Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 32ª edição, expositores de diversos segmentos como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados.
Democrático, o evento mostrou opções de investimento para todos os tamanhos de bolsos: os modelos de operações variam de cerca de R$ 10 mil até mais de R$ 3
milhões. Para facilitar a vida dos investidores na busca e
seleção de pontos comerciais, a feira contou com empresas
administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias.
Além da exposição das franqueadoras, o evento também ofereceu, na Arena do Conhecimento, palestras e simpósios abordando diversos aspectos do franchising.
Crescimento acelerado
A ABF Franchising Expo é considerada a maior feira de
franquias do mundo. Esta edição recebeu cerca
de 60 mil visitantes que conferiram as propostas de 400 franquias, entre as quais 115 estreantes.
No ano passado, o setor de franquias faturou mais
de R$ 273 bilhões (alta de 13,5%), com 193 mil operações/unidades e
3 mil marcas franqueadoras. Só no primeiro trimestre deste ano o setor já cresceu 8,9%.
Segundo a organização da feira, os negócios de mercados e lavanderias autônomas, aluguel e economia compartilhada, serviços financeiros, estética e odonto, PET, açaí, sorvetes e cafés, óticas e microfranquias vêm contabilizando expressivas altas.
Dentre os novos nichos, destacam-se as franquias de self storage, economia de água, reparo de instrumentos musicais, marmitas congeladas, eletroposto, tecnologia para gestão de frotas, adega de vinhos autônoma para condomínios, automação residencial, arena de realidade aumentada e até de brunch.
Alguns expositores
Rodando os movimentados corredores do evento destacamos alguns expositores com modelos de franquias estimulantes. Confira abaixo:
Beevets
Em ritmo de expansão, essa rede traz para o mercado um modelo de franquia validado e lucrativo. O propósito é revolucionar a forma como tutores e pets vivem a saúde e o bem-estar.
Considerando que, hoje, animais de
estimação fazem parte da família, o
norte da marca é conciliar tecnologia e
boa estrutura com tratamento humanizado de alta performance, incluindo escuta ativa e empatia nas consultas e
atendimentos. Esse modelo inovador vem chamando a atenção de clínicas e hospitais veterinários que querem
crescer com propósito.
Mapa da Mina
Com produção própria, essa rede especializada em semijoias participou da feira, divulgando o seu novo formato de quiosque, já testado com sucesso em shopping no Rio de Janeiro. O modelo, com investimento a partir de R$ 200 mil. permite acesso direto do cliente aos mostruários, reposicionados para facilitar a visualização e o manuseio.
Atualmente, a label conta
com 57 unidades. Cerca de 70% das operações estão
concentradas no Rio de Janeiro, mas a rede também vem fortalecendo sua presença em
regiões como Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Espírito
Santo.
Fábrica de Bolo da Vó Alzira
A feira contou com a presença da idealizadora da marca, vovó Alzira
Ramos, e Tatiana Lanna, CEO da empresa, e mostrou uma cozinha
experimental simulando a das lojas da rede, com produção de bolos feitos na hora para degustação.
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vó Alzira e Tatiana |
A ideia é mostrar diferencial da operação simples, descomplicada e com
alto potencial de rentabilidade. A marca já possui 300
lojas espalhadas pelo Brasil, e se
destaca no mercado por oferecer um modelo de franquia com 0% de royalties,
investimento acessível e baixa complexidade operacional.
Usaflex
A marca apresentou seus seis modelos de franquia: Loja Usaflex,
Loja Usaflex Premium, Loja Usaflex Light, Loja Usaflex Outlet, Quiosque e Container,
reforçando sua estratégia de expansão e diversidade de formatos. Com 350
unidades em operação e previsão de chegar a 375 até o fim do ano, a empresa é líder nacional em calçados femininos com
foco em conforto e inovação. Na feira, celebrou sua sexta conquista consecutiva do
Selo de Excelência em Franchising da ABF, oferecendo condições
especiais para empreendedores interessados no negócio.
Óticas Diniz
Maior rede óptica 100% brasileira,
lançou o novo modelo de franquia “Slim”, desenvolvido para ampliar a presença da
marca em cidades de menor porte e bairros com alto potencial comercial. Com
layout compacto, exigência mínima de 20m² e apenas três colaboradores por loja,
a novidade é ideal para empreendedores
que buscam um modelo de negócios acessível sem abrir mão da qualidade.
Giuliana
Flores
Com 30 anos de liderança no e-commerce, a marca faz sua primeira participação no evento para dar início à expansão por franquias. Apresentou ao público empreendedor três modelos principais: Quiosque (9 m²) , ideal para locais com alto fluxo,com foco em flores preservadas e presentes; Boutique (50 m²) com estrutura compacta e elegante e um mix de produtos especializado; Loja Full (100 m²) que proporciona a operação completa, com plantas naturais, preservadas e grandes marcas parceiras.
“Esperamos estreitar laços com investidores
nacionais e internacionais, identificar parceiros estratégicos para expansão
regional e global, e atrair novos empreendedores”, revela Clóvis Souza, CEO da empresa.
Maria Pitanga
A qualidade superior do açaí dessa marca cearense é apontado como o principal impulsionador do
crescimento da rede de franquias. Além
do açaí, atualmente, a empresa conta com
uma linha de gelatos e sorbets, totalizando mais de 55 sabores.
A marca festejou na feira o total de mais de 170 franquias, com uma expansão
no comércio exterior, com 7 unidades em Portugal, e outras em processo de abertura
também nos Estados Unidos e Espanha. Oferece acompanhamento em todas as etapas para garantir o sucesso dos franqueados.
Bio Mundo
Lançou no evento um novo modelo de franquia, a minimercado, com
investimento inicial reduzido e operação mais enxuta. A proposta é democratizar
o acesso e acelerar sua presença em pontos de alto fluxo e conveniência, como
aeroportos, shoppings, galerias comerciais e prédios corporativos e
residenciais.
Casa Bauducco
Com um
rebranding que reforça a italianidade da rede de franquias e aprimora a
experiência do consumidor nas lojas, a marca
colhe resultados expressivos: as
unidades reformadas registraram aumento de 10% a 40% nas vendas.
A empresa investe em um modelo de
negócio sólido, sustentável com múltiplos formatos de operação, lojas físicas,
quiosques, tuk tuks e carts, além de oferecer suporte completo ao franqueado.
Havanna
Essa marca argentina, referência em doce de leite e alfajores,
apresentou o novo modelo de franquia de Heladerias Argentinas Havanna. São
sorveterias artesanais com DNA argentino da marca. Até dezembro deste ano, mais
60 lojas serão inauguradas. A expectativa de expansão da rede com o novo
formato é de 400 novas unidades até 2027.
Nesta edição, a rede também disponibilizou os modelos de franquias Tradicional e Espresso, já estabelecidos no mercado desde 2006.
Loucos por Coxinha
Nascida no
Rio Grande do Norte, em 2014, essa rede de franquias segue um conceito de fast-food especializado em mini coxinhas, churros e kibe preparados com ingredientes de alta
qualidade. A marca adota quatro modelos para um negócio testado e aprovado, que está em plena
expansão.
Vinho24h
Essa rede de franquias estreia sua marca. A franqueadora, que integra o grupo Super Franquias, inova o
segmento de Conveniência e Bebida com sua adega autônoma para condomínios. Possui mais de 960 operações no Brasil e no mundo. Com um investimento inicial de R$32.900 e faturamento médio mensal de R$11.482,
os novos franqueados aproveitaram a condição exclusiva da primeira adega
grátis.
Lavanderia 60 Minutos
Lançou oficialmente o Laundry in Box,
novo modelo de lavanderia inteligente voltado para condomínios e locais de
grande circulação. A solução utiliza armários automatizados para coleta e
devolução de roupas higienizadas em até 24 horas, com todo o processo sendo
acompanhado pelo cliente via aplicativo. Cada ciclo consome apenas 48 itros de
água, cerca de 60% menos do que uma máquina doméstica.
Bibi
Pela 11ª vez, a
marca recebeu o Prêmio Melhores Franquias do Brasil, idealizado pela revista
Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian. .A label segue investindo no crescimento da rede de
lojas. Com mais de 130 unidades no Brasil, são esperadas outras 20 unidades até o fim
deste ano. Já em âmbito internacional, a empresa tem conquistado espaço em
diversos mercados. Atualmente, com 22 operações internacionais em países da
América Latina, a empresa espera
contabilizar 100 pontos físicos
no exterior até 2030. Para este ano, a meta visa 15 novas aberturas, incluindo mercados inéditos, como África.
Milon
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Fotos: @lucindapbastos/divullgação |
Com operação focada em shopping centers, a rede conta com 118 lojas espalhadas em todo o território nacional, sendo 11 delas próprias. Hoje, mais de 72% dos franqueados operam duas ou mais unidades, muitos deles combinando negócios em segmentos como alimentação, moda adulta, íntima, acessórios e calçados. Por meio da rede de lojas, em 2024, a marca obteve um crescimento de 17% em faturamento. Para 2025, são esperadas mais 17 operações e um incremento de 20% no consolidado anual.
Mais informações: https://www.abf.com.br/
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