O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Lino Villaventura: adivinha se tem arte nessa moda ou se tem moda nessa arte.

Lino Villaventura: adivinha se tem arte nessa moda ou se tem moda nessa arte.

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 11 de abril de 2024 | abril 11, 2024




O que mais amamos nas criações do mestre Lino ?  Acho que é  a característica do trabalho de superfície marcante. Ah, tem  também   a habilidade da construção artesanal e escultural.  Algumas peças despertam a  vontade de flutuar.




A coleção inverno-24, apresentada, ontem,  na SPFW,  traz propostas que destacam  formas e materiais incomuns. Dá para sentir que,  atrás da  essência dos  modelos, entre pregas e franzidos, se escondem:   intenso  trabalho de pesquisa têxtil e estudos de  técnicas de sustentação e de tridimensionalidade.


Para admirar e usar





A nova coleção é  pura artwear para olhar com admiração e vestir (para quem pode) com orgulho. Algumas  roupas,  com bordados/paetês coloridos,  podem ser  apreciadas como se fossem  vitrais. 






Adepto da costura artesanato, Lino  se  confessa um manipulador de  tecidos.  Taí um profissional que se diverte montando um puzzle de texturas, estampas e bordados. Nervuras, plissados, franzidos, dobraduras, assimetria e  recortes são elementos assíduos em suas inventivas coleções.






Vale lembrar que, no segmento de vestuário,  valem todos os recursos decorativos, porque, afinal, como Lino diz, “moda é conceitual e transfigurante. Pode transformar a mulher em quem ela realmente  é,  ou em quem  quer ser”.









A  coleção invernal destaca vestidos longos e médios,  alguns com barras  assimétricas. Tem também  versões mini,  que ganham volume    nos  quadris.  Os casacos, de corte incomum,  apresentam a  fórmula de aquecer com conforto e  estilo. 


Tici Pinheiro
 Fotos: agência fotosite


Villaventura colocou na passarela  famosos como Reynaldo Gianecchini, Bruno Fagundes Isabella Fiorentino e Ticiane Pinheiro. Aliás, Tici   arrasou apresentando um slip dress fluído, complementado por uma empolgante jaqueta branca ampla e nervurada. 

 instagram: @linovillaventura



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário