O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Expo pretende consolidar interesse brasileiro pela moda afro

Expo pretende consolidar interesse brasileiro pela moda afro

Written By Deise Sabbag on sábado, 4 de março de 2023 | março 04, 2023




Com a proposta de fomentar  a visibilidade da moda, arte e cultura africana, além de gerar oportunidades e negócios, a Africa Fashion Week – AFW Brasil -  acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio/2023, no Expo Center Norte, em São Paulo,

O evento sinaliza o início de  um novo ciclo em relação à essência da brasilidade, composta por sangue e traços culturais oriundos dos povos originários e do continente africano. Vale lembrar que o povo brasileiro é, majoritariamente, preto e pardo – uma realidade que precisa  ser melhor  reconhecida e valorizada.

O lançamento da AFW Brasil é resultado de trabalho do Instituto Feafro, presidido pela empresária Silvana Saraiva, que traz para o país a representação internacional da AFW, já consolidada no Reino Unido e  Nigéria.

Integração




“O Africa Fashion Week Brasil integra o circuito African Fashion Week Londres e African Fashion Week Nigéria, concebido e fundado, em 2011,  pela rainha Ronke Ademiluyem, e que está na 13ª edição.  Os 135 passos da diáspora africana são  o tema da AFW Brasil, em referência aos 135 anos de escravidão vigente desde a promulgação da Lei Áurea,

Hoje, somando 12 anos de história, o AFW é um dos mais importantes eventos de moda do Reino Unido e do Centro Oeste da África. Em 2018, assinou com Instituto Internacional Feafro a transferência know-how e tecnologia para realização no Brasil.

Diáspora africana




A moda tem se destacado como a plataforma para mostrar a  força e a diversidade do design africano. Verifica-se uma demanda reprimida de parcela relevante da sociedade, que busca uma identidade e estilo em sinergia com sua cultura de vida e ancestralidade. “O África Fashion Week vem preencher essa  lacuna e  projetar a estilização africana na sociedade brasileira. Representa poderoso incentivo e fortalece a promoção de novos designers, desprovidos de recursos para apresentarem suas coleções”, comenta Silvana.

Racismo estrutural


Fotos: Divulgação.


O evento vai reunir designers consagrados e aptos a promover a interação entre gerações, ativação de marcas,workshops de inovação do setor, nos segmentos B2B e B2C, exportação, importação e encontro privado com investidores. “O foco principal  é lançar mão da moda como um instrumento de sustentabilidade e de mudança social. AFWB é uma ferramenta de combate ao racismo estrutural, responsável pela manutenção de um mercado da moda eurocentrado”, enfatiza a presidente do Instituto Feafro.

No circuito AFW, 90% da força de trabalho é composto por pretos, mulheres, LGBTQI+, estudantes de moda e comunidades marginalizadas.  Esse  fashion show envolve moda, música, dança, gastronomia, arte têxtil, design, receptivo de luxo em quilombos, artesanatos e outras expressões.

Africa Fashion Week Brasil

Av. Marquês de São Vicente, 1619 -  sala1303

Barra Funda – São Paulo /SP

Tel: (11)3615 1829

Whatts: (11) 96867 3753

E-mail: contato@feafro.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário