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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Na profissão da costureira, a integração da tecnologia com habilidades humanas ainda é desafio.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 27 de maio de 2024 | maio 27, 2024




Antigamente confecção de roupas era um processo meticuloso e manual, onde cada peça era única e refletia a habilidade e o tempo dedicado pelo artesão.  Com a Revolução Industrial, no século XVIII, o setor têxtil passou por uma transformação radical marcada pela invenção de máquinas,  como a de costura e  o tear mecânico.

A automatização de grande parte da fabricação de peças abriu caminho para a produção em massa e para o desenvolvimento da indústria que utiliza processos altamente tecnológicos e diversificados. Mas em meio a sistemas cada vez mais avançados e sustentáveis, uma questão se sobressai:  a profissão de costureira tem futuro ?

A resposta é sim, segundo Gizele Cunha, coordenadora de Gestão do Conhecimento da Audaces, multinacional ítalo-brasileira que é  referência mundial em soluções para a indústria da moda. Hoje,  a companhia fornece tecnologia para cerca de  60 mil profissionais em mais de 70 países, especialmente com o Audaces360, plataforma integrada que cobre todas as etapas da produção de moda, desde a criação até a fabricação.

Menor esforço manual

Para a especialista,  a tecnologia permite que  esses profissionais agilizem   a tomada de decisões e os negócios  de suas confecções, já que sobra tempo para  focar em atividades que exigem menos esforço manual, como  a ideação e a criatividade das roupas..

Hardwares e softwares tornam-se aliados para acelerar a modelagem e produção, reduzir o desperdício de tecidos, através  de cortes precisos e ajustes automatizados, entre outras funcionalidades

Segundo dados recentes, o Brasil possui cerca de 1,5 milhão de trabalhadores no setor têxtil e de confecções, que incluem costureiros, técnicos e outros envolvidos na produção de vestuário. Tais profissionais estão concentrados em  cerca de 25 mil empresas da área,  desde pequenos ateliês e microempresas até grandes fábricas com produção em larga escala.

Avanço da Tecnologia

O  segmento está consolidado no país, e há espaço tanto para os profissionais que fazem  roupas “à moda antiga” ou com máquinas de costura mais simples quanto para aqueles que estão operacionalizando tecnologias mais avançadas.

“A Audaces vê  a tecnologia como  uma ferramenta de empoderamento para os profissionais de confecção, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para se destacarem e inovarem. Ao contrário de ameaçar os postos de trabalho, ela cria  oportunidades para o crescimento pessoal e profissional.

A empresa acredita que o futuro do setor está na combinação das habilidades humanas com as capacidades tecnológicas, resultando em uma indústria de confecção mais eficiente, criativa e sustentável”, defende Gizele.

 

O Antes e o  Depois

Os impactos da tecnologia no  trabalho de um profissional de costura podem ser medidos por exemplos simples, como a confecção de uma camisa de botão ou mesmo um vestido bordado. Nas décadas passadas,  a produção de uma peça com essas características exigia muito tempo e habilidade. Enquanto uma camisa de botão poderia levar dias para ser feita, no caso do vestido,  dependendo da complexidade do bordado, esse processo poderia levar semanas ou até meses.

Os recursos disponíveis também eram restritos às máquinas de costura mecânicas, fitas métricas e réguas, tesouras, teares manuais e agulhas e dedais.  Dificuldades de produção mais comuns, como  a precisão do corte e costura, feitos manualmente, exigiam muita habilidade para garantir que as peças se encaixassem perfeitamente.

“Outro desafio era o cálculo de padronização, todo feito à mão, no qual costureiras e alfaiates usavam medidas corporais específicas e desenhavam padrões em papel ou diretamente no tecido, ajustando conforme necessário. Fora isso, os bordados também demandavam um trabalho complexo, que exigia paciência e atenção aos detalhes”, explica a coordenadora da Audaces.

A especialista lembra que,  com a automatização,  uma camisa de botão pode ser produzida em questão de horas.  “Já um vestido bordado pode ser desenvolvido por meio de máquinas de bordar computadorizadas em um ou dois dias, conforme a complexidade do design. Os cortes também podem ser feitos a laser e, ainda em fase experimental, as impressoras 3D de tecidos prometem criar peças inteiras, personalizadas e com desperdício mínimo.

 

Tecnologia X Habilidade

A Audaces defende que a tecnologia não substitui o profissional, mas potencializa suas capacidades.  É importante que  costureiros (as)   se capacitem (com treinamentos e atualização técnica contínua), mantendo-se alinhados com as últimas tendências e inovações tecnológicas.

Essa integração também promove uma valorização desses trabalhadores, por meio da qualificação e especialização nas soluções disponíveis no mercado e da capacidade de interpretar os dados gerados por meio das linhas de produção automáticas. Outro ganho significativo está relacionado à produtividade, já que as ferramentas que automatizam tarefas repetitivas possibilitam que os profissionais produzam mais e melhor.

“A resistência à adoção de soluções tecnológicas na indústria de confecção é multifacetada, envolvendo questões de familiaridade, custo, cultura organizacional e percepção de ameaça ao emprego. Superar essas barreiras requer uma abordagem integrada,  incluindo  treinamento, demonstração clara de benefícios, suporte contínuo e incentivos financeiros. Com essas medidas, é possível facilitar a transição para um ambiente de trabalho mais moderno e eficiente”, argumenta Gizele.

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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