O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » O que a moda reserva para o pós- escuridão

O que a moda reserva para o pós- escuridão

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 10 de julho de 2025 | julho 10, 2025

 





A esperança e a leveza após a escuridão: esse  é o tema que permeia a pesquisa de inspirações Human 2026, que terá seus materiais apresentados na próxima edição do InspiraMais. 

Nesse estudo, Walter Rodrigues,  coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, considerou  o topo (10%, pesquisa e desenvolvimento, onde está a Human), o meio (30%, quando a empresas elaboram suas estratégias) e a base da pirâmide (60%, quando o material se torna comercial.






“Há mais de 15 anos elaboramos essa apuração visando orientar a criação dos materiais que são apresentados no Inspiramais, o maior salão de design e moda da indústria de base para calçados, confecções, setor automotivo, móveis e bijuterias da América Latina. Afinal, moda é 50% inspiração e 50% business”, avalia Rodrigues.


 

Walter Rodrigues



Para o profissional, a pesquisa Human, com a temática principal da Esperança, expressa a urgência de  sair do caos de um período turbulento, de guerras e tragédias sociais e climáticas. O estilista listou dois subtemas. O primeiro, denominado  Esperança,  absorve influência do balé, e utiliza materiais que entregam conforto e movimento. Inclui sugestões de bases tecnológicas, materiais com elasticidade, transparência, acetinados, que já aparecem em marcas internacionais de vanguarda, como Loewe, JW Anderson, Ferragamo, Gucci, Bottega Veneta e Fendi.

O segundo,   chamado de Utopia,  oferece uma  imersão sensorial, com muitas estampas, texturas, luzes que indicam velocidade, aspectos lúdicos, superfícies com verniz e brilho e acessórios maximalistas, tudo numa linguagem pop e urbana. Neste contexto, Rodrigues cita o trabalho de marcas como a Staff Only, Chopovalowena, Anrealage, Feng Chen, Balmain, Saint Laurent e Vaquera.


 

 Novidade da Colorgraf
fotos: divulgação



Promovido pela Assintecal,  em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o salão Inspiramais vai contar com  150 participantes. Eles vão apresentar, para cerca de 8 mil visitantes, mais de mil materiais inovadores e sustentáveis (incluindo couros, laminados sintéticos, biomateriais, metais, enfeites diversos, fivelas, zíperes, solados)  para as indústrias de calçados, confecções, móveis, de tapeçaria automotiva, entre outros segmentos. O evento será  nos dias 15 e 16 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.  
Mais informações: http://inspiramais.com.br/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário