O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Feira de franquia apresentou opções paras todos os bolsos!

Feira de franquia apresentou opções paras todos os bolsos!

Written By Deise Sabbag on domingo, 29 de junho de 2025 | junho 29, 2025




Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 32ª edição, expositores de diversos segmentos como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados.


 



Democrático, o  evento  mostrou   opções de investimento para todos os tamanhos de bolsos: os modelos de  operações variam de cerca de R$ 10 mil até mais de R$ 3 milhões. Para facilitar a vida dos investidores na busca e seleção de pontos comerciais, a feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias.

Além da exposição das franqueadoras, o evento também ofereceu, na Arena do Conhecimento, palestras e simpósios abordando diversos aspectos do franchising. 

 

Crescimento acelerado

 

ABF Franchising Expo é considerada a maior feira de franquias do mundo. Esta edição recebeu   cerca de 60 mil visitantes que conferiram as propostas de  400 franquias, entre as quais  115 estreantes.

No ano passado, o  setor de franquias faturou mais de R$ 273 bilhões  (alta de 13,5%), com 193 mil operações/unidades e 3 mil marcas franqueadoras. Só no  primeiro trimestre deste ano o setor já cresceu 8,9%.




 


Segundo a organização da feira,  os negócios de  mercados e lavanderias autônomas, aluguel e economia compartilhada, serviços financeiros,  estética e odonto,  PET, açaí, sorvetes e cafés, óticas e microfranquias vêm contabilizando expressivas altas.

Dentre os novos nichos, destacam-se as franquias de self storage, economia de água, reparo de instrumentos musicais, marmitas congeladas, eletroposto, tecnologia para gestão de frotas, adega de vinhos autônoma para condomínios, automação residencial, arena de realidade aumentada e até de brunch.

 

 Alguns expositores

 




Rodando os movimentados corredores do evento destacamos alguns expositores com modelos de franquias estimulantes.  Confira abaixo:


 

Beevets

 




Em ritmo de expansão, essa rede  traz para o mercado um modelo de franquia validado e lucrativo.  O propósito é  revolucionar  a forma como tutores e pets vivem a saúde e o bem-estar.  






Considerando que, hoje, animais de estimação  fazem parte da família, o norte da marca é conciliar  tecnologia e boa estrutura com tratamento humanizado de alta performance, incluindo   escuta ativa e empatia nas consultas e atendimentos.  Esse  modelo inovador  vem chamando a atenção de  clínicas e hospitais veterinários que querem crescer com propósito.


Mapa da Mina






Com produção própria, essa rede especializada em semijoias participou da feira, divulgando o seu novo formato de quiosque, já testado com sucesso em shopping no Rio de Janeiro. O modelo, com investimento a partir de R$ 200 mil. permite acesso direto do cliente  aos mostruários, reposicionados para facilitar a visualização e o manuseio.

Atualmente, a label conta com 57 unidades. Cerca de  70% das operações estão concentradas no Rio de Janeiro, mas a rede também vem fortalecendo sua presença em regiões como Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.


Fábrica de Bolo da  Vó Alzira


 




A feira contou com a presença da idealizadora da marca, vovó Alzira Ramos, e Tatiana Lanna, CEO da empresa,  e mostrou uma cozinha experimental simulando a das lojas da rede, com produção de  bolos feitos na hora para degustação.



vó Alzira e Tatiana




A ideia é mostrar diferencial da operação simples, descomplicada e com alto potencial de rentabilidade.
A marca já possui 300 lojas espalhadas pelo Brasil,  e se destaca no mercado por oferecer um modelo de franquia com 0% de royalties, investimento acessível e baixa complexidade operacional.


Usaflex


 





A marca apresentou  seus seis modelos de franquia: Loja Usaflex, Loja Usaflex Premium, Loja Usaflex Light, Loja Usaflex Outlet, Quiosque e Container, reforçando sua estratégia de expansão e diversidade de formatos.  Com 350 unidades em operação e previsão de chegar a 375 até o fim do ano,  a empresa é  líder nacional em calçados femininos com foco em conforto e inovação. Na feira,   celebrou sua sexta conquista consecutiva do Selo de Excelência em Franchising da ABF,  oferecendo condições especiais para empreendedores  interessados no negócio. 

 

Óticas Diniz


 





Maior rede óptica 100% brasileira, lançou o novo modelo de franquia “Slim”, desenvolvido para ampliar a presença da marca em cidades de menor porte e bairros com alto potencial comercial. Com layout compacto, exigência mínima de 20m² e apenas três colaboradores por loja, a novidade é ideal para empreendedores que buscam um modelo de negócios acessível sem abrir mão da qualidade.

 

Giuliana Flores






Com 30 anos de liderança no e-commerce, a marca faz sua primeira participação no evento para dar início à expansão por franquias. Apresentou ao público empreendedor três modelos principais:  Quiosque (9 m²) , ideal para locais com alto fluxo,com foco em flores preservadas e presentes;  Boutique (50 m²) com estrutura compacta e elegante e  um mix de produtos especializado;   Loja Full (100 m²) que proporciona a operação completa, com plantas naturais, preservadas e grandes marcas parceiras.

“Esperamos estreitar laços com investidores nacionais e internacionais, identificar parceiros estratégicos para expansão regional e global, e atrair novos empreendedores”, revela Clóvis Souza, CEO da empresa.


Maria Pitanga

 




A qualidade superior do  açaí  dessa marca cearense é apontado  como o principal impulsionador do crescimento da rede de franquias.  Além do açaí, atualmente, a empresa conta  com uma linha de gelatos e sorbets, totalizando mais de 55 sabores.

A marca festejou na feira o total de  mais de 170 franquias, com uma expansão no comércio exterior, com 7 unidades em Portugal, e outras em processo de abertura também nos Estados Unidos e Espanha.  Oferece  acompanhamento em todas as etapas  para garantir o sucesso dos franqueados.

 

Bio Mundo



 



Lançou no evento 
um novo modelo de franquia, a minimercado, com investimento inicial reduzido e operação mais enxuta. A proposta é democratizar o acesso e acelerar sua presença em pontos de alto fluxo e conveniência, como aeroportos, shoppings, galerias comerciais e prédios corporativos e residenciais.

 

Casa Bauducco






Com um rebranding que reforça a italianidade da rede de franquias e aprimora a experiência do consumidor nas lojas, a marca  colhe resultados expressivos: as unidades reformadas registraram aumento de 10% a 40% nas vendas.

A empresa investe em um modelo de negócio sólido, sustentável com múltiplos formatos de operação, lojas físicas, quiosques, tuk tuks e carts, além de oferecer suporte completo ao franqueado.


Havanna

 





Essa
 marca argentina,  referência em doce de leite e alfajores, apresentou o novo modelo de franquia de Heladerias Argentinas Havanna. São sorveterias artesanais com DNA argentino da marca. Até dezembro deste ano, mais 60 lojas serão inauguradas. A expectativa de expansão da rede com o novo formato é de 400 novas unidades até 2027.

Nesta edição, a rede também disponibilizou os modelos de franquias Tradicional e Espresso, já estabelecidos no mercado desde 2006.

 

Loucos por Coxinha






Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, essa  rede de franquias segue  um conceito de fast-food especializado em mini coxinhas, churros e kibe preparados com ingredientes de  alta qualidade. A marca adota quatro modelos para um negócio testado e aprovado, que está em plena expansão. 

 

Vinho24h


 





Essa  rede de franquias  estreia sua marca. A franqueadora,  que integra o grupo Super Franquias, inova o segmento de Conveniência e Bebida com sua adega autônoma para condomínios.  Possui mais de 960 operações no Brasil e no mundo.  Com um investimento inicial de R$32.900 e faturamento médio mensal de R$11.482, os novos franqueados aproveitaram a condição exclusiva da  primeira  adega grátis. 

 

Lavanderia 60 Minutos

 




Lançou oficialmente o Laundry in Box, novo modelo de lavanderia inteligente voltado para condomínios e locais de grande circulação. A solução utiliza armários automatizados para coleta e devolução de roupas higienizadas em até 24 horas, com todo o processo sendo acompanhado pelo cliente via aplicativo. Cada ciclo consome apenas 48 itros de água, cerca de 60% menos do que uma máquina doméstica. 

 

Bibi

 





Pela 11ª vez, a marca recebeu o Prêmio Melhores Franquias do Brasil, idealizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian. .
A label  segue investindo no crescimento da rede de lojas. Com mais de 130 unidades no Brasil, são esperadas outras  20 unidades até o fim deste ano. Já em âmbito internacional, a empresa tem conquistado espaço em diversos mercados. Atualmente,  com 22 operações internacionais em países da América Latina, a empresa espera  contabilizar  100 pontos físicos no exterior até 2030. Para este ano, a meta visa 15 novas aberturas, incluindo  mercados inéditos, como África. 

 

Milon



Fotos: @lucindapbastos/divullgação



Com operação focada em shopping centers, a rede conta com 118 lojas espalhadas em todo o território nacional, sendo 11 delas próprias. Hoje, mais de 72% dos franqueados  operam duas ou mais unidades, muitos deles combinando negócios em segmentos como alimentação, moda adulta, íntima, acessórios e calçados. Por meio da rede de lojas, em 2024, a marca  obteve um crescimento de 17% em faturamento. Para 2025, são esperadas mais 17 operações e um incremento de 20% no consolidado anual. 

Mais informações: https://www.abf.com.br/

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário