amitié


 



Lançou o  BeLow, vinho de baixo teor alcoólico (8%), leve, fresco e casual. A novidade preenche a taça com frescor e modernidade.


Boscato Vinhos Finos

 

Divulgou o vinho fino branco seco elaborado com uvas Chardonnay, de vinhedos próprios, com controle biológico e manejo sustentável.

 

Cantu Grupo Wine

 

Com exclusividade, trouxe para o Brasil,  o exemplar Braccobosca Revuelta Del Clarete, vinho rosé elaborado com Ugni Blanc e Merlot, produzido pela vinícola uruguaia Bracco Bosca. 

 

La Pastina

 

foto: divulgação.



A marca aposta no Cono Sur Bicicleta Reserva Pinot Noir - Rosé,  com ótima amplitude térmica. Trata-se de um   vinho fresco, agradável e de acidez equilibrada .

 

Emiliana

 

Apresentou uma linha de vinhos reserva produzida com uvas orgânicas. Em nova roupagem, surge mais  delicado, com aromas intensos de cereja e cassis.

 

 

Moet Henessy

 

foto: divulgação



É a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy, líder global do mercado de luxo. Destaque para os rosés de Provence, com ênfase nos ícones vinhos de Château D’Esclans, com o icônico Whispering Angel, e os lançamentos Rock Angel, Château d’Esclans e o premiado Garrus, agora apresentado em uma categoria especial dentro do portfólio dedicado a Rosés de Provence.  Mais informações: https://prowinesaopaulo.com/

 

 

 

 

 

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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