Com números animadores, a 6ª edição do Anuga Select Brazil 2025 foi encerrada, ontem, no Distrito Anhembi, São Paulo. Principal canal gerador de negócios do setor, o evento apresentou, em 17 pavilhões internacionais e 20 nacionais, cerca de 150 marcas participantes e mais de 16 mil visitantes.
Na feira sensorial, o comprador teve a oportunidade de conhecer,
tocar, cheirar e degustar as novidades da indústria de alimentos
e bebidas. Propulsor da economia nacional, o setor tem faturamento anual da ordem de 1,2 trilhão (10,8% do PIB brasileiro) e até 2026 estima investimentos na casa dos R$ 120 bilhões, de acordo com a
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Organizada pela Koelnmesse Brasil, esta edição do evento propiciou, além
de trocas de informações e negócios, programas de intercâmbio com a feira Private
Label Brazil e o concorrido Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (Clash 2025).
Conceito de
setorização
A mostra apresentou lançamentos de produtos nacionais e internacionais para
profissionais de varejo, redes de serviços de alimentação, refeições fora de
casa e hospitalidade.
Com conceito de setorização dos diversos
segmentos de alimentos e bebidas, esta edição recebeu produtores,
fabricantes, importadores, exportadores, equipamentos e serviços para food
service e agências de comércio exterior. Um dos destaques, o agronegócio apresentou seus
produtos in natura e típicos regionais.
Tâmaras, erva mate orgânica etc
Uma
das curiosidades é que, apesar dos conflitos em suas terras, empresas
palestinas mostraram suas tâmaras gigantes e novidades produzidas a partir dessa saborosa
fruta. Elas também apresentaram azeites
e chocolates recheados com pistache.
A
marca Zampier divulgou a erva mate orgânica, produzida a partir de técnicas de
manejo que aliam a tecnologia à ervais nativos. Essa forma de cultivo mantém um
microclima ideal, mantendo os bioativos
da planta e resultando em alimento
nutracêutico.
A
Badia Spices, líder norte-americana em especiarias, molhos e temperos, exibiu a
linha de produtos naturais, com opções Kosher, Halal e sem glúten. Destaque
para o Tempero Completo, mistura equilibrada de especiarias que realça
o sabor dos alimentos.
A Doceiro, fábrica de chocolates familiar com
130 anos de atividade no Brasil, apresentou sua linha de recheios forneáveis, com
mais de 10 sabores, incluindo o Creme de Avelã com Cacau e o Pistache.
Conceito Halal, mix de castanhas etc
No
estande da Fambras Halal, primeira
certificadora Halal do Brasil, localizado no Pavilhão Halal Zone, especialistas deram orientações sobre o
mercado islâmico, o conceito Halal e o
processo de certificação.
Na
feira, a Fornetto destacou o Fornetto
Clássico, forno elétrico desenvolvido
para a pizza artesanal. Sua tecnologia mantém estável a temperatura da pedra
(que atinge até 501 graus) para a cocção de pizzas em um curto período de tempo
(até 3 minutos).
A
Juaa divulgou seus mixes de castanhas, amêndoas, nozes, sementes e frutas
secas, produtos ricos em proteínas, gorduras saudáveis, carboidratos e fibras.
A
Kikkoman lançou o shoyu de fermentação natural, à base de soja, trigo, água e
sal. A cor original do produto assemelha-se a de um rubi translúcido sem adição
de corantes. Outro destaque da marca é a linha de sake Azuma, bebida
fermentada à base de arroz, que virou
estrela em coquetéis e harmonizações inovadoras.
A
Papai que Fez, marca dedicada a tornar a alimentação mais fácil e saudável para
pais, mães e cuidadores, mostrou os packs Combo Duplo, além das linhas
organizadas por grupos alimentares e a linha BLW (Baby-Led Weaning),
desenvolvida para estimular a autonomia alimentar das crianças. Destaque para a
Linha de Lanches, com pães de fermentação
natural e snacks saudáveis.
fotos: @lucindapbastos/
divulgação
A
SacoEcoMulti lançou o primeiro saco kraft do mundo com suportes para bebidas. O
produto sustentável permite embalar os lanches e as bebidas na mesma embalagem, porém, em
compartimentos separados. Ele conta com uma camada impermeabilizante,
protegendo o papel contra danos causados por bebidas geladas.
Mais informações: https://anuga-brazil.com.br/
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